quarta-feira, 1 de maio de 2013

Cambada de incapazes!!!


Foto 1 - Contenção de talude com pedra ensacada, para instalação de parque de estacionamento para 10 autocarros, junto à fachada norte do Convento de Cristo. Vista no sentido poente > nascente.


Foto 2 - O mesmo parque no sentido nascente > poente.


Foto 3 - Indicações afixadas na Porta de S. Tiago, usual acesso pedonal ao Convento de Cristo. Quem não conseguir perceber português ou inglês, está tramado. Mas também, quem é que o mandou vir a Tomar?!? Observe-se em baixo a quantidade de entidades que tem algo a ver com o Convento, mas pouco ou nada com Tomar, uma vez que  do Município de Tomar não há notícia. Paga a obra, mas não consta.



Foto 4 - Placa que conviria afixar nos limites urbanos de Tomar, sobretudo neste ano eleitoral. Para que quem nos visita não ignore ou esqueça que se encontra numa zona de intensa caça ao voto, palavriado barato e mais nada.

Cambada de incapazes!!! Até dá ganas de ser extremista e mal educado. Aliás, o ideal seria mesmo "Bande de cons!!!" Infelizmente não há tradução satisfatória para tal galicismo "argótico", apesar do seu evidente e vastíssimo campo de aplicação,nesta abençoada nesga peninsular. Fiquemo-nos então por cambada de incapazes, já que pacóvios seria algo ofensivo.
Gastam milhares e provocam um estardalhaço escusado vai para dois anos, tudo junto ao Convento e para levar a cabo onerosas obras inúteis. Estão agora a tentar concluir um parque de estacionamento (Fotos 1 e 2) para 10(!!!) autocarros, que é praticamente um nado-morto, uma vez que as actuais normas europeias, de aplicação obrigatória, especificam que o trânsito e o estacionamento, sobretudo de veículos movidos a gasóleo, devem ser afastados dos aglomerados urbanos e dos monumentos. Porque emitem partículas provadamente cancerígenas.
Mas mesmo ao lado, o Convento de Cristo, Património da Humanidade desde 1983, graças aos esforços da Câmara de Tomar, está praticamente entregue a funcionários com mentalidade do tipo soviético: primeiro nós, que somos trabalhadores, os outros que se lixem! Legalmente, quem devia dirigir o monumento são uns senhores que assinam o ponto no Palácio Nacional da Ajuda. Na realidade, como Lisboa é longe e a Ajuda ainda mais, quem manda são os subalternos locais, liderados por uma senhora que, aproveitando a política do deixa andar e venha a nós, instalou-se e ali habita, ao que consta até com criadas pagas pelo orçamento de Estado. Feitios, diria o Solnado.
O pior é que do referido "deixa andar e venha a nós" resulta uma vergonhosa realidade: O Convento está encerrado várias vezes por ano, ninguém sabe explicar porquê. Mas lá está a indicação na porta de S. Tiago (Foto 3): No primeiro dia de cada ano, no Domingo de Páscoa, no 1º de Maio e no dia de Natal, logo quando há mais visitantes, não há visitas para ninguém. Naturalmente para respeitar o direito ao descanso de quem lá trabalha. Os outros que se lixem e vão chatear para outro lado.
Temos assim que no Dia do Trabalhador o Continente está aberto mas o Convento não. Como devem ficar contentes e cheios de saudade os numerosos turistas que, tendo pago e percorrido centenas de quilómetros, chegam cá e batem com o nariz na porta!
E os tais incapazes sabem disto e calam-se, quando não assobiam para o lado. Tanto os cidadãos, como os eleitos, como os funcionários! Vivemos assim numa sociedade de tipo comunista. Quem não é eleito, funcionário ou quadro do partido, está lixado com um F grande e sem vaselina. Por outras palavras, eleitos e funcionários só têm direitos, pelo que recebem as mensalidades e usam os bens públicos, mas estão-se nas tintas para as necessidades alheias. Sabe-se a que conduziu semelhante mentalidade nos chamados Países de Leste. Por estas bandas também já faltou mais...

Sem comentários: