quarta-feira, 1 de maio de 2013

Que raio de informação!

Será mesmo o descalabro final?! Quase tudo indica que sim, nesta triste e desgraçada terra à beira-Nabão plantada. Pelo menos em matéria de informação, sem a qual, como é sabido, não pode haver democracia. Sucede que a imprensa local, carcomida pela crise e pelo resto, anda praticamente pelas ruas da amargura. A bem dizer, só noticia aquilo que aos instalados convém, e que eles próprios tratam de mandar difundir.
Mesmo na informação digital, mais moderna rápida e barata, a situação não aparenta ser melhor. Na sequência de uma faísca que destruiu os retransmissores das duas rádios locais, há um mês que um portal local vem solicitando donativos, prometendo publicar diariamente os já recebidos, se for caso disso. Dado que ainda nada publicou, será que ainda ninguém deu nada? Seremos assim tão somíticos? O auditório será afinal muito mais reduzido do que geralmente se apregoa?
Um outro portal, que se proclama "blogue de informação", também denota algumas dificuldades perante a realidade. Nestes últimos tempos, já por duas vezes que ofende a verdade. Numa, que aconteceu em Londres, falou de acidente, quando por aí se cochicha que foi suicídio. Noutra, mais recente, menciona que um advogado da praça, com escritório junto ao Palácio da Justiça, tentou suicidar-se, quando afinal foi vítima de tentativa de assassinato. Que raio de informação temos afinal?!? Dantes era a hedionda censura que justificava coisas assim. Agora é o quê?
Deixem-se mas é de brincar com coisas sérias, a começar pelos senhores políticos e jornalistas. Já o velho cabo de corneteiros do 15, na primeira metade do século passado, não se cansava de repetir, ali no pinhal de Santa Bárbara: "-Quem sabe, toca! Quem não sabe, passa a corneta a outro! Não há cornetas que cheguem pra todos!" Mais de meio século volvido, só se pode acrescentar que estava e está cheio de razão. Pena é que os interessados finjam não perceber, porque assim lhes dá mais jeito, para alguns só até Outubro...

Sem comentários: