segunda-feira, 20 de maio de 2013

Pobre Casa Grande da Ordem - 3

 Excerto do mapa do pessoal do Convento de Cristo, aprovado em 2009 - Técnicos Superiores
 Excerto do mapa do pessoal do Convento de Cristo - Outros efectivos

Excerto da apresentação da Empresa "Parques de Sintra - Monte da Lua" no seu portal internet.

Além dos problemas já assinalados em textos anteriores (acessos, sinalização, entrada ridícula e inadequada), convirá focar ainda o encerramento nalguns feriados, o horário de abertura tipo função pública (9H00 - 17H30), com venda de bilhetes só até meia hora antes do encerramento, a fraca sinalização, uma directora intratável, o atendimento que deixa muito a desejar, sobretudo quando se ousa interromper algum funcionário a jogar "Farmville" no computador e nas horas de serviço, e sobretudo a manifesta falta de qualidade das prestações, apesar do custo das entradas não ser nada modesto.
Face a tudo isto, o leitor menos cauto já estará quiçá a pensar que deverá haver falta de pessoal, ou falta de qualificação dos que lá estão. Falta de pessoal não é certamente. Estão colocados no Convento de Cristo 24 funcionários efectivos, com destaque para cinco quadros superiores. Além dos efectivos, haverá mais alguns eventuais, num total geral de 37, de acordo com os dados que foi possível confirmar.
Antes da transferência do Convento da Direccção-Geral da Fazenda Pública para o então IPPAR, nos anos 80 do século passado, havia apenas cinco guardas e um jardineiro, que dependiam do chefe das Finanças de Tomar. As entradas eram gratuitas, as visitas todas guiadas e os horários alargados, na mira das gratificações. Decorridos todos estes anos, há cinco técnicos superiores com vencimentos ilíquidos superiores a 2.500 euros, excepto num caso, havendo outro que aufere mesmo bastante mais que a directora.
Por insólito que possa parecer, ninguém no exterior consegue vislumbrar o que fazem realmente tais técnicos. O mais bem pago deles todos nem sequer tem funções atribuídas, (ver ilustração supra), o que é bastante estranho, tendo em conta que foi requisitado ao IPT, certamente com algum objectivo preciso. É voz corrente na cidade que a maior parte destes técnicos superiores apenas vão ao Convento de tempos a tempos. Exactamente como acontece com alguns dos seus superiores hierárquicos afectos ao Palácio da Ajuda, sede da sucessora do IGESPAR, a DGPC.
O pitoresco no meio disto tudo reside no facto de, cinco séculos volvidos, se ter praticamente restabelecido na Casa Grande da Ordem a orgânica que foi a sua antes da reforma de 1529, que a transformou em ordem de frades de cógula.
Tal como então, temos cinco comendadores, encabeçados pelo mestre (a directora e os outros quatro quadros superiores), vêm a seguir os 19 cavaleiros (os outros efectivos) e finalmente os escudeiros, os aios, os pajens, os serviçais e outro pessoal menor. Ao que parece haverá até quatro ordenanças ao serviço doméstico da casa da alapada senhora directora, detalhe que obviamente ninguém quer confirmar.
Perante um problema semelhante, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, que também é do PSD, mas do sector inteligente, foi lesto. Logo que conseguido o estatuto de Património da Humanidade, fundou uma Empresa de capitais públicos para gerir todo o património monumental (ver ilustração supra).
Claro que Tomar não é Sintra. Está mais longe de Lisboa. Mas mesmo assim, a esta distância física e com tanta asneira, segundo dados oficiais da DGPC, o ano passado o Convento de Cristo registou 183 mil entradas, das quais 124.500 a pagar = 748.754€ de receita. Como o pessoal que por lá recebe custa cerca de 500 mil euros anuais, mesmo abatendo outros custos, fica um saldo positivo jeitoso. Os nossos magníficos autarcas do executivo estarão à espera de quê, para seguir o exemplo de Sintra?
Se a tratar mal os turistas, o Convento ainda consegue atrair anualmente perto de 200 mil visitantes, imagine-se o que será quando por lá houver serviços de qualidade...

PS: -Naturalmente que Tomar a dianteira tem em seu poder as listas nominais completas do pessoal colocado no Convento de Cristo. Entendeu-se no entanto omitir os nomes, uma vez que o objectivo é a ultrapassagem dos múltiplos berbicachos e não enxovalhar as pessoas. Mas não abusem demasiado...

1 comentário:

templario disse...

DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

Estes posts sobre a "Casa Grande da Ordem" mereciam ser agarrados pela imprensa local, saltar para a imprensa nacional, e um Ponto na Ordem de Trabalhos de uma Assembleia Municipal.

Excelente trabalho! De borla.