terça-feira, 26 de julho de 2011

AUTÁRQUICAS 2013: Começaram as grandes manobras

A recente e folgada eleição de Anabela Freitas, como sucessora de Hugo Cristóvão (que a apoiou) marcou o início das grandes manobras preparatórias das eleições locais, previstas para finais de 2013. Inteligente, trabalhadora, boa oradora e profissional competente, a nova líder do PS tomarense poderá vir a acrescentar à política tomarense três condimentos que bastante falta lhe têm feito: realismo, intuição feminina e amabilidade maternal. Claro que, como acontece com todos os outros políticos, dirigentes partidários ou não, também tem handicaps terríveis, no cerrado microcosmo político nabantino. Dois, sobretudo: a estranha mancebia PSD/PS, que nunca criticou, e o facto de ser considerada em geral como "pau mandado" de Luís Ferreira, mentor do PS local e seu companheiro "no civil". Resta saber como e se os vai conseguir ultrapassar, ou pelo menos esbater.
Em qualquer caso, a nova líder concelhia dos socialistas já demonstrou estar atenta à realidade local e consciente do grave momento que atravessamos. Em recentes declarações à Rádio Hertz, disse ter duas prioridades: a preparação das autárquicas de 2013 e a abertura do PS à sociedade, incluindo aos que nem são filiados ou simpatizantes do partido.  Trata-se, quanto a mim, de uma excelente escolha, que poderá vir a proporcionar óptimos resultados, se implementada com garra, com coragem, com abertura total e, naturalmente, com inquestionável transparência.
Abrir o partido à sociedade em geral, incitando os cidadãos eleitores geralmente alheados da política partidária a participar de modo activo e decisivo, eis a mais recente tendência por essa Europa fora, face aos novos desafios colocados pela ruptura civilizacional que estamos a viver. Em França, que nestas coisas costuma ir sempre uns passos mais à frente desde Julho de 1789, o PS já organizou e vai realizar eleições primárias, destinadas a escolher o candidato a apoiar pelos socialistas nas presidenciais do próximo ano. Até aqui nada de novo, uma vez que já nas eleições anteriores houve primárias no PSF. A novidade reside no facto de, desta vez, nelas poderem votar todos os cidadãos eleitores, incluindo os que não são sequer simpatizantes, desde que no acto de votar mostrem o cartão de eleitor e o bilhete de identidade (ou equivalentes), cujo número será registado para evitar fraudes eventuais, e paguem um euro para ajudar às despesas com o escrutínio.
Parece-me uma ideia excelente, tanto para o PS como para as outras formações políticas locais que venham a ter a coragem de também a adoptar. Teria a enorme vantagem de associar  desde o início os eleitores à escolha dos candidatos, acabando assim com a usual "selecção interna em circuito fechado", cujos lamentáveis resultados são conhecidos de todos. E que nem sequer se podem considerar inesperados, porquanto no âmbito do método usado até agora, em que só votam os elementos dos órgãos partidários, o que se escolhe não é a competência, a audácia, a honestidade ou a efectiva capacidade de liderança, mas apenas a fidelidade canina aos chefes partidários. Como de resto é patente em Tomar.
Conseguirá Anabela Freitas, graças às qualidades que todos lhe reconhecem, coragem para acabar com semelhante espartilho, indigno da actual realidade sociológica? 2013 é já ali adiante...

7 comentários:

Anónimo disse...

Ah Grande Rebelo!

Já te estás a preparar para te escolherem a ti?

Gostavas, não era?

Estás a fazer-te ao piso...

Cantoneiro da Borda da Estrada disse...

"Nasceu e vive em Tomar". Muito importante!

Experiência política... não lhe deve faltar. Na AR aprende-se muito da vernácula política portuguesa. Penso eu, que nunca lá estive; mas confesso que era cargo que muito gostaria de ter exercido. Foi-se...

Dizem que as mulheres trazem à política dimensão mais humana, responsável e transparente. Talvez. Para já o Dr. Rebelo concede-lhe todos os benefícios e parece augurar-lhe futuro radioso... - é de desconfiar?

Se a Senhora me pedisse conselho, dizia-lhe para traçar um plano conducente à junção de todos os cacos do PS, bastante esmigalhado em Tomar. Chamaria à conversa (séria e responsável) o líder dos Independentes, o "vagabundo" Eng. Bruno Graça (que pena não fazer parte de um executivo!...); convidaria o Dr. Corvêlo de Sousa para cabeça de lista à Assembleia Municipal (tão mal tratado é no PSD), e....

exigiria... ao pessoal do BE que se deixasse de tretas e colaborasse com o PS na construção de uma alternativa de esquerda para o concelho.

Se é verdade que não nutro qualquer simpatia e esperança políticas pelo actual Secr.Geral do PS (para mim depois de José Sócrates, só o meu Zézito), não nego que gostaria de ver derrotado, na minha terra, em toda a linha, o jagunço político, hoje Ministro Ass. Parlamentares e mais não sei o quê.

A esquerda em Tomar devia ter vergonha de se ter deixado cair na irrelevância pelas manobras oportunistas desse senhor. Como foi possível?

Pois. A questão é mesmo essa: a da "ESTRANHA MANCEBIA PSD/PS", agora reforçada com a eleição de A. Seguro.

Porque será que não posso com este senhor? Não me parece sincero quando fala, o seu falar projeta espírito velho, frases velhas, esquerdume ressequido. E tão igual em falta de credibilidade ao "farsolas" PPCoelho
(assumo o entre aspas).

Não sei explicar bem porquê, mas esta Senhora imspira-me alguma expetativa positiva.

Mas aquela do «seu companheiro no "civil"»...

E se ela se "divorciasse"?!

(Estou a brincar)

Ai... que saudades do meu Zézito! Um Diamante! Outra loiça! A direita e esquerda velhas até roncavam de ódio -e até sabia ler no Teleponto!

Anónimo disse...

Anabela, amiga, o Rebelo está contigo!
PS o voto (autárquico) que apetece (ao Rebelo)!!!
Em 2013 lá estaremos com a Anabela e o Luis!!!!
Nõa é Rebelo?!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Afinal é PSD com Relvas ou PS com Anabela? . . .

Será que tendo em conta a concorrência que se adivinha para os lados da laranja, Rebelo prepara-se para colocar a rosa na lapela? . . .

Como já dizia o meu avô:
- Viva o rolha e quem o apoiar!

AA

Anónimo disse...

Lista de salvação nacional para a autarquia tomarense:

Candidatos:
António Rebelo
Sérgio Martins
Bruno Graça

Mandatário:
Medina Carreira

Anónimo disse...

Disparates de uma ponta a outra. Incapazes e calões.
Oportunistas de vão de escada.
Instituições autistas.
Políticos da treta sem formação, instrução, organização, e amor pela cidade......Feliz 2013.

Alfredo Martins Guedes - Entroncamento disse...

A NOVA CONCELHIA DO PS/TOMAR

(COMISSÃO POLÍTICA OU CORTEJO NUPCIAL ?

Confesso aos meus caros leitores que gosto do jornal “O Templário”. Para bem me informar, dedico normalmente cerca de 1 hora de leitura em todas as suas edições. Curiosamente, por razões que se prenderam com a notícia sobre a eleição da nova comissão política do PS/Tomar, e dado o extenso rol de nomes que passaram agora a fazer parte do séquito da senhora Anabela Freitas, tive de gastar mais uns bons vinte minutos, dada a dificuldade em contar todos os militantes que constavam da respectiva lista, então dada à estampa na página 18 deste mesmo semanário!

Tantos são eles!... Ultrapassam a mítica barreira das 8 dezenas! Disse bem. São mais de 80 elementos!!! Será que (AF) vai ter trabalho para dar a toda esta gente? Se é certo que uma senhora precisa de mais atavios… que um homem para liderar uma mísera comissão partidária concelhia, também não será menos verdade se dissermos que ela não necessitaria, (digo eu) - de lá ter encaixado a quase totalidade dos militantes socialistas tomarenses!

Anteriormente ao consulado de Gorbathove, era tabu falar-se em desemprego, na então chamada União Soviética! Para tamanho “milagre”, em terra de ateus, dizia-se que muito contribuiu aquela famigerada regra dos 100 trabalhadores para apenas 1 posto de trabalho! Bem longe do carisma dos socialistas soviéticos, que na era pós-muro de Berlim se renderam incondicionalmente aos reais ditames impostos pela economia de mercado, visto que arrepiaram caminho, os socialistas tomarenses continuam ainda hoje a situar-se bem para lá das famosas “Portas de Brandeburgo!”