sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

UM CONDENSADO DO ÂMAGO DO PROBLEMA TOMARENSE


Este post, que reproduzimos do site da Rádio Hertz, com a devida vénia e os nossos agradecimentos, constitui um verdadeiro condensado do núcleo fulcral da tragicomédia tomarense, nas suas três vertentes: 1 - Quem diz; 2 - O que diz; 3 - A quem se refere.
1 - Quem diz
Como todos aqueles que são inteligentes e têm ideias próprias, o vereador Luís Ferreira tem o condão de irritar os seus concidadãos, porque a) - Não é originário das tais "boas famílias"; b) - é impetuoso, ousado e liderante; c) - tem o hábito (lamentável por estas paragens) de pensar pela sua cabeça; d) - tem algumas ideias muito aproveitáveis; e) - é um "conquistador" nato, com todas as vantagens e inconvenientes agregados. 
Resultado de tudo isto, atacam-no, detestam-no, odeiam-no até. Não por aquilo que possa fazer ou dizer, que são apenas pretextos no microteatro tomarense. Por indisfarçavel inveja, por despeito, por videirismo, por atavismo, por recalcado ódio de classe.
2 - O  que diz 
O caso da Levada é mais um do longo rol de argoladas dos senhores autarcas, que apenas se preocupam realmente com a manutenção nos seus lugares respectivos, de forma a garantir os confortáveis finais de mês. O resto logo se vê. Agora, no estado a que as coisas chegaram, o vereador Ferreira vê-se forçado a pôr o dedo na ferida, por ter constatado que vamos ter mais 6 milhões atirados para um poço sem fundo, e que tudo aquilo vai ser um lamentável desastre, mais um, no seio da comunidade tomarense, que por tais caminhos já não tem quem lhe conceda qualquer crédito, tanto em sentido próprio como figurado
Apesar do respeitável vereador ter omitido (inadvertidamente?) o essencial: a) - Por um lado o município não tem recursos humanos qualificados para as previsíveis tarefas, nem onde os recrutar, pois também não existem no país em número suficiente. (Oportunista como quase sempre, o IPT resolveu lançar agora um mestrado em Direcção de Museus, no qual ninguém vai acreditar, para além dos organizadores, pois trata-se simplesmente de um penso mal posto, numa perna de pau carunchosa.)
b) - Ainda que existissem no país os referidos recursos humanos especializados, onde iria a autarquia arranjar  os fundos necessários para lhes pagar, bem como aos seus séquitos, aos fornecedores de material, aos encarregados da manutenção, aos recepcionistas, bilhetistas, guias, vigilantes, guardas, conservadores, adjuntos, secretárias, conservadores, em resumo, toda a usual procissão de aboletados à mesa orçamental, como outrora à conventual?
3 - A quem se refere
Luís Ferreira critica asperamente e mais uma vez um executivo do qual faz parte e que contribui activamente para manter a governar. Demonstra assim que Miguel Relvas tem razão, ao afirmar que os socialistas estão na coligação às terças, quintas e sábados, sendo contra a mesma às segundas quartas e sextas. Dir-se-ia um daqueles casamentos à antiga, que já não funcionam de maneira nenhuma, mas onde cada um dos comparsas vai assegurando os serviços mínimos. Porque a verdade é esta: No dia em que os vereadores socialistas tiverem a coragem de agir em consonância com aquilo que dizem, votarão contra em vez de se absterem. Aí há duas hipóteses -Ou os IpT fazem o mesmo e o executivo desmorona-se a curto prazo; Ou substituem o PS e queimam-se, passando os socialistas a estar melhor posicionados para virem a constituir uma futura alternativa credível. Os dados são estes e estão lançados...

POST SCRIPTUM
Para Cantoneiro da Borda da Estrada

Vá tendo paciência. Posso garantir-lhe que há projecto. Sólido, meditado, articulado, coerente, adequado. Mas não milagroso. A exigir trabalho, coragem, perseverança, dedicação à causa pública, tomarensismo, honestidade e frugalidade. Dizem os meus amigos franceses, que asseguraram boa parte da minha educação, pelo que lhes estou muito grato, que "antes da hora, ainda não é a hora; depois da hora já não é a hora". Quando houver a certeza de que o referido plano poderá vir a ser implementado, terei todo o gosto em debatê-lo com quem esteja de boa fé. Até lá, mudo que nem uma carpa sobre tal matéria. Por mim não haverá mais uma flagrante oportunidade perdida a acrescentar ao longo rol tomarense. Nem que o projecto tenha de ir comigo para a cova. "Antes a morte que tal sorte!"

8 comentários:

Anónimo disse...

O CONDENSADO DO ÂMAGO...

É bem mais grave e profundo.

Só será superado com uma educação em CASA e na ESCOLA que substitua os valores dos actuais poderes, dominados por arrivistas e oportunistas de várias côres,sobretudo ROSAS e LARANJAS :


facilitismo »»»»»»»»»»» EXIGÊNCIA

vulgaridade »»»»»»»»»»» EXCELÊNCIA

moleza »»»»»»»»»»»»»»»» DUREZA

golpada »»»»»»»»»»»»»»» SERIEDADE

videirismo »»»»»»»»»»»» HONRA

ignorância »»»»»»»»»»» CONHECIMENTO

mandriice »»»»»»»»»»»»» TRABALHO

falsidade »»»»»»»»»»»»» LEALDADE

aldrabice »»»»»»»»»»»»» HONESTIDADE

cunha »»»»»»»»»»»»»»»»» COMPETÊNCIA

favorecimento »»»»»»» TRANSPARÊNCIA

compadrio »»»»»»»»»» IMPARCIALIDADE

arbítrio e impunidade »»»» JUSTIÇA


Enquanto formos dirigidos,dominados,sugados e governados pelas "qualidades" escritas em letra minúscula,estamos LIXADOS com F.

Só percorrendo o caminho das setas conseguiremos livrar-nos de todos os "FERREIRAS" e seus apaniguados que minam a sociedade e arruínam PORTUGAL e a DEMOCRACIA.

Quantas vezes ocultados,escondidos ou a coberto de respeitosas organizações.

É vê-los,quotidianamente,PRATICANDO exactamente O CONTRÁRIO do que APREGOAM.

Esta situação encaminhou o concelho e o país para o estado de PODRIDÃO E MISÉRIA moral e material em que se encontra.

A MEDÍOCRIDADE TOMOU O PODER !!!

Anónimo disse...

Concordo a 100%. As Laranjas estão podres.

Anónimo disse...

Pode ler-se que os projectos são para dez quinze anos, e claro o mandato do sr. Vereador acaba daqui a três anos, por isso não estará na câmara par poder receber os louros que infelicidade a nossa.

Rapaz atento

Anónimo disse...

Ai ele é tão lindo! Se eu fosse mulher marchavas, Luisito, ai não que não marchavas...!!!

Anónimo disse...

O luís ferreira é um génio porque diz o que a oposição está farta de dizer nomeadamente na assembleia municipal.

Anónimo disse...

Esta rapaziada do PS é um espanto.
Estão a mamar na teta (dois vereadores a tempo inteiro, mais alguns secretários e uma vogal no C.A dos SMAS), mas de nada serve o seu suposto esforço autárquico.
Não acrescentam nada, com a sua abstenção viabilizam o orçamento, só para se manterem a receber do orçamento municipal e depois andam para ai a tentar assobiar para o lado, como se não estivessem na câmara casados e a fazer maioria com o PSD.
Depois mandam umas bocas, sobre isto e aquilo, para se desculpabilizarem perante os mais distraídos.
São de um oportunismo confrangedor, dando mau exemplo e mau nome á politica.

Anónimo disse...

O vereador Ferreira com esta opinião, que vem aliás na sequência das criticas que o PS fez na Assembleia a propósito da abstenção no orçamento, demonstra uma atitude estratégica concertada com Cristóvão.

Ao não se remeter ao silencio, como parece ser apanágio do outro vereador eleito pelo PS, que até recebe elogios públicos de Relvas, este vereador, agira claramente em autocomando de cristóvão, pode tornar-se um caso sério para as ambições hegemónicas dos sociais democratas em Tomar.

Desde antes da eleição do Eng.Paiva que eles se habituaram a comprar jornalistas, rádios, vereadores do PC, do PS, dos independentes, presidentes de junta que até de partido mudaram, dirigentes associativos, enfim um sem número de artimanhas que fazem até de Alberto João um simpático convalescente de AVC.

Tudo parece ter mudado desde que o jovem Cristóvão tomou conta da secção socialista, onde foi colocando as suas peças de forma a abrir caminho para uma alternativa de sucessão a Corvelo Sousa.

Esta atitude do vereador Ferreira, aparece em linha com o endurecimento do discurso que Cristóvão tinha já tido na Assembleia de dezembro e que hiperbolou ontem em entrevista à Rádio.

Relvas que se cuide, que parece estar a despontar político à sua altura.

Unknown disse...

Meu caro amigo nao tenho o desprazer de o conhecer e ainda bem!!!
Dizer q não há pessoas qualificada para estar à frente de um museu, so pode ser para rir!!!
o museu de serralves está fechado e tudo por falta de gente qualificada em Portugal!!! (por exemplo)
Depois chamar oportunistas à Instituição IPT é no minimo uma falta de conhecimento gritante da "unica" intituição do concelho que vai trazendo e fazendo coisas inovadoras pelo concelho!!!
Qd quiser e estiver interressado posso sempre mostrar-lhe algum do trabalho desenvolvido no Instituto!
O meu amigo deve ser daqueles q acha q Tomar pode continuar a viver da hitória nao tem de evoluir e as empresas podem continuar a fechar pq não fazem falta!! q santa ignorância!!!