segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

TÁ PORREIRA A OBRA DA ROTUNDA PÁ!!!

Está finalmente concluída a empreitada da Rotunda, durante cuja execução os tomarenses puderam constatar a indiscutível experiência da empresa construtora, bem como a impecável organização do trabalho. Foi a única maneira de os comerciantes e os transeuntes não terem sofrido nenhum transtorno. Quem sabe, sabe.
O resultado final é o que se vê. Aqui temos um detalhe do piso asfáltico, a mostrar duas coisas, pelo menos: 1 - Que se trata de uma obra financiada por Bruxelas; 2 - Que a fiscalização não hesitou em fazer o seu trabalho. Assim é que é!
Na calçada dos passeios é evidente a mesma preocupação do empreiteiro com os detalhes que fazem toda a diferença. Aqui umas covinhas, para dar um ar tradicional e ficar parecido com os outros passeios e ruas da cidade. Quando chove, formam-se uma pocinhas de água, que os pombinhos aproveitam para fazer a sua higiene e se dessedentar. Muito poético indeed! E depois, volta e meia abrem-se umas fendas, para lembrar aos peões tomarenses que, conforme a lenda, há um túnel entre o castelo e a Igreja de Santa Maria, que deve passar por ali. Excelente pedagogia, sobretudo para as Novas Oportunidades.
Os acabamentos são de uma qualidade acima de qualquer crítica, como se pode ver nesta foto. Até conseguiram dar um aspecto de obra rústica, à espera de melhores dias.
Quanto ao piso, não há qualquer dúvida possível -optaram pela melhor opção: o estilo rural, falsamente abandalhado e abandonado, para condizer com as construções anexas. Assim, quem ali for fazer a sua mija ou mesmo mais alguma coisa, até fica a pensar que está "a dar à calça" nalguma aldeola perdida de um país do terceiro mundo . O Dr. Cartaxo da Fonseca, "pai" da Biblioteca Municipal, disse-nos que na primeira metade do século passado, com a moagem ainda a funcionar, aquele canto à ilharga do rio tinha um topónimo típico. Chamavam-lhe então a "Fonte da Merda". Bem dizia o Lampeduza que é preciso ir mudando qualquer coisinha para que tudo possa continuar na mesma.

Excelente, excelente mesmo, foi a ideia de colocar contra a escadaria da moagem velha o molde das silhuetas metálicas que os senhores do executivo -não se sabe por alma de que santo ou santos- resolveram que não deviam ser colocadas na circunferência exterior do tanque central da Rotunda. Apesar de estarem feitas e pagas. Com o tempo alguma coisa de há-de resolver. Só não se sabe é quando. O costume.

5 comentários:

Anónimo disse...

Expressões eloquentes da sensibilidade e competência da nossa querida Câmara...

Funiculin disse...

Lá está outra vez a "má língua" do responsável deste Blogue. Mas será que aquilo que aqui é apresentado não são factos reais? Ou será mais alguma composição fotográfica de "má fé"? Hoje com as novas tecnologias e cursos de Novas Oportunidades tudo é possível. Pelos vistos para alguns, o responsável do Blogue não tem razão no que vai fotografando e escrevendo. Quem será o ilustre cobardolas que irá conseguir demonstrar precisamente o contrário do que aqui é apresentado? O que dirão os parasitas políticos e técnicos da Câmara Municipal de Tomar? É certo que se acobardam face às suas incompetências, mas para ir sacando a massa estão por alí, essa não poderá falhar, não esquecendo as senhas de presença. Quem tem a coragem de desmentir estes factos?
Só se forem os deputados da assembleia municipal, os tais da peixarada, conforme palavras de quem estava a presidir.

Anónimo disse...

Cada vez mais perto como país do Terceiro Mundo! 'Brilhante' classe que nos governa...
João Poças

Anónimo disse...

A classe que nos governa, parece-nos não terem culpa, mas defacto parece aneddótico que este e outros trabalhos feitos recentemente, não terem o minimo de durabilidade e responsáveis pela sua má execução. Se isto não é verdade, porque razão as passadeiras construídas recentemente na nova ponte, foram reparadas com betão, em vez da reposição de calçada por quem as construiu mal.
Certamente existem responsáveis, e que são os fiscais das obras... Será que já alguma vez foram responsabilizados!!??

Anónimo disse...

Excelentíssimo Professor, tem aqui mais uma amostra da 'brilhante' classe que nos governa... Quanto ao resto, há um conhecido provérbio bom para o Senhor responder. Deixe-os falar...
João Poças