sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A FORMA E O FUNDO

Na seu aparente imediatismo e espontaneidade, o comentário supra tem afinal muito que se lhe diga. Ao lê-lo pela primeira vez fiquei deveras intrigado com aquela do "Antes és parte do PROBLEMA". E o caso não era para menos. Estando há mais de vinte anos arredado da política local, não ocupando qualquer cargo político por eleição ou nomeação, não escrevendo na imprensa local, nem estando inscrito em qualquer força política, porquê ser parte do PROBLEMA? Após várias releituras e prolongadas cogitações -que sou de compreensão lenta, como é do conhecimento geral -julgo ter encontrado explicação para o busilis da questão.
A julgar unicamente pelo referido comentário, o (a) seu (sua) autor (a) é de ideias fixas e definitivas. Sem apelo nem agravo. Afirmou, está dito, é assim! Mesmo quando formula uma pergunta, é só por retórica: "E o que é que as TUAS DORES têm a ver com a vida e os métodos democráticos do "Le Monde"? NADA! Cabe perguntar -Mas então para quê a pergunta? Não teria sido muito mais simples, claro e cordato escrever singelamente "As TUAS DORES nada têm a ver com a vida e os métodos democráticos do "Le Monde"?
Além das ideias fixas e definitivas, parece ter igualmente tendência para se alhear da realidade política envolvente. Uma espécie de autismo atenuado. Basta atentar nas expressões que usa: "NÃO fazes parte da solução", "és parte do PROBLEMA", "as TUAS DORES têm a ver com..." "Se fosses...tínhamos um novo director nomeado à Belmiro".
Em vez de procurar aferir o que pensa pelo diálogo, não senhor. Penso assim, logo não pode ser de outra maneira. E vá de determinar e mandatr publicar. Sem sem sequer se dar conta de que não é nada educado nem legítimo atribuir aos outros ideias ou atitudes que nunca assumiram. Saudades da velha pecha estalinista do "processo de intenção"?
Regressando ao que me parece ser o âmago da questão -as frases "NÃO fazes parte da solução. Antes és parte do PROBLEMA". Trata-se para o anónimo autor, (que usa o  "tuteio", quiçá conforme lhe terá sido recomendado, procurando assim dar a entender que tem ou já teve um hipotético longo relacionamento amigável comigo) de me apontar como bode expiatório, a excluir como condição prévia para qualquer negociação da fantasmática lista de união de esquerda. E compreende-se que assim aconteça. Enquanto me mantive em silêncio, não consta que na urbe alguém tenha pugnado no sentido de contestar as opções de António Paiva, excepto os independentes, já mais para o fim. Os outros, nicles! E basta observar o que continua a passar-se na imprensa local, que foge dos textos políticos como Maomé fugia do toucinho, para compreender que Tomar a dianteira veio incomodar, agitar as águas salobras, que naturalmente não cheiram nada bem. Por isso, alguns arautos das futuras alvoradas gloriosas, acolitados por quem tem muita tarimba, vão obrando no sentido de tentar imobilizar o avião, enquanto ainda se encontra na pista. Para que não se perca o saudável hábito tomarense de ir mudando, mas de modo a que tudo fique sensivelmete na mesma.
Assumo, portanto, que procuro de forma humilde problematizar a situação local, mas tendo em vista encontrar soluções pelo diálogo fraterno. O Tal PROBLEMA!
E cuidado com as incoerências, que revelam espíritos perturbados. Ninguém é obrigado a aturar-me. Basta não frequentar Tomar a dianteira, cujos administradores têm mais que fazer do que ler insanidades, ainda por cima involuntárias. Como bem escreveu o abade Dinouart, há mais de dois séculos, "o primeiro grau da sabedoria é saber calar-se; o segundo é saber falar pouco e moderar-se no discurso" E acrescentou, noutra passagem, que "o silêncio pode fazer de um homem limitado um sábio, e de um ignorante um homem capaz".
Um pouco o que vem ocorrendo na política tomarense desde o século passado... Mas quê! Na sociedade moderna são de tal forma frequentes os implícitos apelos ao protagonismo, que mesmo quem nada tem a dizer julga poder botar figura. É a vida!, diria o Guterres.  

8 comentários:

Anónimo disse...

Os cães ladram e a caravana passa.
Provavelmente os que AINDA HOJE recusam a ver a realidade são os que venderam e querem conotinuar a vender a mãe por meia dúzia de pacatas.
Esses serão sempre mercenários menores que a História não relembrará.
- Caro AR, continue com este serviço público. SFF.
P.M.

Anónimo disse...

Ó Sr. Dr. Rebelo!

Para quê tanta arenga?

O teu problema está nas costas.

Curvas-te muito "a servis" e passas o teu tempo restante a contemplar o UMBIGO.

E é,fundamentalmente por isso,que nunca farás parte da SOLUÇÃO.

Falta-te humildade,não és capaz de abandonar a tua postura de "cátedra" e,pior que tudo,tens uma FOME CEGA DE PODER E PROTAGONISMO.

É patológico até ao ridículo.

Tu não almejas partilhar o poder municipal. Tu queres ser O poder municipal.

Tu não queres contribuir para a mudança e para um rumo certo.

Tu julgas-TE O SER PROVIDENCIAL,PREDESTINADO por Deus.

Tu não admites ser vereador.

Tu só aceitas ser O PRESIDENTE,mas não um presidente "primo inter pares".

Tu queres ser o LUÍS XIV de Tomar.

E,na minha opinião,e é só disso que se trata,não é de um perfil como o teu que Tomar precisa.

Além do mais,nunca foste um operacional,um homem de acção.

Nunca passaste de um académico controverso e narcisista.

Tu és olhado pelos Tomarenses com um riso contido,como um tipo que se julga o melhor,o "único" bom do mundo.

Tu és tolerado mas ninguém te leva a sério,não inspiras confiança "cívica" para tarefas de responsabilidade pública.

Ninguém pode ser responsabilizado por a tua imagem pública ser esta.

Nem tu próprio.

Tu não te fizeste. Fizeram-te. Como aconteceu com todos nós.

Se queres ser útil à NOSSA TERRA,mantém este blogue como espaço de debate e de liberdade,denúncia erros e injustiças,espicaça consciências, mas ABANDONA AS TUAS DOENTIAS AMBIÇÕES PELO PODER E PELO PROTAGONISMO.

Faltam-te características,faltam-te predicados,falta-te a aceitação pelos Tomarenses e por todas as forças e movimentos políticos do concelho.

Se achas que esta apreciação é injusta,apresenta-te como candidato e vai a votos.

Na noite da contagem perceberás que foste autista,egoísta e estúpido.

Só porque te SOBREAVALIASTE à enésima potência e não foste capaz de ouvir ninguém,salvo os canalhas que,sob a capa de pseudo-maçons encartados se serviram de ti para simulacros de "grande democracia" e outras palermices.

Citando Lopes-Graça :

ACORDAI !!!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Pois! Eu logo vi! Questões de família. Toda essa cantilena,como se você alguma vez tivesse ouvido os tomarenses a meu respeito! Terá quando muito ouvido alguns coralistas, que acham melhor dizer o que você quer ouvir. Nunca fiando!
Em qualquer caso, vamos aguardando pelas próximas autárquicas, em 2013 ou antes. Até lá deixe-se de caminhar ao lado dos sapatos, criatura! Quem é que lhe enfiou na mona que eu vivo obsecado com a ideia de ser presidente da câmara? Você realmente não consegue acertar uma! Aqui vai, mais uma vez, a minha posição:Só serei candidato se houver condições, ou seja se os tomarenses manifestarem claramente essa intenção. Caso contrário, não contem comigo, que ainda não me fartei de estar bem. Percebeu agora? Então acrescente s.f.f. que também não tenciono encabeçar, integrar ou apoiar qualquer lista de ampla união de esquerda. Já não tenho idade para "rapaziadas".

Anónimo disse...

TÓ REBELO dixit:

"Quem é que lhe enfiou na mona que eu vivo obsecado com a ideia de ser presidente da câmara? Você realmente não consegue acertar uma! Aqui vai, mais uma vez, a minha posição:Só serei candidato se houver condições, ou seja se os tomarenses manifestarem claramente essa intenção."

PERGUNTO:

Como é possível não teres a noção mínima do que a generalidade dos tomarenses pensam a teu respeito como político ou eventual candidato a um cargo público de responsabilidade? Como?

Como é que vais avaliar ou concluir que "os tomarenses manifestaram claramente essa intenção" ??

Através de referendo local?

Através de "histérica" vaga de fundo,perceptível à tua porta,pelas ruas onde passas,etc. ?

Através de manifestação na Praça da Républica,"a rebentar pelas costuras" com milhares vindos de todo o concelho?

Através de consulta ao Paulo Cardoso,à Maya ou outro adivinho encartado?

Através de romagem de representantes de todas as "forças vivas" do concelho a tua casa?

Através de apelo desesperado de todos os partidos e movimentos políticos locais?

E...já agora...

Fica ciente de que não sou promotor de "rapaziadas".

Fica ciente de que,sendo tu extremamente vaidoso e convencido, não te tenho por "tachista" ou coisa similar.

Dorme descansado,quanto a isso.

Unknown disse...

Para esse peditório já não dou mais. Estou-me nas tintas para as suas perguntas, as suas sentenças, as suas suspeitas, as suas calúnias, as suas fobias, os seus fantasmas. Governe-se com isso tudo e bom proveito. Tenho mais que fazer. Como pelos jeitos você até já tinha conhecimento do "L'état c'est moi", fique-se agora com esta: Ça suffit! Pour le reste, le moment venu on verra bien.Adieu!

Cantoneiro da Borda da Estrada disse...

O ANÓNIMO DAS 11H23 E ANTÓNIO REBELO
andam mesmo necessitadíssimos de, o mais breve possível, tomarem o pequeno almoço juntos.

Se não existirem modos de se chegarem um ao outro para o efeito, convido-os desde já, por este meio, para tomarem o pequeno almoço comigo na minha próxima visita à Cidade Templária, que incluirá, de certeza, um sábado e domingo de manhã.

Iniciaremos a conversa com uma questão minha: qual é o vosso clube? Exijo que sejam verdadeiros na resposta.

Apesar da crise, a conta será paga por mim. Asseguro não revelar a conversa.

Sois muito parecidos...

Aguardo resposta.

Anónimo disse...

Tó,

Perdeste o pio.
Resta-te o lápis azul.

Au revoir.

Anónimo disse...

O que não lhe resta é a vergonha na tromba !