domingo, 23 de janeiro de 2011

UMA TERRA CADA VEZ MAIS ABANDALHADA


Os habitantes que realmente amam a sua terra notam; mas os visitantes ainda mais. Tomar, que já foi uma cidade airosa, limpa, cuidada, acolhedora, está a transformar-se em capital regional do desmazelo. As duas fotos supra ilustram aspectos de todos os dias -buracos nas calçadas que assim ficam durante meses e meses. Como se a autarquia não tivesse calceteiros privativos, exactamente para estas coisas.
Outro exemplo de evidente deixa andar. A sinalização turística existente é pouca e de evidente má qualidade.  Alguma da que existe apresenta este triste aspecto. Há mais de dois mandatos que esta indicação junto ao turismo municipal aguarda quem se ocupa de urgente substituição. Ou então tirem o painel. Como está é uma vergonha e denota falta de respeito pelos turistas. Que não são propriamente cães vadios. Mesmo os "caracóis".
Outro exemplo flagrante, este ao fundo da principal rua da urbe antiga, a tão falada Corredoura "um autêntico centro comercial". A dada altura, alguém se lembrou na autarquia que seria muito útil colocar pequenos servidores de sacos de plástico para recolher "pastéis de cão", nos locais mais movimentados da cidade. Foi a iniciativa municipal "Pró-cão". Entretanto o vereador responsável pela ideia (salvo erro Ivo Santos) deixou de fazer parte do executivo, e nunca mais houve sacos. Mas há pastéis de cão com fartura. E os distribuidores estão vazios e tal como o da fotografia acima...
Outro evidente sinal de desmazelo e, neste caso, até de insegurança. Topa-se logo que a máquina distribuidora foi vandalizada e assaltada. Segundo o proprietário do café ao lado, que a explorava, aconteceu há mais de três anos e apresentou queixa contra o autor "que eles até sabem quem foi". Aguarda desde então. E os serviços competentes da autarquia também ainda não tiveram tempo para lhe comunicar que a respectiva licença de ocupação da via pública (se é que a máquina alguma vez deu azo ao pagamento de tal coisa...), é para uma máquina distribuidora e não para os destroços da dita.
Finalmente, uma placa sinalizadora bem à imagem da entidade sinalizada. Tanto uma como outra estão em mau estado, são pouco agradáveis à vista e devemser substituídas quanto antes. Legalmente, claro!

8 comentários:

Anónimo disse...

Se o Provedor está na terra do deixa andar, o que é que quer que se faça?
Naturalmente, que se deixe andar!....
Há que honrar e fazer jus ao deixa andar! (não está o Sr. numa terra de bons costumes e boas famílias?...)

Se o presidente deixa andar, com ímpar leviandade, assuntos que vão hipotecar a cidade, o concelho e suas gentes, marotamente magicando: rosinha, e que tal, isto fica e nós vamos passar, e na história registar, e os gajos, os gajos estúpidos,e estrupidos de cobiça vão ficar! (vamos tomar um cafézinho ao Paraíso… onde a nata que nos inveja, nos corteja.)

Se o Vereador que se diz Vice, deixa andar, na expectação de que o outro, por tanto deixar andar, um dia se cansar, e por isso se ponha a andar, para ele a cadeira ocupar! (e, finalmente, noblesse oblige, ao Paraíso, café ir tomar …)

Se a outra, eunuca de pensamento e de outras coisa também, deixa andar, porque “o resto” não é com ela, livrando os mamarrachos ditos escolas que, sem critério nem sustentação, anda a plantar pelo concelho, desbaratando rico eurim que útil seria bem amestrado!

Se os outros deixam andar, para ao poleiro tentar chegar!

Amigo, se quer melhorar, a todos têm que pôr a andar!

ps: Agora a sério:
O Provedor da Urbe tem toda a razão: a vossa terra está uma VERGONHA! o desmazelo, a incúria, o desleixo, a incompetência, o não te rales, são reis em terra que um dia foi real!
O espelho de quem vos desgoverna e daqueles que, supostamente adestrados por aqueles, se dizem, “o corpo técnico do município”!

Funiculin disse...

Ora bolas. Cá está outra vez a "má língua" do responsável deste Blogue. Mas será que aquilo que aqui é apresentado não são factos reais? Ou será mais alguma composição fotográfica de "má fé"? Hoje com as novas tecnologias e cursos de Novas Oportunidades tudo é possível. Pelos vistos para alguns, o responsável do Blogue não tem razão no que vai fotografando e escrevendo. Quem será o ilustre cobardolas que irá conseguir demonstrar precisamente o contrário do que aqui é apresentado? O que dirão os parasitas políticos e técnicos da Câmara Municipal de Tomar? É certo que se acobardam face às suas incompetências, mas para ir sacando a massa estão por alí, essa não poderá falhar, não esquecendo as senhas de presença, que sempre é mais um suplemento a somar ao salário. Quem tem a coragem de desmentir estes factos?
Nem os deputados da assembleia municipal, os tais da peixarada, conforme palavras de quem estava a presidir a última sessão, que são cobardolas ao ponto de nada dizerem nas sessões onde poderiam apontar estes factos e deixarem-se de tretas com as grelhas. Ainda que as grelhas fossem para uma assada de peixarada.

Anónimo disse...

Caro Doutor Rebelo, eu digo-lhe o que é ser um bandalho.

Recebi esta mensagem hoje às 18:27:

"Caro camarada. Resta menos de uma hora para cumprirmos o nosso dever de republicanos e socialistas. Há porventura alguém que precisa da sua ajuda para votar. Ainda há tempo.:) Boa sorte. Luís Ferreira"

Alguém que diga a esta personagem que o cacique no dia de eleições é proibido, se faz favor. E já agora, estou filiado neste partido de treta e tenho vergonha disso. Votei Cavaco e com muito orgulho.

Anónimo disse...

Parabéns António Alexandre, viva o PS!!!!!!

Anónimo disse...

Acabo de ver o Relvas da TV. De sorriso maroto de orelha a orelha como se tivesse ganho o Palácio de Belém.
Como não gosto de me sentir gozado, espero que o PSD repense o que quer para Portugal. Não basta trocar Sócrates por Passos Coelho.
Queria mais.
Venha o FMI...
A.A.

Anónimo disse...

Foi por políticamente aparecer "apoiado" por milhares de "Ferreiras" que o Manuel Alegre perdeu,tal qual aconteceu a Mário Soares há 5 anos atrás.

O estilo da mensagem reproduzida é bem revelador do que é um FALSO SOCIALISTA E UM FALSO MAÇON.

O PS que não se livre rápidamente desse PEÇONHENTO e verá cada vez mais o seu futuro no concelho passar pelo grande lema :

DE DERROTA EM DERROTA,
ATÉ À VITÓRIA FINAL!


Um socialista que não é súcialista.

Luis Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luis Ferreira disse...

Meus estimados membros do "Clube de fãs"

Informo que no meu blogue pessoal pode ler, num separador lateral, o balanço do primeiro ano do meu mandato como vereador a tempo inteiro, com especial incidência nos resultados obtidos na área da animação cultural e turística.

Aí poderão "roer-se" de inveja ao constatarem que este vosso "objecto de ódio e escárnio", aumentou em menos
de um ano o acompanhamento a turistas na Cidade em 35%, ou aumentou o número de espectadores de teatro e de cinema infantil em mais de 40%, criando condições para que as crianças das escolas das aldeias do concelho viessem também elas ver teatro e cinema à cidade.

Percebo a dificuldade quando têm de dar a mão à palmatória, quando a mesma equipa de vereação consegue reduzir a despesa na Protecção civil em 1% e em aumentar a receita em 87%.

É compreensível a frustração quando se tem de vergar perante o facto de ter passado a haver uma gestão eficiente da gestão dos quaudais do Rio, com ausência de cheias, motivadas por ausência de prevenção ou de muitas das linhas de água sempre entupidas, tenham começado finalmente a ser limpas.

E quando, a nível de limpezas florestais, ao fim de mais de uma década de desleixo, a encosta do Castelo e da Sra. da Conceição foram finalmente limpas.

Pois! Assim os argumentos contra tais políticos e políticas, caem por terra não é?

Percebem agora o que é uma gestão orientada para resultados e executada com "ética republicana de serviço publico"?

Como dizia Guterres há uns anos: é a vida!
Como direi eu: limpem-se ao guardanapo dos resultados obtidos e chorem meus caros, chorem muito!

Quem sabe sabe e os socialistas é que sabem.
E Tomar está a começar, também, a sabê-lo.