sábado, 15 de janeiro de 2011

COLIGAÇÃO PSD/PS: A NOSSA SORTE? OU O NOSSO AZAR?


É sempre útil ir tomando conhecimento e comparando o que se passa em Tomar com aquilo que acontece noutras autarquias. O PÚBLICO de hoje insere esta local de Silves, uma cidade do interior algarvio que em tempos foi importante. Actualmente o concelho conta com cerca de 30 mil eleitores, um pouco menos que Tomar. A câmara é governada pelo PSD, com 3 eleitos. Na oposição temos o PS, também com 3 elementos e a CDU, com um.
Conforme consta da notícia, não existindo coligação, a maioria relativa PSD não consegue aprovar o orçamento para o ano corrente, pois as duas formações oposicionistas exigem uma redução das despesas e uma proposta mais realista. Inversamente, aqui em terras nabantinas, a coligação PSD/PS viabilizou um orçamento que será tudo menos realista ou de austeridade. Nos tempos que correm, apontar para receitas da ordem dos 66 milhões de euros, só se a autarquia tenciona ganhar o euromilhões. Caso contrário, nem metade conseguirá executar.
É certo que os eleitos socialistas declararam não concordar com alguns aspectos do documento aprovado, tendo por isso optado pela abstenção. Na prática, porém, tal atitude equivaleu a um voto favorável, ao permitir a sua aprovação, tanto no executivo como na Assembleia Municipal.
Temos assim que uma oposição maioritária em ambos os órgãos autárquicos, acaba por consentir  a aprovação de opções com as quais não concorda. Essencialmente porque enquanto uns se vendem por uns pratos mensais de lentilhas, outros não conseguem ultrapassar rancores e inimizades pessoais, velhas de mais de dez anos. E a maioria relativa vai aproveitando e cavando cada vez mais fundo o buraco onde nos estamos a enterrar. Será por isso oportuno e urgente perguntar: coligação PSD/PS -a nossa sorte ou  o nosso azar? Enquanto a população em geral parece continuar a aguardar que aconteça alguma coisa, conquanto não saiba bem o quê. O costume.

4 comentários:

Anónimo disse...

A coligação ainda chega ao Carnaval,mas não passa da Páscoa.

Adivinhem lá porquê?

Anónimo disse...

O nosso azar porque estão a dar cabo do resto.

A nossa sorte porque assim nunca falta o circo na Praça da República,com ou sem colaboração do chefe de cerimónias da Aurora Macedo.

E viva a festa!

bohémious poetry disse...

toca a acordar Sr Rebelo, há fotos para tirar ! Vá à rua de Coimbra ver o escabeche que aquilo anda, passe lá da ponte para cima...

Agora um poemazinho à Alegre para animar a malta, abordando a estrada de Coimbra e o estado da cidade:

"Estrada cortada, toda esburacada, população alarmada com tamanha empreitada, já anda tudo maluco sem saber o que fazer, a cidade está um caos e só não vê quem não quer ver.
Qualquer dia é tarde de mais, não há salvação para as diabruras,
Nem tacho para ninguém,
Nem para o homem das farturas."

OLÉ !

Anónimo disse...

Na estrada de Coimbra será curioso verificar se o Vereador Promotor Imobiliário irá ficar com os arranjos exteriores (que exigia aos concorrentes da mesma rua) feitos à pala do erário público! Já poupou significativamente ao ser aceite pelo executivo ligar as infra-estruturas de forma diferente do previsto.

Banana split