sábado, 29 de janeiro de 2011

RÁDIO HERTTZ/TOMAR A DIANTEIRA - À MESA DO CAFÉ - 4

Foto Rádio Hertz
O convidado desta semana, Pedro Marques, ex-presidente da edilidade durante dois mandatos,  actual vereador na oposição e líder do movimento IpT - Independentes por Tomar, apresentou-se calmo, bem disposto e seguro de si, naquele estilo "nunca me engano e raramente tenho dúvidas". Questionado sobre a actual situação da maioria coligada, referiu que o acordo PSD/PS é mesmo um problema para o concelho, pois não funciona, acrescentando noutra ocasião que o chamado "incidente Luís Ferreira", que culminou com a retirada de alguns pelouros, se acontecesse com os IpT, provocava o fim imediato da coligação.
Referindo a posição de Miguel Relvas, quando declarou que o executivo carece de uma estratégia, responsabilizou-o por tal situação, acrescentando que os dois vereadores da oposição não servirão de bengala a ninguém.
Sobre os seus dois mandatos como presidente, manifestou-se contente com o respectivo desempenho, que comparou com o que agora está a acontecer. Disse que no seu tempo os eleitos gostavam mais de Tomar do que dos respectivos partidos. "Ninguém ficava de fora". Agora, pelo contrário, segundo referiu, há assuntos que vêm às reuniões e voltam para trás, por evidente falta de preparação prévia, de concertação prévia entre os membros do executivo.
Ao ser-lhe assinalado que a experiência eleitoral mais recente parece demonstrar que nem o PS nem os IpT têm condições para ganhar a autarquia, devido à divisão do eleitorado comum às duas formações, lembrou que sempre esteve e continua aberto a conversações seja com quem for, embora assinalando que as coisas não são bem assim. Nas eleições imediatamente a seguir ao seu segundo mandato, acrescentou Pedro Marques, o candidato socialista era um vereador seu (António Alexandre), ainda não havia IpT, o que não obstou a que o PSD ganhasse com maioria absoluta.
Continuando a referir-se ao Partido Socialista, disse saber muito bem que só não voltou a ser candidato pelo PS devido às manobras de Luís Ferreira "que antes queria perder a Câmara do que ter uma autarquia "Pedro Marques".
Manifestou igualmente a sua preocupação em relação ao Mercado, à 3ª fase do Flecheiro e ao empreendimento da Levada, a propósito do qual referiu já ter alertado a actual maioria relativa para a necessidade de procurar parcerias, junto do BES/Ricardo Salgado, anterior proprietário dos imóveis, e da EDP, no que diz respeito à central eléctrica, das mais antigas do país.
Sendo-lhe perguntado se os IpT têm alguma estratégia para Tomar, respondeu que sim, embora a sequência da sua intervenção não nos tenha permitido entender de forma clara quais as linhas directoras do referido caminho a percorrer. Convém notar, todavia, que indicou a dado passo caber à actual maioria relativa -e não à oposição- fixar o rumo a seguir, bem como os indispensáveis objectivos estratégicos, o que nos pareceu uma justificação pertinente, sabido como é que quem ganha é que deve governar. Refira-se, a concluir, que Pedro Marques já antes dissera que os membros da actual coligação dão a ideia de apenas procurarem durar, manter-se nos lugares, fazendo o menos possível. Maldita crise!

13 comentários:

Anónimo disse...

Já passou a entrevista com o ferreira das farturas? Sinceramente não sei...

Anónimo disse...

Prezado Professor:
A conversa com Pedro Marques, transmitida pela Rádio Hertz do Café Santa Iria, foi a melhor que o Senhor teve desde o início do programa. O Senhor, como entrevistador, esteve mais solto,
mais fluente e interventivo. O entrevistado mostrou postura política e conhecimento dos problemas locais. Conclusão: ficou provado que o PSD errou na escolha para a coligação na Câmara.
Cordialmente,
João Esperança

Anónimo disse...

"Continuando a referir-se ao Partido Socialista, disse saber muito bem que só não voltou a ser candidato pelo PS devido às manobras de Luís Ferreira "que antes queria perder a Câmara do que ter uma autarquia "Pedro Marques"."

outro que acha que conhece o PS, e que o PS é o Luís Ferreira.

Quem é que quer ter uma autarquia "Pedro Marques"?

Neste aspecto é parecido contigo Rebelo, querem ser candidatos por um partido que não conhecem.

Anónimo disse...

Na sua génese,os IpT tinham todas as condições para ser uma alternativa à má e autocrática gestão de Paiva e ao grupelho de Luís Ferreira,que tomou de assalto o PS e o transformou num bunker de boys e girls famintos.

Bastava que o Movimento se tivesse lançado um ano antes,que Pedro Marques tivesse aparecido como apoiante e não como líder,que fossem mais criteriosos no "casting" de alguns candidatos,que tivessem uma estrutura mínima a nível concelhio,que tivessem concorrido às Assembleias e Juntas de Freguesia, e o resultado poderia ter sido bem diferente,ou seja,poderia ter sido a vitória.

Hoje,5 anos e meio depois,Pedro Marques continua a aparecer como o líder e a não ter a humildade para fazer o acto de contricção pública dos seus erros passados e de algumas infantilidades,quando deslumbrado pelas tentações e deslumbramentos do poder que não conhecia.

Hoje e já há mais de um ano,nem sequer conseguem manter um site na internet em que divulguem a sua actividade,as suas posições,os seus objectivos.

Dão prioridade à criação de estruturas nacionais onde aparecem colados a corruptos como Isaltino Morais,Valentim Loureiro e Cª.

Mas os IpT nem sempre foram "Pedro Marques e sus muchachos".

Foram,pelo menos durante algum tempo,muito mais do que isso.

Uma análise sumária,fria,objectiva,da correlação entre assinaturas recolhidas(+ de 2.750),a votação alcançada por Rosa Dias em eleições anteriores(cerca de 6.000 votos)e o resultado obtido em 2005,demonstravam à evidência que Pedro Marques tinha sido "o cavalo errado".

Não se tinha libertado da má imagem criada por si próprio e pelos seus "camaradas" do PS - Alexandre,Luís Ferreira,José Mendes e acólitos - em aliança objectiva com a pandilha Manuel Faria/Relvas/Florbela Marante.

Nem tinha feito nada para isso.

Mas,se os IpT querem algum dia ser uma real alternativa ao PSD (já que o PS enfeudado a interesses de "Ferreiras" nunca o será)têm de se libertar da tutela de Pedro Marques.

E,durante o ano de 2011,lançarem a promoção do seu candidato à Câmara em eleições intercalares ou nas previstas para 2013.

Insisitirem na "imagem Pedro Marques" é uma canhoada nos pés.
Alinharem em qualquer coligação com os responsáveis políticos do descalabro do concelho(leia-se PSD)seria um suicídio.

José Rogério

Anónimo disse...

Concordo que esta 4.ª conversa foi a melhor até agora. Cristovão é muito imaturo e com a escola dos boys for the jobs. Já agora o seu comparsa Hugo Costa da Assembleia faz intervenções vergonhosas. O tipo pensa que fala ainda nas associaçoes de estudantes e no seu partido e pensa que o Presidente da nossa edilidade é colega dele pois trata-o por voce em vez de senhor. é de uma falta de educação tremenda. Também estes cachopos do PS não sabem mais e a sua postura está modelizada imperfeição por Hugo Cristovão e é uma vergonha para a Assembleia Municipal um tipo que nao sabe falar, engole as palavras, fala para nao sem quem e tem tiques de simplorio quando ele e cristovao sao dois betinhos nascidos em berço de ouro e que se fartam de passear pelo mundo inteiro Tipos mal preparados na assembleia estao la muitos e ate fernando de jesus parece que tem o rei na barriga. Vejam o trabalho de casa feito pelo velhinho antónio simões calaro que ooutro o pedro vasconcelos nada faz é um fantoche! E a vergonhosa intervençao de antonio cruz? mas estes tipos nao se preparam? pedro marques apesar do mau feitio está provado que é o que mais sabe de gestao camararia e de tomar apesar de tambem nao se preparar para as coisas. deveria estudar mas burro velho e teimoso co o socrates ja nao aprende e muito menos MUDA.
parabens dr. rebeleo pois cada vez mais precisamos da sua calma e sabedoria como exemplo para os mais novos sim porque esta geraçao de tipos novos e profissionos da politica local soa e se me permite o desabafo são sao um NOJO.

Anónimo disse...

"Dão prioridade à criação de estruturas nacionais onde aparecem colados a corruptos como Isaltino Morais,Valentim Loureiro e Cª."

Mandar bocas é fácil, é barato, mas pode dar asneira.

Se os IpT têm defeitos e têm errado não é neste campo.

O Dr. José Rogério conhece vários membros dos IpT e podia/devia informar-se antes de fazer estas afirmações falsas, que a realidade desmente.

Nunca Valentins, Isaltinos, Fátimas e outros estiveram ligados ou sequer perto da AMAI e não serão bem vindos!!!!!!!

Dr. Rogério não vá por estes caminhos que vai em contra-mão!!!!!! Informe-se e depois .....

Um abraço do

Anónimo disse...

Sô Zé,

Apesar de registar que apenas a questão AMAI lhe mereceu reparo,pergunto:

Se os movimentos de Isaltino e de Valentim aderirem à AMAI,o que vão fazer?

Rejeitam dois movimentos independentes? Com que fundamentos?

José Rogério

Anónimo disse...

Sô José Rogério

Se pretenderem aderir haverá uma decisão dos órgãos deliberativos e executivos da AMAI, como é normal em democracia.

E já agora questiono-o: não fazem (Valentim, Isaltino e outros) parte da Associação Nacional de Municípios? E os seus eleitos da Associação Nacional de Freguesias? Ou foram rejeitados?

Realmente o sô José Rogério não se enxergou?

Quanto ao resto do seu comentário os IpT que respondam, se quiserem!

Abraço do

Anónimo disse...

Os tomarenses até podiam não querer o regresso de Pedro Marques. Mas o tempo tem-lhe dado razão. Esta coligação PSD-PS (ou PS-PSD ?) nada faz e ameaça deixar a cidade e o concelho a cair de podridão. Venha quem queira trabalhar...

Anónimo disse...

Atenção: este José Rogério, não se trata do prof. José Rogério, conhecido comentador e opinador de tomar.

Basta comparar o nível e a forma da escrita, para se perceber.

Anónimo disse...

Uma associação de "movimentos independentes" a pedir os mesmo direitos que os partidos. Mas não vêem como isso é ridículo?!

Anónimo disse...

Sô "Zé" Simões,

Deixe-se de fugas pífias e de ser ordenança e vassalo do PM.

José Rogério

Anónimo disse...

O ferreira das farturas não precisa de entrevistas, porque tem programa todas as semanas na hertz.

Aí se entretem com o cruz do cire e derreter o que resta do psd.

É às quartas depois das seis da tarde.