quinta-feira, 21 de julho de 2011

Análise da imprensa regional desta semana


Muita e excelente leitura no Cidade de Tomar hoje publicado.  Além do  inacreditável  texto subscrito pelo vice-presidente Carrão, também difundido no TEMPLÁRIO e já comentado no post anterior, destaque para as duas peças subscritas por António Freitas, nas páginas 8 e 20, ambas sobre problemas graves ocorridos aquando da festa dos tabuleiros. Na página 12, Hugo Cristóvão publica um comovedor adeus à presidência do PS local, admitindo a dado passo que "Os políticos tomarenses com responsabilidades públicas nos últimos anos, escolhidos pelos tomarenses, têm sido globalmente maus, muito maus é certo, e eu sinto algum desconforto em poder ser confundido com eles e essa é uma das razões do meu actual cansaço com a política." Perante tão franca e singela confissão, resta-me agradecer ao Hugo a sua excelente ajuda. Doravante ninguém poderá afirmar, respeitando a verdade, que sou o má-língua de serviço. Pois se até o subscritor do acordo da transitória mancebia PSD/PS já admite publicamente sentir-se algo agoniado...a situação parece complicar-se singularmente. A dois anos da próxima consulta eleitoral e num contexto de acentuado agravamento da crise nacional e local.
Outro texto a ler sem falta é a declaração de regresso em força à política activa do ex-vereador socialista António Alexandre. Está na página 16 e pode bem prenunciar reclassificações várias no tabuleiro político nabantino. Finalmente, nas páginas 18 e 19, António Freitas aborda, respectivamente, o excesso de emplastros integrados no cortejo dos rapazes e a participação da freguesia de Alviobeira na festa dos tabuleiros.

O TEMPLÁRIO publica de novo um suplemento ilustrado sobre os tabuleiros, a última entrevista de Luis Santos e três peças de notável prosa. Fernanda Leitão comenta, na página 15, a sua visita sentimental às margens nabantinas, mais de 30 anos após a sua ida precipitada para o Canadá. E comete um erro creio que involuntário: Não foi o "Manel Bento o autor e fundador  do Congresso da Sopa", mas sim o já falecido Manuel da Silva Guimarães, como é do conhecimento geral na urbe. Bento Baptista foi sim o continuador do evento, de resto com muito brio e sucesso. E sem procurar obter dividendos pessoais.
Segue-se, na usual prosa burilada e percutante, a semanal crónica de J. A. Godinho Granada, desta vez sobre a Festa Grande de Tomar. Atente o leitor neste belo naco: "Espantosa a actuação de um ser assexuado que dá pelo epíteto de Castelo Branco, transmitida pela TVI, perante o gozo de uma assistência meio divertida, meio incrédula. Há gostos para tudo..." Boa malha, Dr. Granada!Vale também a pena ler, como sempre, o comentário mais político-económico de Sérgio Martins, intitulado visões e que vem na página 22.A concluir, a velhinha "À esquina da Praça" sobre "Bolas brancas e pretas", numa escrita rica e rara, proporcionada pelos mais de 50 anos de tarimba jornalística do tomarense de adopção o amigo Appio Sottomayor.

N'O MIRANTE, destaque para a pose nitidamente evangélica de Corvêlo de Sousa,  a declarar-se acima das guerras partidárias e disposto a levar o mandato até ao fim. Conseguirá? É que sempre são 6,5 milhões de euros a liquidar só à ParqT, com um juro de 4% enquanto tal não ocorrer. Dado que a banca já fala em spreads de 5% e o BCE não empresta a menos de 2,5%... é só fazer as contas, como disse o Guterres certa ocasião. Pessoalmente, inclino-me mais para o boletim metereológico: Céu permanentemente muito nublado; chuva intensa e ventos fortes no vale nabantino, susceptíveis de arrastar autarcas mesmo que muito bem alapados. É a crise...
Na sua habitual colaboração "E-mails do outro mundo", o ultra-astuto Serafim das Neves vai directo ao assunto: "Tal como não ponho as mãos no fogo pelas caldeiradas políticas, mais instáveis que nitroglicerina, que coabitam nos executivos das câmaras de Tomar e de Vila Franca de Xira.  PS e PSD juntos a remar para o mesmo lado é quase tão contra-natura como ver Pinto da Costa a aplaudir o voo da águia Vitória. Mas mais bonito será se essas alianças interesseiras chegarem até ao final do mandato autárquico. Estou curioso para ver a argumentação na campanha eleitoral, com o PS em Tomar a dizer mal da maioria PSD de que fez parte... ...Jogar em dois tabuleiros sempre foi um exercício arriscado e muitas vezes acaba mal." Exactamente o que tem vindo a ser dito e redito, aqui em Tomar a dianteira, com o estatuto de mera maledicência, já se vê!
Apenas duas locais sobre Tomar, nesta edição d'O RIBATEJO. Uma sobre a comemoração dos 90 anos da Sinagoga como monumento, outra referindo a "Recuperação do Museu João de Castilho", que arranca em Agosto. É pouco mas não se conseguiu mais, que a época não vai para excessos, um correspondente local tem os seus custos e o Grupo Lena não está propriamente a nadar em dinheiro. Ao que se ouve dizer por aí...

3 comentários:

Anónimo disse...

Ó Prof. Rebelo, homem que tem mundo, que tal "dar" à Graça Costa um texto bem elaborado que sirva de base à geminação de Tomar com Toledo para ela defender na Câmara?!

Além do mais ainda lhe transmitia o seu imenso saber e ela (e cá a populaça) aprendia alguma coisa!

Fica o desafio!!!!!!

Anónimo disse...

Um desafio destes só pode vir do "boca de merda"...

Tresanda a paleio do azeiteiro...

Anónimo disse...

Não sei porque é que tanta gente se revoltou contra a presença do Castelo Branco em Tomar... andam por aí tantas bichas que não percebo o drama de termos uma das maiores entre nós!

AA