terça-feira, 23 de abril de 2013

Infografias europeias

Custo salarial da mão de obra + TSU e outros impostos relativos ao emprego, em empresas com mais de 9 empregados, excepto agricultura e função pública, em 2012, na União Europeia.

Lendo atentamente a ilustração supra, publicada no L'Express de 17/04/2013, mas cuja fonte é o EUROSTAT, fica-se bastante perplexo. Os nove países da UE em que o custo da mão de obra é inferior ao de Portugal foram todos governados durante mais de quarenta anos por partidos comunistas. Qual a explicação para semelhante anomalia, quando é certo que a CGTP até pugna pelo aumento do salário mínimo, apesar da crise?

Percentagem de possuidores de habitação própria na Zona Euro. Banco Central Europeu. Dados de 2010. Excepto Finlândia, Grécia, Holanda (2009) e Espanha (2008).

Conhecidos estes dados assaz inesperados, fica-se a entender melhor a irritação dos países da Europa do Norte. São de longe os mais ricos, mas ao mesmo tempo aqueles em que menos habitantes são proprietários das suas habitações.

2 comentários:

Leão_da_Estrela disse...

Óh prof.

Mas o que é que tem a estrada da beira a ver com a beira da estrada?
Quer dizer que só porque nos países ex-comunistas o salário é menor, a CGTP, em coerência, não deveria reivindicar salários mais próximos dos países mais prósperos?
Não entendi, palavra!
Até porque não me consta ter havido em tempo algum, qualquer delegação da CGTP em qualquer desses países!
Será porque quando o regime era outro e as pessoas tinham emprego garantido e saúde e ensino e etc. e tal de borla, aquilo dividido por todos não podia dar salários muito elevados? se calhar mais bem organizado e fazendo aquilo que todos os dias aqui defende: adaptar os custos às receitas. Seria?
O pior foi quando acabou! tudo mudou, excepto o pagamento ao Zé (lá também há Zés), o mais fraco, lá como cá!

Ctos

Leão_da_Estrela disse...

...e ainda me faltou uma pequena, singela pergunta:
Porque carga de água é que nos países mais ricos e onde o nível de vida é superior, é onde o custo da mão de obra é mais cara?
Quebrar-se-á aqui o mito Belmiresco de que um País só cresce com salários baixos?????