quinta-feira, 2 de maio de 2013

Sopa rica, rica sopa...

Costumo comprar sopas no hipermercado. São baratas, boas, basta aquecer no micro ondas e não sujam loiça. A variedade não é por aí além, mas mesmo assim dá para comer diferente todos os dias da semana. Uma delas tem até dois tipos à escolha do cliente - Sopa de Legumes e Sopa Rica de Legumes. Esta com a particularidade de incluir massa em forma de cotovelos. 
Escrevo isto porque vai ter lugar no próximo sábado, no Mouchão Parque, a 20ª edição do Congresso da Sopa, inventado por Manuel Guimarães com intuito pedagógico, mas entretanto desvirtuado pelos eleitos locais, como acontece com frequência. Passou a ser sobretudo mais um pretexto para a encapotada compra de votos. Exagero?! Olhe que não! Olhe que não! Como se passa a tentar demonstrar.
A edição anterior custou ao erário municipal -alimentado pelos impostos de todos nós, incluindo as alcavalas no recibo da água- cerca de 50 mil euros no total. (Aluguer da tenda, pagamento aos restaurantes participantes, publicidade e promoção, malgas, transportes, mão de obra...). Já a receita não chegou a vinte mil euros, nem coisa parecida. Partindo da hipótese muito plausível de que desta vez os números serão semelhantes, haverá a seguir uma trapalhada assaz patusca. À tomarense.
Dado que entretanto o executivo já deliberou, POR UNANIMIDADE, doar ao CIRE a totalidade da receita, esta meritória associação de solidariedade social irá receber da autarquia algo próximo dos 15 mil euros, na melhor da hipóteses. Pergunto eu, com fingida ingenuidade: Não seria mais proveitoso, mais rápido, mais honesto, mais transparente e menos trabalhoso, doar ao CIRE os 50 mil euros que custa o evento, mandando desta vez o congresso à ortigas, devido à crise?
Insistindo em mal alinhavados golpes de bastidores com o fito na sumarenta reeleição, os senhores autarcas fazem com que haja cada vez mais cidadãos a perceber que, ali para os Paços do Concelho, se continua a distribuir sopa rica a crédito, simplesmente porque quase todos os eleitos são afinal, em termos comportamentais, sopa da mesma panela. Salvam-se dois ou três. Rica sopa, não haja dúvidas! Ficava-nos muito mais barato, enquanto contribuintes involuntários, comer carne todos os dias. Se houvesse tal possibilidade. Mas quê!!! Os partidos políticos fecharam a sete chaves a cozinha eleitoral...

Sem comentários: