quinta-feira, 7 de julho de 2011

Rumo ao centro da Europa


Os leitores que realmente gostam de informar-se, no sentido de tentarem conhecer melhor o mundo onde todos vivemos, compreenderão que me desloque outra vez da extrema periferia linda, mas pobre, retrógrada,  e esbanjadora, rumo ao centro da Europa. Para visitar, observar, comparar, indagar, conversar, tendo como objectivo colher recursos para a posterior elaboração de ideias que saiam um pouco dos caminhos já tão batidos. E que possam eventualmente vir a ser necessárias para sairmos do actual pântano nabantino. 
Bruxelas, Antuérpia, Lovaina, Gand, Bruges, Colónia e uma parte do Vale do Reno, são as etapas previstas. Tudo com vagar. A pé, de metro, de autocarro, de comboio ou de barco, excepto as viagens Lisboa/Bruxelas/Lisboa, na TAP.
Dia 16 conto estar de regresso, de forma a retomar o contacto com os leitores a 17. Até lá, desejo do fundo do coração o melhor para todos (mesmo para os que me detestam). Para os residentes ou forasteiros em Tomar, oxalá tenham uma boa festa, com as alegrias possíveis no actual contexto.
Tenho muita dificuldade em entender ou aceitar que, numa altura em que há cada vez mais casos de penúria e de fome, tanto no país como na cidade e  no concelho, a autarquia ofereça aos convidados, no próximo domingo e no salão nobre dos Paços do Concelho, um buffet gratuito para 500 pessoas. Na actual situação, parece-me um insulto à pobreza e ao bom-senso. Estarei a ver mal?

9 comentários:

simões lopes disse...

gatunos. Corvelo não presta, Carrão não presta a coligação e o elenco são uma vergonha. Quem paga? Andaram centenas de pessoas a trabalhar de borla na festa para virem uns quantos encher a pança à nossa custa

Anónimo disse...

Boa viagem. Cuidado com as "mulas" indigestas...

Anónimo disse...

Meu caro, Gand (fr) ou Gent (nl) tem tradução para português como Gante. Vem do latim Gandia.

Anónimo disse...

"
Tenho muita dificuldade em entender ou aceitar que, numa altura em que há cada vez mais casos de penúria e de fome, tanto no país como na cidade e no concelho, a autarquia ofereça aos convidados, no próximo domingo e no salão nobre dos Paços do Concelho, um buffet gratuito para 500 pessoas. Na actual situação, parece-me um insulto à pobreza e ao bom-senso. Estarei a ver mal?
"

Como sempre, com a má língua...
Então isto não será um bodo aos mais carenciados, tipo "sopa dos pobres"?...

Anónimo disse...

Contra as agências de notação, marchar, marchar
É lindo ver o país unido, o presidente a colaborar activamente com o primeiro-ministro, os economistas indignados, os comentadores unidos em volta do governo, os donos da comunicação social a puxar pelo país, já só faltam manifestações de motards na Baixa de Lisboa e procissões a exigir que os malditos notadores sejam queimados no Terreiro do Paço tudo isto devemos à Moody’s, a mesma Moddy’s contra a qual um país quase unido e reunido depois do apelo presidencial começa a marchar.


O PSD cumpre a sua promessa de sempre, uma promessa defendida por Ferreira Leite e repetida nos discursos presidenciais, uma promessa mantida por um Passos Coelho contrário a esqueletos conservados em armários cheios de bolas de naftalina. O país foi confrontado com três verdades há muito escondidas dos seus indígenas, há uma crise de dimensões europeias, há uma guerra entre duas zonas monetárias e as agências de notação não só estão ao serviço dos lucros do capital como são americanas e defendem o seu dólar ao mesmo tempo que tudo fazem para afundar o euro.


Agora que todos sabemos a verdade, uma verdade que andava escondida há tanto tempo, devemos unir-nos em torno de Passos Coelho e Cavaco Silva nesta luta nacional, devemos marchar juntos contra as adversidades externas, contra esse maldito inimigo que vem de fora. É mesmo verdade que nos querem tramar e só nos resta fazer tudo o que o Pedro quer e o Gaspar sugerir, devemos unir-nos e apoiar a aplicação do acordo com a troika, não podemos pestanejar na hora de apoiar todas as antecipações e radicalizações, temos de declarar todo o apoio ao próximo orçamento e consequentes PEC ainda antes de os conhecer.


E porque não organizar uma grande manifestação nacional de putos, jovens, gente de meia-idade e de cotas conta as agências de rating? Cavaco até poderia aproveitar o seu próximo discurso ou comunicação de férias ao país, talvez mesmo usar a sua página no Facebook, para apelar ao sobressalto colectivo e se não é dado a participar em manifestações até pode mandar os filhos e netinhos, se no ano passado foi mostra-lhes os Açores, agora poderia mostrar-lhes o buraco em que estamos metidos.


Agora que tudo nos une, que o PSD revelou toda a verdade e que Sócrates faz jus ao seu nome e foi filosofar para Paris porque nos ares da Grécia andam demasiadas pedras pelo ar para momentos de reflexão filosófica, podemos unir-nos em nome da salvação nacional e marchar contra as agências de notação rapidamente e em força. E se quando marchámos contra os espanhóis em Aljubarrota contávamos com a ala dos namorados, agora també poderá ficar para a história a ala dos sacanas, dos sacanas que se excitavam com cada baixa na notação, os sacanas que alertavam para a bancarrota sem conseguirem esconder que era isso que desejavam, os sacanas que muito antes da última notação da Moddy's defendiam os seus pressupostos, os sacanas que muito antes dos especuladores quiseram colar Portugal à situação da Grécia, os sacanas que elogiavam a Irlanda dizendo que esta tinha feito o trabalho de casa, os sacanas que muito antes de Passos Coelho ser mais radical do que a troika já eram mais radicais do que a Moody's.

http://jumento.blogspot.com/2011/07/contra-as-agencias-de-notacao-marchar.html

Anónimo disse...

Entao um tomarense dedicado como vossa excelencia nao fica para o cortejo da Festa Grande ?

Paulo Gracio

Anónimo disse...

Oh dr. Rebelo! Ir para a Belgica "colher ideias"? Eles tão endividados como esta "periferia pobre", no seu dizer. Em risco de se dividir em dois e sem governo há um ano...Fosse Portugal ou Grécia e já tinha havido expulsão da UE pela certa. Diga antes que foi dar um passeio, gozar a reforma a que tem direito e porque, malgré tout, para a sua geração isto nunca esteve tão bom. Quanto ao buffet camarário, concordo. Uma afronta a todos.

Anónimo disse...

"
Diga antes que foi dar um passeio, gozar a reforma a que tem direito e porque, malgré tout, para a sua geração isto nunca esteve tão bom.
"

Pois é... há que aproveitar enquanto dura e a troika não chega aos "direitos adquiridos" dos aposentados da administração pública.

Anónimo disse...

Periferia pobre, esbanjadora? O senhor desloca-se para um país que tem as luzes das autoestradas ligadas de noite, muitas delas vazias, como julgo saber, e por todo o lado: Virton, Louvaina, Bruges, Bruxelas, etc.E é só um exemplo. Já viu as pensões dos belgas? E o que é que trabalharam? Conhece alguma marca notável belga? Vai dizer-me a falida Sabena, não? Quer fazer comparação com a Europa? Olhe mais vale um tomarense trabalhador do que 1000 belgas esbanjadores e pobres de espírito. Faço-lhe notar que se existe desenvolvimento na Europa foi graças aos milhares de trabalhadores emigrantes que saíram do país e fizeram crescer esses países, ditos economicistas mas que esbanjam muito mais que nós e basta dizer que Bruxelas subsiste graças às contribuições que toda a Europa lhe dá pois esta, desde que perdeu as colónias não produz absolutamente nada! Apenas doutrina legislativa. Parece-me é que não percebe nada do nosso país onde ainda existe gente muito trabalhadora que vai contribuindo para pagar a sua pensão e a de muitos.