quinta-feira, 7 de julho de 2011

RESENHA DA IMPRENSA REGIONAL DESTA SEMANA

Como habitualmente nestes últimos anos, O RIBATEJO inclui pouca matéria sobre o nosso concelho. Esta semana apenas uma peça sobre a Festa dos Tabuleiros. Em contrapartida, derrapou inadvertidamente na língua pátria, na verdade muito escorregadia. Leia-se, ao alto da página, o título "Moita anuncia mais milhões: vão vir aí charters de cavalos". Além da curiosa construção frásica "vão vir aí", em vez de "virão" ou "vêm aí", aquela dos "charters de cavalos" é um bocadinho desviante. O usual seria "charters com cavalos", tal como já vêm há muitos anos com turistas para o Algarve, por exemplo.
Bem recheado está o CIDADE DE TOMAR, com oito temas anunciados só  na primeira página e muitos mais no interior. Destes, especial referência para dois munícipes/reclamantes, na reunião do executivo do passado dia 30 de Junho. Alcino Gonçalves, proprietário e residente num prédio recuperado na Rua de Pedro Dias, foi queixar-se do ruído nocturno provindo de um restaurante confinante, com esplanada no logradouro. Afirmou que o citado estabelecimento, ao que consta, nem licença tem para levar a cabo espectáculos musicais, o que não o impede de os apresentar noite dentro. Disse depois que continua a aguardar resposta a vários requerimentos sobre o assunto, datados de Fevereiro de 2009 e que, tendo apelado à ASAE e à PSP sem resultados substantivos, numa recente noite de barulho decidiu entrar no estabelecimento e pedir ao proprietário que desligasse o som, pois caso contrário partiria os altifalantes "corneta", em virtude do que  é agora "arguido num processo de queixa-crime por ameaças".
Ainda na mesma reunião, o cidadão João Cabral  exigiu uma vez mais à autarquia o pagamento de obras de reparação num seu prédio, danificado aquando da empreitada dos acessos à Ponte do Flecheiro. Segundo afirmou, o presidente da edilidade disse-lhe na altura para mandar fazer as ditas obras, que a câmara depois efectuaria o respectivo reembolso. Tal não tendo até agora acontecido, João Cabral ameaçou que, caso a autarquia não liquide tal débito, como prometido, entrará com um processo judicial contra o próprio cidadão Corvêlo de Sousa. Numa atitude cujos parâmetros continuam por explicar cabalmente, Corvêlo de Sousa resolveu então abandonar a reunião, delegando o assunto no seu vice-presidente Carlos Carrão. Indício de que vai mesmo abandonar a cadeira do poder nos próximos tempos?
Tanto num caso como no outro, detalhados na página 5 de CT, nota-se que no actual executivo vai tudo bem e nem sequer há atrasos nas respostas aos problemas dos munícipes. Ainda bem que assim é! Afinal rir ainda continua a ser o melhor remédio para a angústia existencial.
"PSP reforça meios para garantir segurança", titula O TEMPLÁRIO, a propósito das medidas excepcionais, previstas pela PSP para o próximo fim de semana, sobretudo na tarde de Domingo, devido ao Cortejo dos Tabuleiros. Pela primeira vez, até haverá um helicóptero, para permitir à autoridade ver as coisas como elas deveriam ser sempre vistas: de longe e de cima, para evitar mal entendidos.
Surpreendente é a notícia da página 7 do mesmo semanário, intitulada "Câmara de Tomar vai indemnizar comerciantes do mercado". Trata-se, refere o texto, da proposta dos IpT, aprovada pelo executivo na sua reunião do passado dia 30 de Junho. "...O montante e a forma de atribuição ainda não estão definidos e estarão em cima da mesa numa reunião de trabalho a agendar pelo presidente da câmara com os restantes vereadores." Nestas condições, julgo que o título da notícia devia ser  "Câmara faz constar que vai indemnizar comerciantes do mercado... após reunião ainda a combinar e quando para tal tiver cabimento orçamental". Ficavam os comerciantes contentes na mesma, porém com muito menos ilusões. Se é que ainda as têm.
À altura das suas melhores tradições, O MIRANTE faz manchete com a festa tomarense, incluindo ainda uma chamada de primeira página com o estranho caso da intervenção alvoraçada do vice-presidente Carrão, atacando os socialistas, a quem acusou de deslealdade. Dado o tempo entretanto decorrido, sem quaisquer efeitos práticos, continua pertinente o que aqui se escreveu em tempo oportuno. Tratou-se de mais uma tempestade num copo de água, a tentar fingir que está o  pântano local agitado, assim do tipo "Ou me seguram, ou faço uma desgraça!" Vai-se a ver, ninguém segurou ninguém e também não houve desgraça alguma, pois cada qual tem necessidade de assegurar o pão de cada dia. Sobretudo agora, que os tempos não estão para aventuras.
Por falar em aventuras (políticas, entenda-se!), uma modesta local na página 25 pode bem vir a abrir as hostilidades para as autárquicas de 2013. Dela consta que Anabela Freitas ex-deputada é putativa sucessora de Hugo Cristóvão na direcção oficial do PS local "perfilando-se como possível candidata pelo partido às próximas eleições autárquicas." E no parágrafo seguinte: "Nas hostes do PSD, também Carlos Carrão se desenha como o próximo candidato à presidência do município, apesar do actual presidente... ...negar que vai deixar a cadeira antes do final do mandato." A mais de dois anos de distância e já estamos assim?! Isto promete, não haja dúvidas.

2 comentários:

Um pai envergonhado e cheio de dividas disse...

Na feira das vaidades que se transformou a FESTA GRANDE e em que há sempre um pseudo professor Garcia à espreita de uma Câmara de TV, ou um padre ou bispo para bajular e um Vital a carregar pianos não sai para os jornais o que devia sair. os pais das crianças para não parecer mal nas escolas e se equiparerem aos pais dos meninos ricos que se transformou IN levar o tabuleiro, com o paizinho, mãezinha, avó e empregada no cortejo ( basta ver a miséria do face book) mas como ia dizendo os pais das crianças pobres, pagaram tudo, tudo do seu bolso, gastam em média500 euros e hoje não há dinheiro para os bens essenciais e há aí muito calote por via da festa da partilha. Deem uma volta e falem e vejam - desfilaram mas agora não há para leite os yogurtes. Porque razão a Comissão que explora vendedores até tutano não comparticipou na vestimenta e na feitura dos tabuleiros do petizes?

carlos silva disse...

LEVARAM O DINHEIRO DOS TERRADOS E AGORA DIZEM QUE NÃO ESTAO NO MELHOR SITIO

DEVOLVAM O DINHEIRO SEUS VIGARISTAS

TOMAR - Comissão Central da Festa admite fracasso na colocação dos feirantes no Parque de Santa Iria


A Câmara Municipal de Tomar está à margem da atribuição de espaços para os feirantes da Festa dos Tabuleiros. Esta garantia foi dada à Hertz, na tarde desta quinta-feira, pelo vereador Carlos Carrão. Confrontado, precisamente, com as críticas dos comerciantes que estão situados no Parque de Santa Iria - que se consideram à margem da Festa e claramente prejudicados face à verba que desembolsaram inicialmente - o vice da autarquia fez questão de sublinhar que as questões de logística foram delineadas pela própria Comissão Central. E, de facto, assim foi.


.
A Hertz contactou fonte da Comissão que se confessou «chocada» com a falta de clientes no Parque de Santa Iria, situação que se estende «um pouco por toda a cidade», sublinhou. Ficou a garantia que esta distribuição dos feirantes «foi feita com a melhor das intenções» até porque, ao contrário do que aconteceu há quatro anos, não houve possibilidade de colocar expositores em cima da ponte nova. Registo, ainda, para o lamento de «não ser possível minimizar, nesta altura, os prejuízos para os vendedores». Ficou também um reparo em relação à Câmara Municipal de Tomar que, segundo a nossa fonte, «limitou as escolhas» nos espaços a conceder. Para além dos feirantes que estão no Parque de Santa Iria, do outro lado, precisamente na zona do mercado semanal, há quem tenha como missão quase impossível recuperar o investimento inicial, concretamente o empresário dos espaços de diversão. Importa referir que a Polícia de Segurança Pública deverá colocar nas ruas, neste domingo, um contingente na ordem dos 1300 agentes. Debaixo de olho irão estar os comerciantes de refrigerantes que não estejam licenciados pela Comissão Central.