sábado, 22 de janeiro de 2011

RECORDAÇÕES DOS TEMPOS DE GLÓRIA...

Nos anos 70 do século passado, Tomar vivia uma época áurea. Era dos principais centros militares do país. Tinha o RI15 (único que ainda resta), o Quartel General da Região Militar Centro, o Hospital Militar, a Farmácia Militar, a Banda Militar e a Fanfarra, a Messe de sargentos e a Messe de oficiais. Após as refeições e aos fins de semana, o Café Paraíso era a verdadeira sede do poder local, então tutelado por Lisboa.
A foto acima mostra um detalhe do antigo Quartel de S. Francisco, do RI 15, onde mais tarde, já depois do 25 de Abril, funcionou o Tribunal Militar, entretanto extinto.
Eis o que resta da outrora sumptuosa Messe de Oficiais, onde Lobo Antunes aboletou antes de partir para Angola e onde, segundo disse numa recente entrevista, concebeu uma filha.
Segundo informação recente de Corvêlo de Sousa, no terreno agora vago vai a Câmara instalar um parque de estacionamento para autocarros de turismo.
Do antigo Quartel General, instalado do Palácio Alvaiázere, onde agora funcionam os registos e o Tribunal de Trabalho,  resta a antiga casa da guarda, agora neste estado calamitoso, apesar de Património do Estado...
Mesmo ao lado, a antiga garagem para as viaturas ao serviço do senhor general comandante da Região Militar, entretanto transformada em armazém, oficialmente chamado "Arquivo das Finanças de Tomar"

Vão longe os tempos em que até houve verbas disponíveis para instalar uma rede subterrânea de comunicações militares, entre as novas instalações do Regimento de Infantaria 15, o quartel General e o Hospital Militar. Com o encerramento destas duas últimas unidades, ficou-nos a rede, com as caixas de visita ostentando o emblema das transmissões militares, que actualmente não serve rigorosamente para nada.
O que Tomar já foi, o que é, e no que se está a transformar...

1 comentário:

Anónimo disse...

TOMAR
Por quem os sinos dobram...