domingo, 2 de janeiro de 2011

IMAGENS TOMARENSES DE FIM DE SEMANA


Para que servirão estes dois painéis informativos, afixados na fachada norte do encerrado mercado? Se a esmagadora maioria chega ao recinto pelo lado oposto; se entrando por este lado não há como se perder; se a tenda é tudo quanto há de mais simples, para quê tanta flechinha, uma de cada cor? Para dar a ideia que aquilo é bastante complexo? Ou as placas serão apenas para enfeitar? Em todo o caso é realmente vontade de complicar o que é simples, aproveitando para estragar dinheiro.

Após várias chamadas de atenção e mais de seis meses, lá se resolveram finalmente. A sinalização dos Pegões naquele desvio junto ao Convento está agora bem visível. Tarde é o que nunca vem! E oxalá continue assim!


Um mês após o tornado, pelas bandas da Mata Nacional ainda estamos assim. Mata encerrada por razões de segurança; árvores derrubadas a aguardar remoção; muro à espera de reparação (quando houver verba e vagar); estacas para colocar umas chapas, a título de vedação provisória, a qual irá durar para aí uns cinco anitos. Pelo menos...


Entretanto, quem é que estava aí a dizer que no Convento de Cristo assim que passou a haver frades, passou a haver também casos de sodomia?! Más línguas! Herejes! Incréus! Jamais isso aconteceu! Conforme os classificou Frei António de Lisboa, no século o tomarense António Moniz da Silva, formado nos Jerónimos esapnhóis e confessor de D. João III -eram noviços ignorantes.
Aquela laje divisória, na vertical entre as duas janelas, não era nada para evitar actos dessa natureza. Destinava-se apenas a evitar correntes  de ar. E a matar as moscas que passavam assim mais rente à parede. Batiam com a cabeça na lage e já estava. Lá iam elas...

4 comentários:

Anónimo disse...

http://www.radiohertz.pt/?pagina=noticias&id=4944

Leio e releio esta notícia e não a entendo. A Câmara estabelece um protocolo para financiar a recuperação/reconstrução de edifícios a 10 munícipes?? E quais são? mas são só DEZ em 400?? 250.000 Euros a dividir por 25.000 = 10!
Deve ser engano ou então o que é???
O Presidente Corvelo enganou-se: E os 10 Milhões que pediu ao Ministro da Administração Interna?!...
Isto está mal explicado. Acho eu. Ou sou eu, que alentejana confessa, tenho os neurónios cada vez mais bloqueados!

Luis Ferreira disse...

Para esclarecimento

Permitam-me transcrever a notícia:

"Este apoio dirige-se a cidadãos, famílias, empresários em nome individual e empresas que, no âmbito da catástrofe natural ocorrida na região, possam
proceder à reparação possível de todos os danos causados por esta intempérie. Designa-se Linha de Crédito BES/MUNICIPIO DE TOMAR SOLIDARIEDADE DEZEMBRO 2010 e prevê a disponibilização de 250 mil euros para o concelho de Tomar.

O montante máximo de financiamento por família, empresário em nome individual ou empresa é de 25 mil euros, tendo os contratos um prazo máximo de 12 anos. A taxa de juro será correspondente à Euribor semestral (180 dias) sem qualquer margem. A Câmara Municipal será responsável por apresentar ao BES a proposta de candidatura dos interessados, que devem dirigir-se aos Serviços da autarquia, concretamente à DATI - Divisão Administrativa e de Tecnologias de Informação, para tomarem conhecimento do protocolo e preencher a ficha de candidatura ao crédito."

Trata-se de um apoio Máximo de 25000€, logo pode ser menor e assim envolver mais famílais.

Naturalmente que as famílias candidatas têm de ter condições para receberem o crédito, que será avaliado pela instituição bancária,logo nem todas as famílias estarão nas condições requeridas.

Para as famílias mais carenciadas está a autarquia a estabelecer a sua estratégia de apoio, sob a orientação dos respectivos serviços sociais, aos quais se devem as famílais dirigir ou serem aconselhadas a dirigirem,por quem saiba de "necessidades escondidas".

Todos somos poucos para ajudar quem, neste momento, precisa de um caminho.

Mantem-se activa a perspectiva de apoio às empresas (11 afectadas), através do IAPMEI, cujo aviso de abertura de candidatura se espera para as próximas semanas.

Quer num caso, quer noutro trata-se de CANDIDATURAS, que os serviços da autarquia apoiarão.

Mais esclarecimentos no Gabinete da Presidência pelo 249.329.810

Anónimo disse...

Não é imagem de fim de semana. Mas é a "imagem" de Tomar obtida na última semana do último ano: falo da reunião da Assembleia Municicipal de dia 29. Transmitida pela Hertz e gravada em video (visivel em Sapo local-Tomar). Vale a pena ver pelos ausentes (Relvas), pelo entretenimento inicial de Vitorino com o telemóvel, pela elevação geral,etc, etc. Um retrato de Tomar ou porque chegámos aqui!
Pedro Miguel

Anónimo disse...

Vai ser a galhofa total se vossa excelência provedor da urbe nabantina os tiver no sítio para se apresentar às urnas em 2013. Acho que até lhe dou o meu voto, um voto de mesericórdia... :)