quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

ANÁLISE DA IMPRENSA REGIONAL DESTA SEMANA

O eventual encerramento do posto médico de Paialvo faz a manchete d'O TEMPLÁRIO, que desenvolve o tema  na página 6 + fotos na 7.  Trata-se do cada vez mais angustiante problema dos países da Europa do Sul: deixaram de ter recursos disponíveis para assegurar alguns serviços públicos essenciais. E não se vislumbra solução satisfatória para todos.
O Plano de Pormenor dos Pegões (o tal das mais de mil camas, do hotel e do campo de golfe), recentemente aprovado em princípio pela autarquia e enviado para parecer das entidades regionais e nacionais competentes, é alvo de uma crítica bastante fundamentada, subscrita por Pedro Ferreira. Pode ser lida na página 9. Referência também para o Centro Escolar de Casais, que só abre após o Carnaval; para as indemnizações aos trabalhadores dispensados pela Platex; o concerto solidário a favor das vítimas do tornado e o recenceamento da população, com o texto do INE a recrutar candidatos. Com a crise que por aí vai, é de aproveitar enquanto há! Mais adiante a crónica de João Simões, sobre a Resitejo e a estatística dos 28.013 visitantes da Sinagoga, em 2010. Finalmente, duas páginas sobre as ruas populares ornamentadas para a próxima Festa dos Tabuleiros. Se houver!
O MIRANTE destaca o mesmo tema do Templário, porém de forma mais alargada. Igualmente com chamada de primeira página, o acidente contra o muro do cemitério da Asseiceira, que causou um morto e o caso de Manuel dos Santos, a residir no Grou - Asseiceira, cheio de energia aos 105 anos de vida. Deve ser das águas da região... Sobretudo a Casal das Freiras - tinto.
Na usual secção Cavaleiro Andante, duas fotos de Tomar. Uma da Rotunda do muro-mijatório, na noite de passagem do ano, bem triste porque as viaturas dos bombeiros não desfilaram... Outra do carrinho do vereador Luís Ferreira, um modesto SMART. Com o dístico da protecção civil "para que não restem dúvidas quanto ao cargo do ocupante..." Aos mirones do Mirante não escapa mesmo nada.
CIDADE DE TOMAR destaca o tema dos funcionários municipais, sem aumento desde 2009, já aqui publicado anteriormente. O mais interessante porém, na nossa opinião, é a entrevista do vereador Carlos Carrão, no habitual suplemento Centro Desportivo. Começa logo com o destaque da capa, igualmente com chamada na primeira página do semanário: "A câmara deve, de uma vez por todas, definir qual a estratégia desportiva para o concelho". Sendo consensual que não existe, que se saiba, qualquer estratégia para a cidade e para o concelho, com um bocado de sorte ainda vamos acabar por ter uma estratégia desportiva antes da estratégia geral. É só esperar para ver. Sem pretender revelar aqui a totalidade da entrevista, assinale-se que as declarações de Carlos Carrão permitem supor que, sem a crise, a autarquia nabantina acabaria por assegurar às agremiações desportivas todos os recursos. Já assegura as instalações, a sede ao Sporting e o transporte no autocarro camarário; já fala em comprar umas carrinhas de transporte; reconhece que há quem pague taxas de utilização e quem não pague; só falta mesmo contratar treinadores e jogadores. A falta de verbas é que veio estragar tudo! Mas há que dar tempo ao tempo.

10 comentários:

Anónimo disse...

Grande Carrão!!!!
Quem fala assim não é gago.

Anónimo disse...

Duas notas:

O projecto definido e aprovado para os Pegões vai mesmo seguir em frente (de tal forma que nunca deixou de andar), pouco ou nada interessando a opinião de meia dúzia de invejosos e que nada mais têm que fazer sem ser falar da vida dos outros.

"Se houver" festa dos tabuleiros ? Mas alguém com o mínimo de juízo a colocou em causa, exceptuando vossa excelência ? Irra, que o que temos de aturar não é pouco. Como li algures anteriormente, isto aplica-se tão bem a si, Rebelo...:Deus nosso senhor é pai de tanto filho bruto. E não tem culpa nenhuma.

jflores disse...

Até parece que o Carrão não tem culpas no cartório. Então no poder à tanto tempo e nada feito. Basta ir ao Entroncamento e Torres Novas e ver as instalações desportivas! Depois de ler a entrevista é fácil perceber como é que Tomar parou no tempo!

Anónimo disse...

O Povo saíu à rua!
O Povo é quem mais ordena!
O Povo infelizmente é quem paga a factura deixada pelos que nos roubaram o futuro.
Até quando?
Revolta popular já!

MDT - Movimento pela Defesa de Tomar

Anónimo disse...

São mesmo otários de todo.....é fartar de rir!

Anónimo disse...

A entrevista no jornal Cidade de Tomar desta semana com o senhor vereador Carlos Carrão, que tem a seu cargo o pelouro do Desporto, está cheia de reticências! Bolas, é só pontinhos! Ou foi amputada pelo jornal, ou o senhor vereador não desenvolveu as ideias. Ficamos a saber o mesmo. Nada de novo. Estavam a pensar em mais campos de ténis? Foi pena o jornalista não ter perguntado que utilização têm os que estão construídos e quanto custa a sua manutenção. Há tanto tempo na Câmara, ainda não houve tempo para definir de vez uma estratégia desportiva para Tomar?
João Poças

Anónimo disse...

Estou convencido que haverá de certeza Festa dos Tabuleiros para o ano! Enquanto existirem tomarenses como você, que no caso em concreto das ruas populares, têm participado activamente nessa ornamentação nos ultimos anos, a nossa Grande Festa estará para durar!

MARCOLINO DO BAIRRO DA CAIXA disse...

Não veem que a entrevista foi feita por Carrão a Carrão. Não está assinada e o Cidade de Tomar não tem ninguem nesta área do desporto com capacidade para perguntar o quer que seja. Tem lá um tipo que nunca ninguém lhe ouviu a voz, parece que até´que é MUDO. Foi o Carrão que já ali foi carregador de piano e se serviu deste jornal do TÒNINHO PATILHAS para chegar a vereador e eleger o coveiro de Tomar o PAIVA

Estavam á espera de quê do Carrão. O Carrão andava num DYANE a travar com os pés e agora fáz ver. De pregador de caixas de fruta no freitas Lopes a VEREADOR

Anónimo disse...

Se o Carrão foi empregago do Freitas Lopes e andava numa Dyane ninguém tem nada com isso! Todos tenhos o direito de subir na vida, excepto se o fizermos através de meios ilícitos ou imorais! Julgo que não será o caso do vereador!
Pode-se, no entanto, acusá-lo, isso sim, pela sua mentalidade labrega, de falta de visão, de mesquinhez!
Decididamente não é pessoa que interesse a uma terra como Tomar onde fazem falta pessoas activas, desempoeiradas, com espírito de iniciativa e com visão de futuro, tudo características que Carrão não possui! Mas nisso ele está muito bem acompanhado na Câmara Municipal.

Anónimo disse...

Poema!
Eles são paivas, marques e carrões
Penando por sacar à cidade
Privilégios e eleições
De facto de quem manda
Só mentiras e propaganda
pseudo-fontes, muros e obras toscas
que deixam a cidade às moscas
Jardins com relvas não deixam
flores e os cidadãos se queixam
de tanta retórica junta
como a praga da marabunta
Ainda outros tentam, tristes, alegres, e blocos vezeiros
tomar o conselho e mais outros...leiros.
Vá errando na diarreia
Tomar, de cidade a aldeia.