domingo, 24 de julho de 2011

E Tomar?!?!


Com a crise internacional sem dar sinais consistentes de que estará para breve um retoma durável, e a crise nacional ainda sem atingir o seu ponto culminante, que como na Grécia só ocorrerá, paradoxalmente, uma vez implementadas todas a medidas impostas pela troika, Tomar continua a afundar-se a um ritmo cada vez mais sustentado. Prova disso mesmo, são o deliberado alheamento dos cidadãos e as reacções diversas de influentes cidadãos eleitos para os órgãos autárquicos, que nos deviam governar se...
O deliberado alheamento dos cidadãos nota-se bem, nomeadamente na menor compra de jornais locais e no facto de terem renunciado ao que se escreve nos blogues citadinos. Tomar a dianteira passou em pouco tempo de quase 600 consultas de página por dia, para as 195 de ontem. Efeito das férias, bem entendido, mas igualmente o usual comportamento tomarense, consistindo em "enfiar a cabeça na areia" e passem muito bem! Literalmente: quem não sabe é como quem não vê, e vice-versa.
Paralelamente com tais negacionistas, que preferem ignorar a situação problemática que todos vivemos, em vez de tentarem agir no sentido de a melhorar, outros há que têm o mérito de publicar o que lhes vai na alma, pese embora uma ou outra "argolada". Hugo Cristóvão publicou no seu blogue alguresaqui.boguespot.com a foto supra, que legendou como "liberdade", tendo igualmente reproduzido um poema que vale a pena ler e meditar.
No meu entender, tanto a foto como o poema indiciam sem margem para dúvidas as agruras da actuação política do cidadão e eleito Cristóvão, praticamente impotente perante imbróglios que lhe desagradam e que sabe nefastos para a urbe. Aqui fica o registo singelo, para que saiba que pelo menos um cidadão há que percebe o enorme esforço psíquico feito enquanto dirigente e eleito socialista, sobretudo nestes últimos 18 meses, por razões bem conhecidas no microcosmo político nabantino.
Inversamente, também há autarcas acomodados, o que se percebe por duas ordens de factores. Por um lado, sendo maioria, já demonstram à saciedade não dispor de quaisquer planos minimamente adaptados à conjuntura, pelo que não adiantaria preocupar-se, uma vez que crêem não haver soluções alternativas e mais profícuas. Por outro lado e sobretudo, porque ocupam cadeiras do poder bem remuneradas, pelo que "enquanto dura, vida-doçura". Lá para Outubro de 2013, que é já ali adiante, é que vai ser o delas!
Entretanto, tentando dar ânimo às suas desalentadas tropas, o que se compreende e se aceita, o autarca Carlos Carrão escreveu esta maravilha, no seu recente e incrível texto "Tomar está de parabéns", publicado em ambos os semanários locais: "...Devemos ter sempre orgulho da nossa cidade e do nosso concelho, mesmo que existam coisas que correm menos bem ou mesmo que achemos que estão mal." Quem diria que, mais de 40 anos após a morte de Salazar, um eleito ousaria neste país servir-se da sua bem conhecida parafernália discursiva, na qual sobressaiu a data altura o muito conhecido "Orgulhosamente sós!"
Sabendo que o vereador Carrão até é boa pessoa e que procura cumprir o melhor que pode e sabe, cuido que só o transitório cansaço pode explicar semelhante "fífia", para usar um termo musical. Razão porque peço licença para lhe lembrar que a obrigação de qualquer político democrata honesto (como considero apesar de tudo ser o caso), mormente quando investido de funções executivas de responsabilidade, não deve consistir em ter orgulho disto ou daquilo, nem tão pouco em procurar dourar a pílula ou camuflar toscamente a desagradável realidade envolvente, como vem sendo feito pela circunstancial e problemática maioria camarária. Deve, isso sim! procurar agir sempre no sentido de corrigir o que está mal e melhorar o que já está bem. Porque neste mundo, a realidade humana nunca é estática. Ao contrário do que alguns intentam fazer crer...

5 comentários:

Anónimo disse...

O Cristóvão é uma cobarde, mandou a toalha ao chão. Em vez de por o Ferreira e o Vitorino na linha e acabar de vez com a coligação da desgraça, foi-se embora e ainda deixa a porta escancarada para a candidatura à câmara da Anabela Freitas que neste cenário será um desastre.
Como é possível que com toda esta desgraça, o PSD é que vai chegar a eleições com a cara lavada?

O Carrão esse está apenas a tentar sobreviver. A tentar desvincular-se de Corvêlo e a tentar passar por cima dos buracos dos seus pelouros, mas como é evidente nunca será cabeça de cartaz que o Relvas não é parvo. Mas se o fosse, com PS e IPT a dividirem-se a apresentarem candidatos desinteressantes, ganhava à mesma.

PF

Manuel Gil disse...

Não creio que o Sr. tenha algum problema pessoal com o sr. Carrão (até porque já o vi aqui afirmar noutros posts que é uma excelente pessoa). Esse diferendo que mantém com este vereador, bem como com todo o executivo (julgo), e até talvez com a A. Municipal, deve-se talvez a discordâncias políticas e estratégicas. Muito bem, eu também não me revejo em muitas das decisões (e sobretudo das omissões) que estes dois órgãos municipais têm levado a cabo nos últimos 10 ou 12 anos. Do senhor, como membro destacado do PSD local, partido esse que suportou aqueles dois órgãos autárquicos nos últimos 3 mandatos tenho mais dificuldade em aceitar esta discordância tão profunda. Ocorre-me uma ideia: estará o senhor a posicionar-se para as eleições de daqui a dois anos? Advogando o seguinte : Todos estes disparates feitos pela câmara, foram levados a cabo antes de eu estar na direcção do PSD local, mas comigo na direcção tudo vai ser diferente, a câmara não vai mais realizar os mandatos miseráveis que fez nos últimos 3, que quase levam a câmara ao colapso (se é que não levou já). È muita cara de pau!

Unknown disse...

Para comentário em 16:33

É verdade. Não tenho qualquer problema pessoal com o vereador Carrão ou com qualquer outro autarca. Dito isto, convém frisar que tão pouco faço parte do PSD ou de qualquer outro partido, como de resto é do conhecimento geral.
Sobre posicionamentos, julgo que estamos todos ansiosos pelas autárquicas de 2013. Uns por isto, outros por aquilo, outros ainda por isto mais aquilo. Venham elas! Para ver se isto pelo menos anima!

Anónimo disse...

O que eles esgadanham para agarrar um tachito...

Anónimo disse...

Verdade seja dita, todos os que estão actualmente na autarquia, quer no executivo (que nada faz de interesse para Tomar) quer seja a AM, não desejam outra coisa que não UM TACHO.

Dizer a quem tem ideias e consciência crítica e que as vincula publicamente que o que quer é um tacho, não é mais do que miopia política, ou, e talvez seja essa a questão, a crítica vem com certeza de quem quer apenas tirar do caminho gente séria para poder continuar a navegar nestas águas turbas em que Tomar se encontra há muitos anos. Talvez à mais de 20 anos.

Nesses 20 anos estão todos os actuais autarcas.