segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

INICIATIVA CONJUNTA RÁDIO HERTZ/TOMAR A DIANTEIRA - PROGRAMA SEMANAL "À MESA DO CAFÉ"


A terceira edição do programa "À mesa do café" teve duas novidades - foi a primeira vez que ouvimos um político em part-time, e também a primeira vez que tivemos um convidado da nova geração, a daqueles que ainda não eram nascidos aquando do 25 de Abril. Foi por isso com satisfação que se constatou ser a idiossincrasia de Hugo Cristóvão algo diferente da dos seus antecessores. Basicamente, menos respeito pelo passado que não conheceu directamente e ausência de angústia existencial em relação ao futuro. Igualmente uma ausência de afirmação machista, bem como uma evidente predisposição para o diálogo e para o debate franco, no respeito pelas ideias do contraditor, embora delas continuando a discordar. Como sempre deveria ser, em suma.
Sobre a situação política local -afinal o principal motivo do programa- Hugo Cristóvao foi claro, já no final da emissão. Afirmou que se não houver da parte dos ocasionais parceiros políticos mudanças comportamentais de fundo, "então 2011 será o ano da ruptura da coligação". Referia-se, bem entendido, às relações entre as partes coligadas e às políticas a seguir por ambas. 
Dado que, por um lado, nem a maioria relativa PSD, nem os seus parceiros PS, têm por agora qualquer projecto coerente para Tomar, conforme de resto Cristóvão admitiu em relação aos socialistas, o que só lhe fica bem; e, por outro lado, que os dirigentes locais dos laranjas não apoiam o actual elenco autárquico, não se vislumbra de onde possam vir a surgir as tais mudanças referidas pelo dirigente local dos socialistas. 
O que nos pareceu bastante significativo e grave foi o facto de Hugo Cristóvão, logo após ter admitido que o PS não dispõe de qualquer projecto global para Tomar, ter acrescentado com ar convicto "Nem acredito que alguém tenha..." Noutras circunstância, ter-lhe-ia respondido imediatamente, desmentindo-o e tentando fazer-lhe ver que tal afirmação mais não será, no fundo, que uma manifestação de descrença nos seus concidadãos e de desesperança em relação ao devir colectivo. Tratando-se, porém, de um programa que se pretende seja de conversa amena, optou-se pelo silêncio, apesar de termos realmente o dito plano, pronto para o debate de aperfeiçoamento, nos locais e  com as pessoas adequadas. Tanto mais que as futuras eleições são só em 2013, apesar de poder haver intercalares antes.
Quanto aos restantes temas, o convidado praticamente nada acresentou ao que já antes era do domínio público. Os ciganos devem ser realojados separadamente, de forma a respeitar os clãs existentes; são contra a obras "a martelo" só para sacar fundos europeus; têm muitas dúvidas em relação ao futuro Elefante Branco da Levada, não concordam com o actual orçamento, nem com a nova estrutura funcional de 3 departamentos e 15 divisões; pensam que o actual mercado deve ser mantido, embora se possa discutir a questão da sua arquitectura. Resumindo: é mais aquilo em que discordam do que aquilo em que estão de acordo. Aqui chegado, o leitor perguntará para os seus botões: Mas então porque é que continuam coligados, com o PS a abster-se em vez de votar contra, sempre que está em causa a sobrevivência da actual maioria? A resposta é simples, caro conterrâneo: A vida é cada vez mais dura e custa a ganhar a todos, pelo que quem está a ser bem remunerado fará sempre tudo para não mudar, enquanto tal for possível. Afinal somos todos humanos, uns mais do que outros.

23 comentários:

Anónimo disse...

"Afinal somos todos humanos, uns mais do que outros."

E aos camaradas do PS perdoa-se tudo, não é?!

Prof. Rebelo, o burro sou eu?????????

Anónimo disse...

Algumas notas de um observador atento ou que,pelo menos,procura sêlo :

PORQUE NASCEU ESTA COLIGAÇÃO PSD/PS ?

Miguel Relvas não podia perder o cargo de Presidente da AM num contexto de queda acelerada de protagonismo a nível nacional e de elevado risco de ocaso político.

Luís Ferreira tinha de assegurar rápidamente um tacho,pois estava políticamente desempregado e não sabe viver de outra maneira -nas bordas de qualquer poder,abocanhado num qualquer orçamento público.

Juntou-se a fome com a vontade de comer e,mesmo sem namoro,o casamento de conveniência recíproca consumou-se em poucos dias ou até horas.

Convocaram os virtuais Presidentes - Luís Vicente e Hugo Cristóvão - para selar o matrimónio na presença dos reais capos dos nubentes e de alguns convivas.

Mas,por resultar de conveniências espúrias,por o capo Relvas ter perdido as eleições internas no seu PSD,por os novos dirigentes serem contra o casamento,por Relvas ter recuperado poderes e influência em Lisboa,pelo capo Ferreira se revelar cada vez mais um carreirista sem escrúpulos e carroceiro,o casório nunca "chegou à cama",não se consomou.

Ou seja,casaram mas "dormem" em camas separadas desde os primórdios.

ESTÃO SEPARADOS,a aguardar divórcio, desde que o capo Ferreira levou com a TÁBUA DA CARROÇA.


MAS PORQUE É QUE AINDA NÃO SE CONSOMOU O DIVÓRCIO ?

António Rebelo dá a resposta :


"Mas então porque é que continuam coligados, com o PS a abster-se em vez de votar contra, sempre que está em causa a sobrevivência da actual maioria? A resposta é simples, caro conterrâneo: A vida é cada vez mais dura e custa a ganhar a todos, pelo que quem está a ser bem remunerado fará sempre tudo para não mudar, enquanto tal for possível."

Só que NÃO TEM A CORAGEM de pôr o nome no "burro" :

LUÍS FERREIRA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E a clarificação da vida política local e o nosso futuro colectivo estão reféns de criaturas desta estirpe.

A tal ponto que até o súbdito CRISTÓVÃO admite demitir-se de Presidente do PS local se o colectivo (leia-se Luís Ferreira e acólitos)insistirem em manter o NADO MORTO.

O resto da entrevista só serve para perceber e/ou confirmar que o PS de Tomar não tem estratégia,não tem opções claras para resolver problemas abordados - Mercado,Revisão do PDM,Levada,Flecheiro e Ciganos e muitos outros de que nem falou - Parque T,Parque Desportivo,Parque de Estacionamento Subterrâneo do Pavilhão Municipal,Sinagoga,Convento de Cristo e Hospital Militar,Tomar-Centro Mundial Templário,Actividade Económica,Instalação,Desenvolvimento e Fixação de Empresas,Zona Industrial,Politécnico e sinergias desaproveitadas,Problema Avéolos,Problema Quinta do Contador,Potencialidades do IC3 e do IC9,Albufeira do Castelo de Bode,Tomar-Centro de um "Cluster",etc,etc,etc.

E também deixo aqui um ALERTA :

O NOSSO FUTURO não poderá passar por políticos-meninos sem garra,sem energia,sem referências,alheios às culturas antecedentes.

Tem de passar por MULHERES E HOMENS com energia,com vontade,com ideais e projectos,com muita garra e dinamismo,com espírito inovador,como MOTORES da mudança.

Nada de xoninhas sem alma nem fulgor!


Virgílio Lopes

Anónimo disse...

" Tanto mais que as futuras eleições são só em 2013, apesar de poder haver intercalares antes." Dr. Rebelo ao ver esta afirmação, quero-lhe apenas dizer que ao existir eleições intercalares teria de haver um motivo muito grande para que tais aconteçam. Isto porque eleições intercalares nas autarquias, desde o 25de Abril( antes como sabe, não havia) contam-se pelos dedos.
Caso haja motivo tem de ser muito forte e geralmente o motivo de eleições antecipadas nas autarquias nada tem haver com desistiencias de coligações, geralmente são por problemas juridica. Agora digo que chega de uma vez por todas de afastar este pseudo-ambiente de antecipação de eleiçoes porque isso nao só seria um escandalo a nivel local como nacional tais acontecem-se por quem fez uma coligação para governar uma autarquia não se entende.Concentrar-se em fazer algo pela cidade, e deixarem-se de ameaças de ruptura, porque quem sai prejudicado sao as pessoas que vivem no concelho.
Para concluir,Hugo Cristóvão denota-se que fala bem, preocupa-se mesmo em falar bem, com palavras formosas, mas deve-se preocupar nas ideias que vai dizer e nas afirmações que diz, quando diz que ninguem tem um plano para Tomar, eu pergunto o que ele e outros andam então a fazer? O jogo politico precisa de novos intervenientes, alguem que não sirva os seus próprios interesses mas sim os interesses dos cidadãos. António Cutileiro

Anónimo disse...

Excelentíssimo Senhor Professor António Rebelo:
Gostaria de lhe dar os parabéns pela Conversa à Mesa do Café, no passado sábado, no café Santa Iria, com o Senhor Hugo Cristóvão, presidente da Comissão Concelhia do Partido Socialista e docente no activo. Não lhe dou os parabéns, porque foi a mais vazia das três que já teve, desde o início do programa na Rádio Hertz. Nada de novo, nenhuma ideia nova. Aliás, é o Professor António Rebelo que o diz: “O que nos pareceu bastante significativo e grave foi o facto de Hugo Cristóvão, logo após ter admitido que o PS não dispõe de qualquer projecto global para Tomar. Quanto aos restantes temas, o convidado praticamente nada acrescentou ao que já antes era do domínio público”. Mais comentários para quê? Podia ficar por aqui. Mas importa, realmente, sublinhar a pergunta que o Professor António Rebelo coloca: se a coligação na Câmara Municipal de Tomar não funciona “Mas então porque é que continuam coligados, com o PS a abster-se em vez de votar contra sempre que está em causa a sobrevivência da actual maioria?”. Cito, ainda, o Senhor Professor António Rebelo: “A vida é cada vez mais dura e custa a ganhar a todos, pelo que quem está a ser bem remunerado fará sempre tudo para não mudar, enquanto tal for possível”.
Penso que o Excelentíssimo Professor António Rebelo, atento ao que nos rodeia e reconhecido analista político local, compreenderá a razão por que não lhe posso dar os parabéns pela entrevista. Foi tempo perdido.
Se calhar, o Senhor Professor António Rebelo, perdoe-me a franqueza, futuramente terá que escolher melhor os convidados.
Tenho, ainda, na memória o artigo do Senhor Professor Hugo Cristóvão publicado no jornal Cidade de Tomar, no dia 14 de Janeiro, apelando ao voto no candidato Manuel Alegre, para presidente da República, no qual tece considerações acerca de outro candidato que me pareceram despropositadas. Depois de 40 anos de ditadura, que muitos gostam de referir condenatoriamente nos tempos que correm como se isso lhes confira mais autoridade moral, os quase tantos anos que vivemos em democracia plena já lhes deveriam ter ensinado que devemos respeito ao próximo, mesmo que discordemos das suas opiniões ou sigamos caminhos diferentes. A prova disso deu-a o Povo português na eleição de ontem, dia 23 de Janeiro de 2011…
Respeitosamente,
João Poças

Anónimo disse...

Uma rectificação ao comentário das 12:43 :

No final do primeiro parágrafo o sêlo não é de correio . É sê-lo.

Virgílio Lopes

Anónimo disse...

Realmente há comentários que não merecem ser comentados, no entanto, os que me antecederam são dignos de o ser. Bravo!!! tanta dor !!! obviamente que só pode ser dor, sabe-se lá de quê... É por isso que este concelho nunca mais há-de ir por diante, porque está repleto de gente que não presta mesmo para nada. Diria mesmo, só estorvam, com a sua soberba, inveja. É caso para perguntar, o concelho tem sido bem governado há mais de quinze anos? até parece! Contenham a ignorância e verifiquem quem é que nos últimos anos tem apresentado para Tomar projectos e ideias...

Anónimo disse...

"Parabéns a todos os que desejaram mudar

Parabéns ao vencedor das eleições.

Parabéns à candidatura do Dr. Fernando Nobre, a qual soube cativar Parte substancial dos mais jovens e cidadãos urbanos que tiveram diiculdade em perceber o discurso algo passadista, do candidato oficial do PS e BE, o meu camarada Manuel Alegre.

Parabéns também aos eleitores que votaram Manuel Alegre, os quais as mais das vezes, apenas por respeito em relação aos dois partidos que o apoiaram, nele votaram.

Estas eleições também demonstraram que NUNCA se poderá contar com o BE, enquanto estrutura política, para fazer crescer a esquerda socialista, para uma solução de poder, em Tomar e no Pais.

Em Tomar e no Pais, as soluções de governação, naturalmente lideradas pelo Partido Socialista far-se-ão numa coligação com os interesses dos eleitores, em cada momento, com movimentos cívicos e grupos de interesse social, eventualmente situados até um pouco à direita do PS, mas nunca com os actuais dirientes locais ou nacionais do BE.

Naturalmente que os partidos em Tomar, deverão avaliar bem as circunstâncias que levaram a que o eleitorado agisse desta ou daquela forma.

Para mim, nesta fase, tomo como grandemente significativo o facto do Concelho de Tomar continuar fortemente conservador, com especial incidência no sector nordeste do Concelho, precisamente aquele que mais população tem perdido, menores índices de desenvolvimento tem e mais envelhecido está.

Temo que, nestas circunstâncias, a manterem-se estes mesmos "poderes" atávicos, dogmáticos e conservadores, pouca solução de desenvolvimento possa haver nos próximos tempos para Tomar. O esforço dos partidos não conservadores, dos movimentos e grupos cívicos aumenta, na razão directa desta letargia que se nota consistente, eleição após eleição."

ferreira das farturas no (não) vamosporaqui!

Anónimo disse...

Fala-se tanto do Vereador Luís Ferreira... Porque será? estará ele a criar incomodo, pelo seu bom trabalho? acreditamos que sim.
Este homem não tem nada de interesseiro, alíás é público, que já colocou várias vezes o seu lugar à mercê de quem ele representa, mas parece-nos que é de deixar trabalhar quem sabe e
quem é lutador.Assim como também é público que não morreria à fome, porque tem uma profissão razoavemente bem remunerada.
Todo o ser humano, que se pauta por querer o melhor para, neste caso, o concelho, não é nesta guerra do bota a baixo, que se tiram dividendos para o seu desenvolvimento.

Anónimo disse...

Fala-se do labrosta Ferreira porque ele é um dos milhares de "tumores" individuais que têm vindo a gangrenar a nossa Democracia.

O comentário que acima alguém reproduz e em que o "bicho" vocifera em Manuel Alegre que,horas antes,dizia apoiar,é bem o retrato de "cão que não conhece o dono". É de uma baixeza repugnante.

E é falso que tenha uma profissão razoávelmente bem remunerada.

Porquê?

Porque nunca a exerceu,porque não passa de uma falácia,de uma falcatrua que cozinhou com o mano Rosa do Céu.

Ele que renuncie ao injustificado e caro lugar de vereador a tempo inteiro e que vá tentar fazer o que nunca fez : TRABALHAR !!!

É melhor ir treinando,porque a era dos boys PS está a acabar.

E os do PSD já estão a esfregar as mãos e a afiar os dentinhos.

Alternância de chulos e ladrões.

Como diz o COELHO que ia ganhando ao Cavaco na Madeira de Alberto João,derrotando-o mesmo nos principais concelhos da ilha - Funchal,Santa Cruz e Machico.

O Funchal é(era?)o "cú" da direita madeirense!

Não se esqueçam disso. Os cavaquistas,ferreiristas e afins.

João Franco

E agora é ver a chulagem com pedygree temerosa de que a mensagem terra-a-terra,verdadeira,entendível,comece a passar.

Anónimo disse...

É LAMENTÁVEL QUE O SENHOR REBELO VENHA DIZER A TERREIRO QUE CRISTOVÃO É UM POLÍTICO AMADOR! É LAMENTÁVEL QUE DIGA AINDA QUE CRISTOVÃO É DEPUTADO MUNICIPAL.
ORA A FIGURA DE DEPUTADO MUNICIPAL NÃO EXISTE. HC É MEMBRO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL E PONTO. HC É POLÍTICO PROFISSIONAL POIS A MAIOR PERCENTAGEM DOS SEUS RENDIMENTOS APÓS TER TERMINADO OS SEUS ESTUDOS NUM POLITÉCNICO FORAM LIGADOS À POLÍTICA E AO PS. ACTUALMENTE EXERCE FUNÇÕES NUMA ESCOLA NOMEADO PELO PS. HC É UM BOYSINHO ISSO SIM MAS COMO SE CALCULA A XUXA ESTÁ GASTA.
SENHOR REBELO SEJA SÉRIO SENÃO CAI NO RIDÍCULO DE ACHARMOS QUE DEIXOU DE SER UM INDEPENDENTE E UM APRENDIZ DE JORNALISTA IMPARCIAL.

MEGA MASSA PRO!

Anónimo disse...

Olha, o MEGA MASSA voltou.

E básico como sempre.
Se o Hugo Cristóvão faz parte de uma Direcção de uma Escola (Freixianda) com uma Directora eleita pelos seus pares e é por isso um "nomeado do poder socialista", então a equipa da Fernanda Correia (PPD) da Nuno Alvares ou de Paulo Macedo (CDU) na Santa Iria, também o são?

E o azedume para com o Luis Ferreira, um dos poucos vereadores a estar acima da mediania nos ultimos anos em Tomar, justifica-se com o quê?

Quer em relação a um ou a outro, os produtores de tão elevados pensamentos, só podem ter ou uma "homesexualidade" fortemente recalcada, pelo amor não correspondido ou então, trata-se tão só de fobia anti-PS por um lado e inveja mesquinha por outro.

Anónimo disse...

Estou de acordo com o comentador das 09:14.

Acho é que pecou por modéstia.

O vereador Luís Ferreira está muito acima da mediania. Está nos píncaros!

Nos píncaros do TACHISMO, DA CHULICE DE ORÇAMENTOS PÚBLICOS,DA FALTA DE VERGONHA!

Merece uma estátua, de MATÉRIA ORGÂNICA !

É só ir à Cardiga e escolher produto top.

Anónimo disse...

O Prof. Hugo foi "eleito" para a Direcção da Escola da Freixianda pelo Ministério da Educação, bem como os outros directores o foram, porque não houve eleições na tal Escola.

O Prof. Hugo é Professor do quadro de uma Escola de Lisboa.

Logo cai pela base o argumentário do boy xuxa de 25 de Janeiro de 2011 09:14 (ou será o xuxa ferreira das farturas a escrever este comentário?).

HC disse...

Caro Prof. Rebelo,

Acerca do argumento de que o PS não tem projecto (o que não é verdade, o meu caro amigo tem é uma visão diferente sobre o assunto, que não é a minha nem a oficial do PS) escreverei no meu blogue um texto sobre o assunto se entretanto tiver tempo, tempo esse que esta semana está bastante reduzido.

A razão deste comentário é apenas o de constatar que, apesar de ter activada a moderação de comentários, continua a permitir que alguns apareçam que nada trazem de novo à discussão, mas que são apenas insultos e falsidades como no caso deste anónimo "mega".

Que me chamem todos os nomes que quiserem por razões políticas, é-me indiferente e normalmente até acho piada - mas que entrem no campo profissional do qual sou muito zeloso já me custa a aceitar, ainda mais vindo de pessoas que sabem estar a mentir, e cuja linguagem e forma de estar é a dos cobardes sem rosto.

Alerto-o apenas porque, ao permitir que isso se faça no seu blogue em relação a terceiros, é a si que essas calúnias vinculam, além de o desprestigiarem a si e a este espaço.

com os melhores cumprimentos,

Anónimo disse...

"O Prof. Hugo foi "eleito" para a Direcção da Escola da Freixianda pelo Ministério da Educação, bem como os outros directores o foram, porque não houve eleições na tal Escola.
O Prof. Hugo é Professor do quadro de uma Escola de Lisboa."

É verdade!
Confirmado pelo silêncio do próprio!

Anónimo disse...

Houve eleições na Escola da Freixianda no ano passado.

Anónimo disse...

E como é que o jovem Hugo já é do quadro de uma escola de Lisboa há vários anos e outros colegas,professores há mais tempo e com notas mais altas ainda andam a calcorrear a região e/ou o país?

Eu só quero perceber,porque sou muito burro.

Mas,trocadinho por miúdos,bem explicadinho,chego lá.

Anónimo disse...

AO SENHOR DR. CRISTOVÃO OU A BEM DA DEMOCRACIA APENAS "SENHOR CRISTOVÃO":
LAMENTAVELMENTE O SENHOR TEM E TERÁ SEMPRE TIQUES A ROÇAR A CENSURA ANTI-DEMOCRÁTICA. QUE EU SAIBA NÃO O OFENDI NEM USEI LINGUAGEM MENOS PRÓPRIA E INDIGNA DE FIGURAR NESTE BLOGUE POR ISSO O DOUTOR REBELO DECIDIU E BEM AUTORIZAR A PUBLICAÇÃO DE UMA ESTROFE DO MEU PENSAMENTO. O QUE ESCREVI FOI UM PEQUENO DESABAFO. OUVI ONTEM A CONVERSA QUE TEVE COM O SENHOR REBELO NO CAFÉ E SINCERAMENTE NÃO SEI SE É ELOGIO PARA SI MAS CADA VEZ ESTÁ MAIS PARECIDO COM O SENHOR RELVAS NO MODO DE DIZER, NO MODO DE PENSAR E NO MODO DE FAZER - TENHO A MINHA OPINIÃO SOBRE TODO O PERCURSO ACADÉMICO E PROFISSIONAL DO SENHOR RELVAS E NÃO ABONA NADA A FAVOR DELE. ALIÁS TOMAR ESTÁ COMO ESTÁ PELO VERGONHOSO COMPORTAMENTO DO SENHOR RELVAS NO USO E ABUSO DOS DINHEIROS ALHEIOS (EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS. AGORA NÃO HÁ VOLTA A DAR POR ISSO SINTO MUITO DIZER QUE O SENHOR CRISTOVÃO DEVERIA APRENDER E MUITO COM O SENHOR REBELO (PAUSADO, MADURO, SAPIENTE E PONDERADO) E ESQUECER O SEU PADRINHO SENHOR FERREIRA E O SEU BENCHMARK SENHOR RELVAS.
SE O SENHOR REBELO TEM O MELHOR E MAIOR BLOGUE DE TOMAR É PORQUE TAMBÉM PUBLICA AQUILO QUE OS OUTROS PENSAM SEM OFENDER A DIGNIDADE DAS PESSOAS E A ISSO CHAMA-SE "BOM-SENSO DEMOCRÁTICO" CARACTERÍSTICA QUE O SENHOR CRISTOVÃO NUNCA TERÁ NA SUA VIDA POLÍTICA APESAR DA AINDA CURTA CARREIRA.
RELEMBRO-LHE QUE EM TEMPOS O SENHOR CRISTOVÃO INDAGOU UM JOVEM APOIANTE DE OUTRA FORÇA POLÍTICA NO SENTIDO DE O DESMORALIZAR AQUANDO DA MANIFESTAÇÁO DOS SEUS DIREITOS CÍVICOS (PARTICIPAÇÃO ACTIVA NUMA CAMPANHA ELEITORAL). RELEMBRO-O QUE LHE DISSE: "O QUE ANDAS A FAZER AQUI?"
SENHOR CRISTOVÃO ATÉ PARECE QUE POR NÃO ESTAR DO SEU LADO E NÃO TER A SUA EXPERIÊNCIA POLÍTICA O DITO JOVEM NÃO TERIA CONDIÇÕES DE PARTICIPAR NUMA CAMPANHA ELEITORAL.
POR FIM SÃO ESTAS COISAS QUE O SENHOR REBELO DEVERIA SABER QUANDO CHAMA DE AMIGO AO SENHOR CRISTOVÃO MAS QUEM SOU EU DOUTOR REBELO QUEM SOU EU.

MEGA MASSA PRO!

Anónimo disse...

Isso é que é obediência.

O capataz falou grosso e o lacaio esmerou-se.

Assim tá bem,assim é que é.

Bem hajam.

Anónimo disse...

Tanto ódio, tanta inveja, tanta mentira!

Sr. Rebelo tenha dó, se quer ter melhores leitores, liberte-os do lixo que aqui vêm deitar!

Ana disse...

Senhor Rebelo se eu fosse a si ia verificar o filtro de Spam que eu acho não estar muito bem calibrado...

Atenciosamente
Ana

Anónimo disse...

Aí estão os peões a reclamar protecção para os capos...

Fidelidade de "boby"!

Anónimo disse...

Definitivamente estes José Neto, Jorge Cosme e Laura Rocha sofrem da mioleira e nem um internamento na ala de psiquiatria lhes resolverá o problema.

Se têm algum problema mal resolvido com o Hugo Cristóvão, porque ele eventualmente os derrotou democraticamente no PS, voltem a tentar a sorte em próximas eleições.

No entretanto larguem o osso.
Essas doenças tratam-se.
Bem sei que parece difícil, para quem andou tantos anos como vocês na extrema esquerda e não lhes perdeu o jeito de pintcha paredes e de mandar as pedras em covarde anonimato.

Mas trinta e cinco anos depois, que raio, ganhem juízo ou internem-se.