quarta-feira, 27 de julho de 2011

Candeia que vai à frente...

Poderá ter parecido prematuro o post anterior, uma vez que as próximas autárquicas apenas vão ter lugar em Outubro de 2013. Em democracia há liberdade de opinião (e ainda bem!), o que não implica ter sempre razão. Neste caso da futura escolha de cabeças de lista, afirmar ser ainda demasiado cedo parece-me ignorar três coisas: 1 - Que na política portuguesa-sobretudo em Tomar- há apenas dois andamentos -muito devagarinho e parado; 2 - Que ainda ninguém sabe qual o ordenamento jurídico exacto da futura consulta eleitoral -idêntico ao das anteriores? O candidato mais votado escolhe um executivo homogéneo e do seu agrado?; 3 - Que as outras duas formações actualmente representadas no executivo podem muito bem vir a decidir, a qualquer momento, organizar também uma eleição primária, aberta ou não a todo o corpo eleitoral concelhio, para escolha do melhor cabeça de lista, pelo que, nestas coisas políticas como no resto, "candeia que vai à frente, alumia duas vezes". Tal como nas filas de espera -Primeiro chegado, primeiro atendido.
Em relação a este terceiro ponto até já há pelo menos um indício importante nesse sentido. Nas declarações à Rádio Hertz, no primeiro programa "À mesa do café", Miguel Relvas foi claro. Disse ser importante e indispensável que os partidos se abram à sociedade civíl. O que de resto foi feito e está bem visível no actual elenco governativo, no qual vários independentes ocupam lugares de primeira linha.
Cabe naturalmente aos filiados e aos órgãos eleitos de cada formação política encontrar as melhores formas de melhorar o funcionamento da tão dolente democracia representativa a nível concelhio e nacional.  A recente eleição de Anabela Freitas, ainda que perfeitamente transparente, mostra bem a pobreza franciscana que reina entre os próprios socialistas nabantinos, fruto de variadíssimos percalços, entre os quais avulta a muito contestada mancebia política de conveniência no seio do actual executivo autárquico. Que dos apregoados 400 inscritos na secção de Tomar do PS, apenas 100 = 25% do total tenham considerado útil exercer o seu direito de voto, não augura nada de bom para a refrega eleitoral de Outubro de 2013. Mas ainda há tempo para trilhar novos caminhos. Oxalá haja também audácia suficiente!

Sem comentários: