sexta-feira, 3 de maio de 2013

Almejar o céu e cair no inferno

É o costume. À medida que se aproxima a consulta eleitoral, florescem as informações, os boatos, os rumores. Um dos mais insistentes dá como garantida a candidatura de certo responsável local, umas vezes como 2º na lista PS, outras como 3º na do PSD. Tratando-se de alguém particularmente bem informado sobre a situação real da autarquia, pareceu importante manter uma conversa, no sentido de obter confirmação ou desmentido do diz-que-disse que por aí pulula.
Satisfazendo a curiosidade alheia, garantiu que está fora de causa vir a integrar qualquer lista, tendo  aproveitado para confirmar uma outra eventual candidatura feminina que por aí consta. Ao ouvir o comentário-provocação "Coitados dos candidatos, que nem sabem no que se estão a meter, pois ignoram qual a triste situação do município", reagiu prontamente: "Mas eu sei bem qual é a situação real e por isso é que não vou em qualquer lista. Nem pensar."
É meu entendimento que todos os candidatos já anunciados terão interesse em pensar maduramente nesta posição  pessoal, de alguém particularmente bem informado. Pode ser que depois consigam finalmente lobrigar que, para além das suas afigurações, há um perigo evidente: Almejam e muito fazem para aceder ao paraíso, mas tudo indica que os vencedores vão encontrar um inferno. Com tudo o que isso implica, incluindo dar para o torto. Depois não se queixem...

Sem comentários: