quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O DEBATE DESCAMBOU

Como já referimos, num curto e corajoso comentário, o responsável do PS/Tomar e deputado municipal, Hugo Cristóvão, foi contundente e, quanto a nós, certeiro. Ousou dizer por escrito aquilo que somos muitos a pensar: Não temos uma câmara, mas uma cambada de 5 mais dois assistentes. Numa terra habituada ao marasmo e à paz podre dos pântanos, tais declarações proferidas por um responsável político e eleito municipal, soaram como um autêntico sacrilégio. 
Percebe-se, porquanto cambada = bando de pessoas desprezíveis, de má nota; súcia, canalha, malta, rancho, pândega, patuscada. Percebe-se ainda melhor num meio social onde se ouve de tempos a tempos que "quem não se sente, não é filho de boa gente", ficando sempre por especificar o que é, nos dias que correm, "boa gente". O mesmo que "gente de bem"? "Meninos bem"? "Homens bons"? "Senhoras respeitáveis"? "gente de boas famílias"? Porquê boas? Como se constata, o assunto não é nada fácil.
Para complicar ainda mais, a natural e louvável liberdade de palavra da juventude de Hugo Cristóvão não teve em conta o conhecido paradoxo do escritor/orador. Dado que, por um lado, os factos são sagrados; mas que, por outro lado, a sua interpretação é livre; uma vez conhecida a mensagem, o seu emissor é sempre responsável por aquilo que dela resultar em termos de interpretação, não podendo contudo controlar esta. O discurso deixa, portanto, de pertencer ao seu autor" que não obstante continua como causador. É o caso do vocábulo "cambada" e, mormente, do texto onde está inserido. Alérgicos à crítica, sobretudo quando certeira, os senhores autarcas nabantinos costumam retorquir com termos tão elegantes como "apóstolos da desgraça", "má-língua", "pessimistas encartados", "iluminados", "doidos", "palhaços" e outros que tais. Só que agora não podem usar nenhum de tais epítetos, uma vez que o horrível prevaricador é um autarca eleito. Um dos deles!  Coisa rara e nunca vista!
Pressionado no sentido de dar o dito por não dito, ou pelo menos de atenuar a alegada ofensa grave, Cristóvão foi corajoso. Confirmou e acentuou o que pretendera dizer na primeira mensagem: "Lamento que faça assim tanta confusão... ...mas doa a quem doer, a realidade enfrenta-se de caras. E este é mesmo o retrato da Câmara que temos. E mais que isso, sabemos que temos. Dito de outra forma, só tendo a noção da realidade se pode agir sobre ela. Ninguém pode viver permanentemente na ilusão, e quando o faz por tempo demasiado, acordar tende a ser um processo mais duro e mais abrupto." (H. Cristóvão, alguresaqui.blogspot.com 26/01/11).
Perante isto, resta-nos clamar: Força Cristóvão! O debate descambou, mas ainda bem! Acabe-se com a cambada, que o mesmo é dizer com a coligação! Quanto antes! Ontem já era tarde!  

18 comentários:

Funiculin disse...

"ISTO NÃO É UMA CÂMARA É UMA CAMBADA."
Isto não é novidade nenhuma, já há muito que se sabe.
Esta excelente frase do "Patrão" do PS de Tomar referente aos 3+2+2 inúteis é igual a 7 inúteis.
E ainda faltam os inúteis da Rua da Fábrica, os "novatos" do PSD, que nada têm feito para dar a volta ao contexto. Só poleiro, mas obras nem vê-las.Devem estar à espera de uma reunião para dar a resposta.
A cambada (um número significativo de pessoas)é o mesmo que uma choldra, ou seja, uns SETE INÚTEIS SEM VALOR, uns parasitas que ínovações na cidade é o que se sabe.

Anónimo disse...

Viva o debate frontal,terra-a-terra,sem punhos de renda,sem rodriguinhos,sem medo,sem subserviências,sem tiques amaneirados,sem tibiezas,afrontador do políticamente correcto !!!!!!!!!!!

Viva o debate "descambado" que,por chamar os bois pelos nomes,por não dar tréguas às desvergonhas da CAMBADA, me valeu recorrentes investidas dos lápis azuis !!!!!!!!!

Mas é preciso que o elogio não se quede por,circunstancialmente,o debate "descambado" servir interesses e ambições pessoais de alguém.

É imperioso que seja uma POSIÇÃO DE PRINCÍPIO.


Pedro Sarmento

Anónimo disse...

Já estou a ver o Hugo a engrossar o grupo de seguidores de Coelho.
Será que também vai para o partido (?!) de Manuel Monteiro?

Anónimo disse...

É bom para Thomar que a coligação acabe. É bom para Thomar que os projectos do PSD deixem de passar alarvemente com a contribuição do PS. É bom para Thomar que se corra quanto antes com aquela Graça Costa e aquele sujeito da bomba de gasolina, vulgo Pedro Marques.

É mau para Thomar quando os culpados da situação actual se fazem de vítimas. Estratégia típica do PS nacional, pelos vistos bem aplicada cá no burgo.

Socialismo ? Não. A solução para Thomar passa pelo nacional socialismo !

PNR SEMPRE PRESENTE. CADA VEZ MAIS ATENTOS...

POR THOMAR, POR PORTUGAL !

Anónimo disse...

O que eu vejo é que, tanto de um lado como do outro, a abjecção de tudo o que a Constituição defende. Vejo uma cambada de um lado, e um bando de papagaios parladores e totalmente incompetentes. E o resultado está à vista de todos os cidadãos. Por falar em obras, elas até têm sido feitas, contudo não fiscalizadas, basta ver as inumeras valas abertas e mal fechadas que abundam pelas estradas concelhias, e os acabamentos urbanos sem aprumo ou profissionalismo. Esperemos que a grnade obra entre a rotunda do Bonjardim e a Praça de Touros, sirva ao menos de exemplo para mostrar ao menos que ainda se faz algo pelos cidadãos. Seria efectivamente exemplar, se os politicos tomarenses defendessem os tomarenses dos males que nos impõem à força da chantagem e da calunia, como desemprego, fome, falta de iniciativa, antipatia, calunia, intriga, e anti patriotismo. Defender todos os que vivem no concelho independentemente da classe social, cultura, religião, orientação, isso sim serviria de exemplo. Mas parece-me que serão incapazes de o fazer.

Cantoneiro da Borda da Estrada disse...

Estive a ouvir na Rádio Hertz, a entrevista ao Dr. Hugo Cristóvão. Dispôs de toda a liberdade concedida pelo entrevistador para se estender... à vontade nas suas respostas. Oportunidades destas são raras nos meios de comunicação portugueses de hoje.Parabéns à Rádio Hertz pela sua abertura, ao chamar líderes de opinião a colaborar nestas entrevistas, e obrigado por me facultar na Internet a sua audição.

Um "Miúdo"... com 33 anos, 15 de militância partidária, 5 à frente da concelhia do PS de Tomar, formação académica, experiência autárquica, revelou nas suas respostas alguma incompetência na missão que desempenha e, simultaneamente, uma grande cúmplicidade na má política (bem simulou inocência e ingenuidade), qualidade que revelou logo no início da entrevista ao acomodar-se à qualidade de "político amador", em resposta ao desafio(?) do entrevistador, que o caraterizou como "político amador". A política deve ser propriedade do povo e nunca da clássica aristocracia profissional que sempre lha alienou com os prejuízos conhecidos para o povo trabalhador.

Por exemplo: para mim o actual Presidente da Câmara não pode ser incluído nessa "cambada", por ser reconhecidamente sério e honesto, qualidade cada vez mais rara no poder local. Quem faz parte da cambada? O presidente, quanto a mim, não, os dos Independentes também não, por não lhe terem sido atribuídos pelouros (responsabilidades). Vamos ser sérios! A primeira coisa que o devia preocupar era a "cambada" interna do seu partido (se é que existe); para isso aceitou ser líder da organização concelhia do Partido Socialista.

O Dr. Hugo Cristóvão, não só reconheceu que não tem nenhum plano para Tomar (podemos ser tolerantes neste caso), como revelou não ter (nem o partido que dirige localmente) nenhuma posição sobre problemas concretos imediatos,que se arrastam, tais como sobre o Mercado (um "Barracão"?!), o projeto da Levada, solução para a etnia Cigana,etc.: depois... dispersou-se em críticas à actual lei eleitoral autárquica (não aprecia este modelo, o mais seguro e profícuo no poder municipalista), irrelevância (!!!!) da Assemb. Municipal, queixou-se de o "público" não assistir ("PÚBLICO"?!). Tão pouco trouxe à colação o facto de um Vereador do seu partido, detentor do Pelouro que se ocupa apenas dos bombeiros e da proteção civil, estar a tempo inteiro, cobrando o salário por inteiro aos contribuintes (e outros extras), funcões que se exercem em "part-time" ou horas vagas. Aliás, o vereador da cultura devia pedir ao seu partido para ser susbituído no dia após terem-lhe retirado o pelouro da cultura. Essa é que é essa! O Dr. HC olhou para o lado, não tomou uma decisão, deixou um rastilho ativo..., como se aquela decisão do Dr. MRelvas fosse mero castigo na casa das ratas... E agora trata todos de "cambada"!

O que há a lamentar mais nesta entrevista é o facto de se tratar de um jovem político, sem ideias, à deriva, produto da actual cultura no nosso sistema partidário.

É por isso que eu gosto do meu Zézito: lá vai remando contra esta pasmaceira. Sozinhito.

Força Zé! Aprendam com ele.

Anónimo disse...

Ó cantoneiro

Não me interessa se o Corvêlo é sério ou não. O Cristóvão está coberto de razão, esta câmara não tem ponta por onde se peque e o Corvêlo é o primeiro responsável!
Afinal quem é que delega? quem é que deve cordenar? quem é que deve imprimir o ritmo à governação?
Alguém duvida que o corvelo só atrapalha?

Anónimo disse...

SÓ NÃO ENTENDO A RAZÃO PORQUE O MOÇO CONTINUA A PATROCINAR A CAMBADA...PORQUE NÃO A ABANDONA. ALGUEM ENTENDE?

Cantoneiro da Borda da Estrada disse...

ANÓNIMO das 21H49,

Até concordo consigo. O Presidente é sempre o principal responsável.

Acontece que o Dr. Hugo Cristóvão surge, nestes episódios, tão insipente no seu cargo partidário como parece ser o Presidente Curvê-lo no exercício do seu.

Senão vejamos:
"Cambada" (fui ver ao dicionário) pode ser uma corja, uma canalha, e não tenho o actual presidente como tal. Ser honesto é, hoje, uma qualidade preciosa em Portugal, em quem exerce um cargo político. Separar o trigo do joio.

Cabe ao responsável do PS de Tomar travar combate político puro e duro em bom nível, com conhecimento alargado dos munícipes. Essa atitude de pôr tudo ao molho, cambada, posso eu tê-la, ou o senhor, até com alguma ligeireza, num comentário anónimo num blogue que o publique.

Sendo o PC o responsável (que é, porque vai pactuando com esta situação de haver uma aliança em que ele parece ser o elo mais fraco, sem apoio explícito do seu partido), cumpriria ao Dr. HC direcionar esse combate para o campo político: contra o PSD local e o seu presidente de câmara.

Eu, cidadão anónimo, posso acusar PARTE da "classe" política portuguesa de corrupta, oportunista, uma cambada... e, infelizmente, não me enganava. Mas se se desse o caso de estar no lugar de H.C., a minha atitude era de impedir e combater, pelo menos no meu partido, esses vermes, escolher as pessoas certas para os cargos, e poder, orgulhosamente, erguer essa bandeira contra os meus adversários junto do povo, denunciando-os um a um, com factos.

É isso que se exige de um líder de um partido como o PS. Eu havia de ser o mais conhecido dos meus camaradas junto do povo. Para que qualquer pessoa que passasse por mim pudesse dizer: o tipo que vai ali é o PRESIDENTE DO PARTIDO SOCIALISTA DE TOMAR,não é um ÁS., mas é um tipo porreiro (no bom sentido...), de confiança, amigo empenhado pelos nossos interesses.

E obrigava-me (com o meu coletivo) a procurar soluções, opções, para todas as questões de interesse dos munícipes. E não sossegava no recrutamento para o meu partido dos munícipes de boa formação democrática e reconhecidas competências, apaparicando-os sem cessar, para que alguns não tenham que andar por aí a pregar, sabe-se lá se para o deserto, até em blogues.

Para terminar, sempre lhe digo:

SER SÉRIO E HONESTO FAZ TODA A DIFERENÇA.

(em maiúsculas,mas dito baixinho, porque já é tarde)

Anónimo disse...

Corvelo está a mais. Tomar não merece tal sorte.

HC disse...

Sr Cantoneiro,

Atendendo ao tempo que me dedicou, não podia deixar de escrever a agradecer-lhe pelas suas considerações, algumas confesso, muito curiosas.
E, reconhecido, desde já me disponibilizo para fazer o confronto entre as suas ideias e a "inexistência" das minhas.
Quer marcar o local?

cumprimentos

Anónimo disse...

HUGO CADA VEZ TE ENTERRAS MAIS. OS TEUS COMPORTAMENTOS SÃO DIGNOS DE UMA CRIANÇA. NÃO TE AVISEI PARA OUVIRES MAIS O REBELO?
QUANDO O REBELO TE PERGUNTOU A IDADE E O ESTADO CIVIL ESQUECEU-SE DE TE PERGUNTAR O GÉNERO. PERCECES OU QUERES QUE TE EXPLIQUE O TEOREMA DE PITÁGORAS.
O PS DO MENTIROSO DO SOCRÁTES VAI SAIR E TU VAIS TER QUE FAZER PELA VIDA. DEDICA-TE À TUA PROFISSÃO. DEIXA TOMAR. NÃO MECERES SER TOMARENSE POIS SERVES-TE DO CONCELHO SEM O SERVIRES. TU E O TEU PADRINHO E MAIS O TEU GURU RELVAS. O PEDRO MARQUES TODA A GENTE SABE QUE NAO SERVE TOMAR TAMBÉM. CORVELO É UM FANTOCHE E DEVERIA TER VERGONHA DE ANDAR ENGRAVATADO JUNTO DOS DESALOJADOS DO TORNADO. O PSD ESTÁ DE RASTOS. A CÂMARA DE TOMAR PARECE DE HÁ 20 ANOS PARA CÁ O SPORTING. SEMPRE OS MESMO A GERIR E NADA DE GENTE AMADORA DA POLÍTICA. HUGO TU ÉS UM POLÍTICO PROFISSIONAL E O REBELO ESTÁ A SER MUITO CORDIAL PORQUE HUGO TU NUNCA SOUBESTE O QUE É TRABALHAR DE MANHÃ À NOITE, NEM ESTRELAR UM OVO. ESTÁS NA MINHA LINHA E NA MINHA LINHA PASSO-OS TODOS À FRENTE A BEM DE TOMAR. HUGO ÉS NO FUNDO UM MAU EXEMPLO PARA OS JOVENS QUE GOSTAM DE TRABALHAR E MERECER OS LUGARES PELO SEU MÉRITO E NÃO POR NOMEAÇÕES OU COMISSÕES DE SERVIÇO. É ISTO QUE SERVE PARA REFLEXÃO E ESSA NÓDOA TERÁ TU ATÉ MORRERES NA TUA TESTA. VOCES PS CÁ TÊM UMA COISA: FALTA CREDIBILIDADE. NÃO DIGO MAIS NADA MAS VOU ENVIAR ISTO PARA TI PRÓPRIO.

MEGA MASSA PRO!

Anónimo disse...

Professor Rebelo o debate não descambou. Existe é uma pessoa frontal para o que lhe convem e que diz uma tonterias (já dizia Alberto João Jardim) para dizer que está presente. Invejoso porque não é vereador mas tanto que quer esse ordenado. Vingativo porque está a atirar para o ar a ver se o Tó Seguro o leva no comboio. Desrespeitoso porque os senhores vereadores da CMT merecem respeito pois o foi o povo que os elegeu. JUVENTUDE é este o produto de quem acabou um curso superior num Politécnico (nada fala sobre o que aprendeu no seu curso superior) já filiado no PS e sempre estendeu a mão a ver se cai alguma coisa (político amador?)? Sindicalista, Delegado no IPJ, agente de ensino num Colégio de Topo em Lisboa (quando diz que ama Tomar? Então ficasse por cá mas é em Lisboa que se delicia com aquela explosão de cultura, espectáculos e pastéis de Belém) e agora ligado à Direcção de uma Escola por aqui. Ora bem será que algum dos jovens talentosos, bons estudantes, bem educados, humildes e sem cartão de partido político conseguia tamanhas curvas e contra-curvas políticas e pseudo-profissionais? NENHUM por isso este caso não é um bom exemplo de projecto de vida.
Olhem para António Rebelo esse sim um senhor, um bom exemplo de verdadeira cidadania desinteressada e meritocrática embora não lhe seja dado o valor que eu penso que merece há muito. Por exemplo do PS, PSD ou dos Independentes.

Cantoneiro da Borda da Estrada disse...

DR. HUGO CRISTÓVÃO,

Já tinha aberto uma trincheira, enchido uns sacos de areia...,

e o senhor responde-me com estratégia Solnadesca..., de eficiência surpreendente e notável! Ganhou este assalto.

E o local é virtual ou formal (real)?

Sou tomarense muito bairrista, não vivo em Tomar, visito-a de quando em quando, e em princípio estarei lá nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro próximo.

Neste caso, confirmar-lhe-ei para o email "tomar.ps@gmail.com", propondo data, hora e local. Se quiser pode até levar mais cinco, ou trinta. Até poderíamos convidar os comentadores e seguidores deste blogue a participar na conversa.

Aceito sua proposta com honra e prazer. E entusiasmo.

Cumprimentos.

Bravura Lusitana disse...

Também quero participar.

Um dos representantes do PNR THOMAR.

HC disse...

Sr Cantoneiro

virtual ou real, como preferir, queira usar a caixa de comentários ou o e-mail disponíveis no meu blogue (www.alguresaqui.blogspot.com)

cumprimentos

Anónimo de "28 de Janeiro de 2011 16:47", está um bocado baralhado das ideias não? Querem ver que há mais Hugos Cristóvãos em Tomar e eu não conheço nenhum!...

Anónimo disse...

Senhor Cristovão para quem não tinha tempo até que o caríssssssssssssimo tem tido algum tempito de lazer o que dá coerência ao que tenho dito: profissional da política. Não está a estudar num mestrado? Então estude pá e deixe-se de pintechisses.

Anónimo disse...

Isto é que vai uma açorda, hein???