sábado, 10 de julho de 2010

AGITAÇÃO NO PÂNTANO POLÍTICO TOMARENSE

Foto Nuno Botelho/Expresso

Mês de Julho, férias escolares, temperaturas acima dos 30 graus, o rumo principal é a praia. Estamos em plena trégua de Verão, no domínio político. Estamos, ou pelo menos é usual que estejamos. Desta vez, porém, parece que o pântano político nabantino resolveu (finalmente!!!) agitar-se. Contra a corrente, como é usual.
A dado passo das suas recentes declarações à Rádio Hertz, a propósito do encerramento do mercado, Corvêlo de Sousa avançou, à guiza de conclusão sectorial, uma frase algo enigmática -"Nesta altura até era bom não procurarmos a divergência." Intrigado, Tomar a dianteira foi à pesca de informações. Conseguimos saber, graças a rumores convergentes, que o actual presidente da edilidade, ao prestar as referidas declarações na passada quinta-feira, já estaria ao corrente das decisões tomadas na última reunião da Comissão Política do PSD/Tomar. Daí a frase com destinatários óbvios -os membros da citada comissão, bem como Miguel Relvas e António Paiva. Os primeiros, para serem clementes e prudentes, os outros para o ampararem nesta conjuntura delicada.
Apoquentado com pelo menos um afastamento significativo, o presidente José Delgado terá finalmente decidido, em conjunto com a sua equipa, convidar oportunamente Corvêlo de Sousa a colocar o seu lugar à disposição do PSD. Caso não obtempere rapidamente, ser-lhe-á retirada a confiança política, o que implicará a perda de condições para continuar a governar, se, como é lógico, tanto Carlos Carrão como Rosário Simões deixarem de votar favoravelmente os documentos por ele apresentados.
Caso Corvêlo de Sousa aceite ceder o seu lugar, conforme pretende a Comissão Política, Carlos Carrão será o futuro presidente até final do mandato, na melhor da hipóteses. Por seu lado, José Perfeito transitará de teórico chefe de gabinete do actual presidente a 3º vereador da relativa maioria laranja.
As coisas estão para já assim delineadas. Falta no entanto conhecer a posição de Miguel Relvas e de António Paiva, usuais treinadores da actual equipa autárquica. Aquele, presidente da Assembleia Municipal e, tudo indica, futuro ministro de Estado, lá para Outubro de 2011, caso o PSD vença as legislativas entretanto convocadas, tem um peso indiscutível na cidade e no concelho. O outro, o ex-presidente Paiva, aposentado e reconvertido no privado, quase de certeza futuro ministro (das obras públicas?) se Miguel Relvas ascender a 2ª figura do futuro governo, terá igualmente uma palavra a dizer no actual imbróglio tomarense. Segundo os mesmos rumores, essa posição será sempre convergente com a de Miguel Relvas.
Caso tudo corra de feição à Comissão Política, quando Relvas e Paiva já forem governo, Corvêlo também já terá ocupado um lugar de nomeação política, afastado daqui, bem entendido. Será então tempo de acabar com a circunstancial coligação, retirando aos dois vereadores do PS os pelouros e o tempo inteiro de que beneficiam. É, asseveram os mesmos rumores, a única maneira de acabar com a presente situação, na qual os socialistas vão cozinhando o PSD local em lume brando, nos mesmos moldes daquilo que tem vindo a fazer o PSD ao PS a nível governamental.
Tomar a dianteira sabe que pelo menos alguns membros da Comissão Política têm debatido e continuam a discutir a hipótese de eleições intercalares no concelho, sendo até agora maioritário que num país traumatizado pela crise e pelo desemprego, assim como numa terra visivelmente de rastos, a população dificilmente aceitaria mais uma eleição, pelo menos para já. Se a crise local continuar a agravar-se, como tudo indica...
Qual virá a ser a posição do duo Relvas/Paiva sobre esta matéria?

22 comentários:

Anónimo disse...

Seria óptimo que se realizassem eleições antecipadas. Thomar não pode continuar a tentar manter a cabeça fora de água, quase afogada pela moscambilhice política e pelo interesse próprio.

Em caso de eleições, seja quando forem elas, o Partido Nacional Renovador apresentará a sua candidatura à Câmara Municipal de Thomar, com princípios e valores bem delineados. Serão esses princípios e essa ética que nos guiarão ao longo de todo o processo eleitoral, seja ele agora, em 2011 ou em 2013. Estaremos SEMPRE disponíveis para Thomar. Seremos sempre OPOSIÇÃO LOCAL, oposição fiável e na qual os Thomarenses podem depositar legítimas esperanças.

Por Thomar, Por Portugal, SEMPRE !

Anónimo disse...

olá professor desculpe estar aproveitar dos comentarios, mas perdio o seu site. tenho umas fotos para lhe mandar que não dá para ser por aqui.
para ver se acabo com a propotência, aqui de um SR. que não tem nada para fazer senão andar é pé de guerras até já é conhecido por isso na camara. passa a vida a chatear os empregados que aqui andam a trabalhar nas obras da Choromela, que á muito os moradores aciavam, mas parece que ele não pois todos os dias arrajam guerras, com alguma coisa ou é com um cano que se parti, que é normal acidentes acontence muito mais numas obras destas dimenções ou nas garrafas que os senhores bebe, pois ele havia de andar ali á terreira do calor.

Mas atenção ele deveriar ser o ultimo a falar porque a camara fez o favor de lhe deixar, continuar a usufluir de uma coisa que não lhe pertence(não está na escritura da casa)que é aquele canteiro á frente da casa que no caso dele é um monte não se vê lá nada, para dentro.


E CONSTA POR AQUI QUE FOI POSTO UM PINHEIRO NAS TRASEIRAS DA CASA DELE,QUE ELE DISSE NÃO QUERIA LÁ, QUE O ÍA QUIEMAR. não sei se é verdade capaz disso é ele pois têm a mania que aqui é tudo dele. a outra semana a retroescavadora partiu ali um cano normal,iiiiiiii andou para bater ou sei lá o que aos homens.

(EU NO LUGAR, POR CAUSA DE UM PAGAVAM TODOS E, ACABAVA COM PREVILEGIOS PORQUE TAMBÉM DE BONITO NÃO TEM NADA, NO CASO DELE DEVE DE TER É MONTES DE BICHOS).

OS MORADORES ESTÃOS CONTENTES COM O ESFORÇO DA CAMARA, SÓ AS ARVORES QUE AQUI ESTÃO A SER COLOCADAS.

Unknown disse...

Pode enviar mails para a.frrebelo@gmail.com

Escreva sempre.

Anónimo disse...

Eleições antecipadas? Para quê? Perdoe-me a expressão António Rebelo, mas mudam-se as moscas mas a merda continua a mesma...!

Anónimo disse...

Comenta-se que a maioria está por um fio, que o Corvelo de Sousa vai sair e o Carrão vai conseguir ser o numero um.

Anónimo disse...

Enquanto a incompetência aponta a porta de saída, a integridade (aparente) induz à manutenção do satus quo actual.
Tudo na mesma...

Unknown disse...

Para 12:04

Permita-me discordar. De acordo com o que, já por diversas vezes, foi escrito em Tomar a dianteira, o agravamento da situação local não se deve ao autarca B, H, X ou Z, mas sim a uma confrangedora falta de ideias operativas. O que não admira, porquanto nenhuma das tendências actualmente representada no executivo dispõe de qualquer programa ou projecto, minimamente adequado aos tempos que correm. Nestas condições, como podem ter iniciativas coerentes, coordenadas e profícuas?
Anunciam-se mudanças de rostos, que continuarão a actual política,à falta de melhor. E a crise a agravar-se...
Pelo menos se houvesse eleições autárquicas intercalares, os tomarenses sempre poderiam escolher de novo. É também para isso que pagam impostos. Para isso e para que os governem como deve ser. Era bom era!

Anónimo disse...

Meu caro Amigo Dr. António Rebelo,

A ser verdade o que aqui diz, e espero que sim, afinal valeu a pena dizer que o REI IA NÙ e que o presidente formal é de facto um político imcompetente.

Andei a dizê-lo bem alto, às vezes sózinho, e sabe porquê? Porque não ando à procura de tacho!!!

José Soares

Anónimo disse...

Meu caro António Rebelo,

Como sabe, ou presumo que saiba, não tenho nada de pessoal contra o senhor Miguel Relvas. O que eu tenho é politicamente muitas divergências com o senhor Miguel Relvas.

Para que conste, também devo dizer que as frequentes declarações do senhor Passos Coelho revelam o quão confrangedor será para Portugal tê-lo como PM. Para mau já chega o senhor Sócrates.

Quanto ao facto de insistir na possibilidade de o Relvas e o Paiva poderem, na sua perspectiva, vir a integrar um hipotético governo, liderado pelo Passos Coelho, revela a profunda descrença que ambos (e não estamos sós) temos dofuturo próximo do nosso país.

Eu acredito que alguma coisa tem de acontecer para que seja evitada a continuação (para pior) da tragédia que se tem abatido sobre o povo português (claro que por culpa do mesmo).

É tempo de as forças vivas não político-partidárias começarem a dar sinais do seu profundo descontentamento, para que o povo se sinta "aconchegado" para se manifestar sem medos. Eu começo a acreditar que há soluções que se começam a desenhar em alguns países europeus, incluindo naturalmente Portugal.

O meu receio é que as movimentações nos façam regredir socialmente e civicamente. Mas, e não posso deixar de estar de acordo, a culpa é largamente atribuída aos partidos e "democratas" de encher os bolsos próprios e dos amigos, com um grande desrespeito pala NAÇÂO.

Aguardemos.

Esta semana o Corpo de Fuzileiros da Armada protuguesa atribuiu a condecoração que faltava no currículo militar ao Senhor Capitão-de-Mar e Guerra, Alpoim Galvão.

Em França o senhor Sarkozy caminha a passos largos para a banalidade...

Na Alemanha a senhora Merkel já não está no coração dos alemães...

De Espanha não sopram bons ventos...

A Bélgica anda a nunciar o seu próprio fim...

O regime em que "vivemos" tem sido desbaratado por meia dúzia de políticos que não têm uma única ideia sobre a Nação, creio mesmo que nem sabem o que isso significa...

No meio desta desgraça, TOMAR já chegou ao fim, já não há esperança, se é verdade que o Corvêlo politicamente não existe, se é verdade que nenhuma força política representada na câmara lhe faz a conveniente oposição nem tão pouco denunciam com a veemência necessária a incompetência e hipocrisia que reina no executivo, então é caso para dizermos que dali não vem nada de novo.

Urge começar a pensar no dia de amanhã, sem os protagonistas de ontem nem de hoje. Andam todos de "pantufas" e preocupados em passarem por entre os pingos da chuva.

Tomar (ainda creio) merece melhor!

José Soares

Anónimo disse...

Houve ordem de soltura no manicómio ou o zé do pífaro, vai criar mais um grupo de independentes?

Anónimo disse...

SENHOR REBELO JÁ CONHEVE O PROGRAMA DO FUTURO PRESIDENTE DO IPT?
SIGA ATÉ AO SITE DESTA LINDA INSTITUIÇÃO DO FAZ DE CONTA E DEMOCRATICAMENTE GERIDA POIS ENCONTRARÁ O CV DO NOVO PRESIDENTE COM UMA EXTENSÃO DE CARGOS, TAREFAS E PUBLICAÇÕES QUE SE SÓ PROVA AS GRANDES CAPACIDADES FISIOLÓGICAS DO CANDIDATO: NÃO DEVE DORMIR POR CERTO.
DEIXO-LHE UMA NOTA AMIGO REBELO QUE DEVE TER APRECIADO O "PLANO INCLINADO" DA SIC NOTÍCIAS DE ONTEM: NÃO ACHA QUE EUGÉNIO ALMEIDA TÊM UMA QUANTIDADE IRREALISTA DE COISAS PARA FAZER NO SEU MANDADO? SEM OVOS NÃO HÁ OMELETES E SEM DINHEIRO NÃO HÁ PAVILHÕES DESPORTIVOS, BANCADAS E ARRELVAMENTOS...NÃO LHE PARECE QUE O IPT VAI CAMINHAR PARA O FIM? NÃO LHE PARECE QUE O PROGRAMA NÃO VEM DA CABEÇA DO CANDIDATO? ACHA QUE O CANDIDATO APÓS A ELEIÇÃO VAI DEIXAR DE DESTILAR UÍSQUE?

Anónimo disse...

Ó Zé tocas bem, mas não alegras!
Vai dar música para a Golegã ou para Santarém!
Quem te conhece sabem bem o que vales....!!!!!

Anónimo disse...

Há 20 anos atrás existiam em Tomar: A cerâmica do Carvalhal Grande; a MAFREL; a João Salvador; a fábrica de papel da Matrena; a fábrica de papel do Porto de Cavaleiros; a fundição Tomarense; do Grupo Mendes Godinho tinha-mos a moagem; a cerâmica da Portela; a fábrica de rações Sol; a fábrica de oleo alimentar, Sol do campo e Campo d'ouro e a Platex, existia também a fabrica de rações Nabão associada aos aviários de Santa Cita. Havia trabalho para muita gente. Hoje Tomar já perdeu isto tudo e continua a perder o que resta. O Concelho de Tomar vai virar um concelho de serviços e de população idosa. A Câmara Municipal tem culpas em não ter contribuido para a fixação das gerações mais jovens na cidade, bloqueando a construção de habitação, levando à especulação da existente, fazendo com que essas novas famílias se fixassem nos concelhos limitrofes.
Quando se ouve falar de Tomar, parece que estamos a ouvir a marcha funebre, para o enterro desta terra que em tempos teve grande peso a nivel nacional.

Anónimo disse...

Meu caro antónio Rebelo:
O desejo de que o Executivo tomarense caia faz lembrar os tempos do Dr. Jerónimo Graça, onde todos os dias se dizia que o Governo autárquico caíria. Não caíu , e viu-se o resultado.
Para o PSD o ideal seria o Executivo caír, porque o pântano vai ser enorme. Sómente a queda do presidente Corvêlo não resolve nada, e só complica. E muito...
Se a Comissão Política do PSD local quer mudanças, então desencadeie um processo total, e faça caír o Executivo, como aconteceu em Lisboa, o que levou a eleições intercalares onde o António Costa ganhou.
Repare: perante a gravidade com o encerramento do Mercado já devia estar marcada uma Assembleia Municipal, e não está, porque o Miguel Relvas não pode, e não pode ceder o seu lugar a outro - Tomar debate-se em contrações insanáveis.
Quanto às suas análises sobre a ida de Relvas para o Governo, tudo é possível, mas Ministro de Estado?
Tem vindo a público, que Durão Barroso e Sócrates foram colocados no Governo, como PM, por influência do Grupo de Bilderbeg. Este Grupo reuniu no fim de Maio último, próximo de Barcelona. Pinto Balsemão, que pertence ao Grupo, levou dois convidados: o Ministro das Finanças (Governo), e Paulo Rangel (Mª Ferreita Leite/Cavaco Silva/PR). Passos Coelho não foi convidado. Veja a manchete do último Expresso sobre a posição de Passos Coelho no caso PT/Telefónica, e nas televisões, que o está a desgastar. Passos Coelho falou, em Espanha, onde o não devia ter feito, sobre aquele conflito, mas não falou quando chegou a Portugal, onde o devia ter feito. Em seu lugar falou o porta-voz do PSD, Miguel Relvas, que demonstrou, mais uma vez, não saber nada de nada.
A situação em Tomar e no País é muito complexa, e os interesses são muitos e contradictórios. As coisas não são tão lineares quanto se julga.
Lancelot du Nabão

Anónimo disse...

O Zé do pífaro anda muito interveniente!!! Há guerra no galinheiro, ou quê???

Anónimo disse...

Rapaziada, não entem em pânico! Isto ainda vai piorar e muito em Tomar! Esperem pela pancada do segundo PEc que virá aí em meados do ano que vem. E esperem por novos encerramentos da actividade económica no concelho!
Os visionários já estão a fazer um levantamento dos terrenos ao longo da linha do norte entre o Entroncamento e a Lamarosa para se construírem bancadas para o pessoal de Tomar entreter o tempo a ver passar os comboios...

Anónimo disse...

O pântano está sem água.
Liguei para os SMAS de Tomar disseram-me que há uma avaria muito grande, que começou de noite, mas ainda não foi reparada. Talvez, talvez o seja durante a manhã... Entretanto estou bloqueado. Tenho uma série de actividades planeadas para a manhã e a tarde, de carácter económico, que deverão ir ao ar.
Enquanto se gasta o dinheiro em paseios e outras palhaçadas as infraestruturas do Concelo vão-se degradando.
Investir em Tomar ? Só de loucos.
Fujam enquanto é tempo.

Anónimo disse...

As temperaturas altas dão nisto, a rapaziada está a ficar agitada. Então onde têm andado, não se sabe que a câmara está á deriva e a caminho da falência total, os smas entregues a três incapazes que só olham para os seus interesses.
A rapaziada eleita a tratar da vida e os partidos psd e ps ao seu único e exclusivo serviço. Bem pode o presidente do psd abanar que não cai de maduro isto só cai de podre, entretanto dão cabo da cidade com projectos que a descaracterizam e vamos na festa, quer o povo quer é festa.
Dois ou três do costume falam mas poucos os ouvem e manhã será tarde. Parece que a nossa salvação, será no dia em que avançar a reorganização administrativa do País e acabarem com alguns concelhos, Tomar talvez seja entregado com outros e assim melhor qualquer coisa, pois a continuar assim não temos futuro, só com o Convento e os Lagares, que nos vão acabar de vez com as finanças.
O assunto é sério mas a malta não liga e os tipos vão passando os anos a tratar de si e a dar mais cabo do que resta de Tomar. Mais não posso fazer, pois já estou a ver que nem votar resolve o problema, pois o psd e o ps têm o monopólio e dos dois não virá nada de novo e bom.

Anónimo disse...

O Zé já não está com os independentes, afastou-se!

Agora é solitário à espera de uma nova equipa que o aceite para jogar!

Anónimo disse...

"... que nos vão acabar de vez com as finanças", diz um comentário.

Em 22 de Abrilde 2010 O Mirante informava que "Finanças ponderam reduções drásticas de pessoal em repartiçoes da região", o que deixou muita gente preocupada, principalmente nos serviços que trabalham em parceria, como as Conservatórias.
Foi informado que os Solicitadores preparam balcão único, acompanhado de certificado de qualidade.
Consta-se que os serviços das Conservatórias vão passar para os Notários, os Solicitadores, os Advogados e outros. Qual o futuro da Conservatória ?
Muitos serviços vão ser centralizados nas capitais de Distrito e em Lisboa.
Defendeu-se, e defende-se que Tomar deve apostar nos serviços, o que sempre classifiquei de errado, e que o Concelho o iria pagar caro.
Estas mudanças integram-se na reorganização mundial e nacional.
Tomar colocou-se fora da vida e do mundo.
Não desanimem que ainda é cedo, o pior está para vir.
E continuamos sem água...
SÉRGIO MARTINS

Anónimo disse...

Especulem, especulem.

Se o futuro de Tomar estivesse dependente dos especuladores, oh...eramos o concelho mais rico de Portugal.

Saudações de cidadania.

José Soares

Anónimo disse...

Ó Zé olha as ovelhas no pão!
Toca-lhe a gaita que elas virão!!!!
Alegro moderato!