sábado, 2 de julho de 2011

DIVERTIMENTO ESTIVAL

À hora a que escrevo esta linhas ignoro qual tenha sido a evolução recente do arrufo PSD/PS. Os socialistas devem ter reunido ontem a sua CP, nomeadamente para debater o problema, mas apesar de terem três blogues à disposição, até agora nada. Outro tanto acontece em relação ao PSD e aos IpT, como de resto já é hábito. Comportam-se em geral como gente que pensa para dentro e só para uso pessoal. Só informam cabalmente quando instados e mesmo assim com evidente má vontade. De qualquer forma, é improvável que do brusco diferendo entre coligados venha a resultar algo de positivo para o concelho.
Isto porque há apenas dois desfechos possíveis: ou continua tudo na mesma, e estamos lixados; ou acaba a coligação PSD/PS, sendo imediatamente substituída por um acordo implicito ou oficial com os IpT, e estamos lixados na mesma. 
A experiência já colhida nestes quase dois anos de mandato permite afirmar com absoluta segurança que nenhuma das cinco forças políticas representadas na autarquia (Câmara + AM) dispõe de qualquer programa implementável no actual contexto, ou sequer de algo parecido. E sem tal "caderno de estrada", tanto faz correr como saltar. Não sabem e por conseguinte também não podem explicar para onde vamos, quanto mais agora quando, como, com quem, porquê e para quê.
Examinando sem paixão a actual situação da autarquia, logo se constata estarmos perante um paquiderme que consome bastante mais do que o valor dos serviços que de forma cada vez mais deficiente vai produzindo. O que não admira. Alimenta uma burocracia de quase 600 funcionários, quando 50% já seriam demais. Tem 19 divisões, quando cinco já seria um exagero. Remunera principescamente cinco autarcas a tempo inteiro mais os respectivos serviços de apoio, quando 3 (presidente + 2) bastariam largamente. Engloba um executivo de 7 membros, onde apenas três cumpririam as mesmas tarefas, com muito menos perdas de tempo.  Tem uma assembleia de mais de 30 membros, quando um terço bastaria, sobretudo quando se constata que os 16 presidentes de junta -que são poder executivo- dela fazem parte, enquanto poder legislativo e fiscalizador, mesmo quando os fiscalizados são eles próprios. Brincar às democracias dá nisto...
Trata-se, bem sei, de uma proposta iconoclasta, mas é para aí que teremos de caminhar, mais cedo do que em geral se pensa. Porque ninguém tenha dúvidas. Ao recomendar a redução de freguesias e de concelhos, a troika esteve-se nas tintas para a modernização ou para a eficiência. A sua única preocupação foi a acentuada e inevitável -porque indispensável- redução da despesa pública. Convém ter isto presente, para evitar futuras desilusões e tristezas.
-Lá vem este uma vez mais com a história da falta de programa e da indispensável redução de despesas, dirão de si para si as habituais cabecinhas pensadoras da zona. E terão razão. Estou mesmo muito preocupado com o nosso futuro colectivo, pois agora que o concelho tem no governo e em lugar proeminente quem possa apadrinhar os nossos projectos, naturalmente no âmbito da mais estrita legalidade, acontece que não temos projectos nem, ao que parece, vontade de os elaborar ou mandar fazer e depois debater. O "Tomar 2015 - Uma nova agenda urbana", que já era uma fantasia tipo socratiano, passou agora a simples múmia, quatro anos antes da data prevista para a sua conclusão, o que diz bem da sua inadequação à realidade envolvente. 
Conseguiremos finalmente acordar e arrepiar caminho? Ou estamos condenados à insignificância?

8 comentários:

Anónimo disse...

Dá ideia que o Carrão acordou mal disposto, e que anda a correr sozinho...sem dono, à procura do seu espaço...os laranjas, à deriva, os rosas, à mama...e o Corvelo na maior.
Tomar no seu melhor, enfim.

Luis Ferreira disse...

Estimado Prof.Rebelo

Lendo o seu escrito, coisa que há várias semanas não fazia, fiquei com uma dúvida que talvez me possa esclarecer:
- com os seus argumentos, de caracter generalista em relação à generalidade das autarquias, porque não termina com uma proposta do tipo Ferreira Leite, "suspenda-se a democracia"?

- quanto à sua permanente preocupação com a dita "coligação", que nunca foi mais do que uma "partilha de poder", baseada num acordo político de princípios entre dois partidos que após isso nunca reuniram, porquê tanta discussão?

- quanto às questões levantadas pelo meu colega Carrão, saiba que ele, como eu e o meu amigo é livre de dizer tudo o que lhe vai na alma e olhe que, pelo que sei, se ele começa mesmo a falar, vamos ter turbulência da forte lá para os lados da Rua da Fábrica...

- quanto à resolução do problema de organização dos equipamentos e do relacionamento institucional Município-Freguesias, o que eu espero como autarca é que até ao final do ano fique EM DEFINITIVO o assunto resolvido e que passe a funcionar com base em PROTOCOLOS, que apoiem o investimento às populações.

Por tudo isso e com eleições marcadas para o PS em 22 de Julho e Festa dos Tabuleiros a desenrolar-se, acha que mais alguém está preocupado com "estados de alma"?
Olhe: eu não!

Que tenhamos uma boa festa! Todos!

Unknown disse...

Meu caro Luís Ferreira:

Suspender a democracia?!? Era o que faltava!!! Convém é melhorá-la quanto antes, nomeadamente em Tomar. Porque, caso tal não venha a suceder entretanto, em 2013 os eleitores tomarenses vão votar em quem?
E por falar em eleições: Não se pode saber o que foi decidido na CP do PS de ontem?

Cordialmente,

A. R.

Luis Ferreira disse...

Estimado Prof.Rebelo

Concordo consigo que a democracia deva ser melhorada.
É isso que permanentemente procuro fazer, transportando para dentro dos órgãos autárquicos aquilo que julgo ser o sentido geral da população, filtrado pelos compromissos que o PS foi tendo ao logo dos anos sobre alguns assuntos.

Quanto à Comissão Politica do PS, naturalmente que será publicado um comunicado da mesma no tomar.psdigital.org como vem sendo normal.

Por agora Tomar está em Festa e não é pelo imposto especial criado pelo Governo de Direita, que nos reduzirá o subsidio de Natal.

Que tenhamos todos uma boa Festa é o meu maior desejo.

Anónimo disse...

Sr Vereador, ofender os opositores politicos, ainda que indirectamente, nao contribui muito para melhorar a democracia. Isto na minha simples opiniao, claro esta. Nao me parece que o caminho seja ir por ai... :)

Paulo Gracio

Luis Ferreira disse...

Sr.Paulo Grácio

Se me apontar nos meus dois comentários a ofensa que faço aos adversários políticos, terei todo o gosto em concordar consigo.

Neles apenas poderá constatar soluções, alternativas e espirito construtivo e naturalmente critica Politica sobre opções de que discordo, como a do imposto extraordinário sobre o subsidio de Natal.

Não será exactamente essa uma das obrigações de um político: dizer o que pensa e expor as suas soluções?
Eu pelo menos tenho esse entendimento desde há vários anos, que pode ser devidamente escrutinado em vamosporaqui.blogspot.com.

Alfredo Martins Guedes - Entroncamento disse...

A tão propalada democracia do PS - nomeadamente na concelhia de Tomar é a seguinte: Quem não falar a sua linguagem nos seus blogues é imediatamente deles saneado!!! Isso aconteceu-me a mim. Foi saneado de escrever no "Esquerdo Capítulo" pelo socialista enhor Hugo Cristóvão! Os socialistas aplicaram-me a pena do banimento medieval!!! Viva a democracia socialista!!!

Al disse...

Este senhor -(Luís Ferreira)-,finge esquecer-se que Manuela Ferreira Leite então apenas ironizava sobre a sanha ditatorial então ensaiada durante o reinado daquele que por cá ficou conhecido como o "pinókio" português de má memória! Já quanto à tão propalada democracia deste "opinion maker", então estamos todos mais que esclarecidos: "As suas tristemente célebres tiradas escritas nos seus blogues contra certas e bem identificadas personalidades da vida Nacional falam por si!!!