segunda-feira, 26 de julho de 2010

A PRETENSA JOGADA DO PS

A mais recente e entusiasmante situação política tomarense parece resultar de uma hábil jogada do PS. Há até um excelente comentário, enviado a este blogue, que usa a expressão "política de se lhe tirar o chapéu". Entende-se. Muitos militantes e aderentes, bem como alguns dirigentes do PSD sentem-se traídos, por terem sido confrontados com uma imprevista coligação post-eleitoral, sem que lhes tenham solicitado a opinião. Tratam, portanto, de diabolizar tanto quanto possível o detestado, imprevisto, incómodo e ocasional parceiro. É dos livros.
Dito isto, tenho para mim, que os do PS local são mais vítimas do que autores. Por outras palavras, os socialistas nabantinos não desencadearam deliberadamente qualquer crise, nem sobre o encerramento do mercado, nem sobre os museus da Levada, nem sobre o realojamento dos ciganos. Foram apenas procurando abrir cada vez mais as pernas, de modo a manter um pé na coligação, que lhes assegura muito confortáveis dividendos; outro pé na oposição, que lhes permitirá, eventualmente e se tudo lhes correr de feição, a vitória nas próximas autárquicas. Tanto abriram, tanto abriram, que estão e estamos agora envolvidos numa situação realmente caricata: Não debatemos o problema do mercado, o projecto megalómano da Levada, ou a falta que faz um projecto vertebrado, mas apela-se ao debate alargado de um assunto nado-morto. Se a actual versão do PDM não permite a construção de habitação na Zona Industrial, como é normal, para quê perder tempo com inúteis argumentos, que nos conduziriam fatalmente à mesma conclusão?
Partamos do princípio que a actual e moribunda maioria relativa do PSD local, instigada pelo seu alter ego António Paiva, insiste no realojamento cigano na ZI, contra tudo e contra todos. A única hipótese viável será instalar ali não só as famílias ciganas, mas igualmente outras famílias mais ou menos carenciadas. Caso contrário dirão que é um gueto, que há evidente segregação, que são racistas...
Além da previsível e inevitável debandada dos empresários ali instalados, que famílias aceitariam instalar-se em semelhante local, sem lojas, sem transportes, sem escola, afastadas da cidade e com tal vizinhança? O PSD estará disposto a arcar com as consequências eleitorais de tal despautério? E o PS? Claro que não? Então para que andam a enganar-nos e a tentar ganhar tempo? Tenham coragem. Peguem os bois pelos cornos. Museu da Levada? Como e porquê? Fórum? Com que fundos? Para quem e para quê?
O resto não passa da habitual música ambiente, ao som da qual já quase ninguém dança.

20 comentários:

Anónimo disse...

A jogada não foi do PS local, mas sim do Nacional.
Miguel Relvas foi afastado, por Manula Ferreira Leite, das listas de deputados, bem como Passos Coelho.
Nas autárquicas em Tomar o PSD desceu na sua posição. Se o Relvas perdesse influência, e não fosse eleito presidente da Assembleia Municipal, tal enfraquecimento afectaria a linha Passos Coelho na luta pela direcção do PSD nacional, o que não convinha ao PS.
O PS nacional obrigou o PS local a uma aliança passageira, e ficou à espera do melhor momento para acbar com ela.
Os disparates de Passos Coelho/Relvas sobre a revisão constitucional; aquela da Vespa é de morte... A demonstração de que a nova direcção do PSD nacional é imatura e impreparada. O medo que o PSD nacional inculcou na população, etc. proporcionaram ao PS Nacional um ataque em toda a linha e o reconquistar de espaço.
Tal oportunidade surgiu também em Tomar, com uma crise de difícil solução, com o encerramento do Mercado, com muitos disparates por parte do PSD local, e cum esse disparate maior de pretender construir habitação social numa Zona Empresarial, onde os anamatizados ciganos pesam. Além dos problemas que se iriam gerar, dar-se-ia cabo da Zona Empresarial, que, inclusivamente, perderia espaço de expansão.
Tomar está à deriva. O PSD em Tomar está em ruptura. O PS nacional atingiu os seus objectivos, desacreditar a nova liderança do PSD, que ajuda à festa. O PS local faz o que lhe mandam e parte para tentar a reconquista da Câmara.
A Távola Redonda tem que se desfazer. E Tomar e os tomarenses ? Não contam, são apenas meios para atingir fins.
Tomar e os tomarenses estão coisificados.

Lancelot du Temple

Anónimo disse...

O PS quer limpar o erro que os dois vereadores cometeram ao aprovar a proposta de alteração do PDM para a ZI, que visiva insistir na construção de casas aí para a instalação futura da comunidade cigana.

Aliás, é curioso que o PS de Tomar (e o nacional) só fazem trapalhadas.

Umas vezes avançam numa direcção e logo a seguir mudam de agulha e voltam para trás.

Os de Tomar são diferentes, porque além do desnorte têm sempre muito oportunismo calculista.

Tudo farinha do mesmo saco.

E, claro, quem paga são sempre os do costume!!!!!

Anónimo disse...

O Engenheiro pura e simplesmente serviu-se da Câmara! Como santos da porta não fazem milagres, deixaram-no andar à vontade e aplaudiram! Assim que pôde deu o salto para Coimbra e para o Grupo Lena, em imitação, à escala, de Durão Barroso e Jorge Coelho. Tinha objectivos pessoais. Deixou "isto" entregue à lacaiada. Mas como quem nasce para ser mandado numca há-de saber mandar o PSD está como está. Mas algun dos quatro tem um mínimo de condições para presidir à Câmara? Francamente não! O PS, mais propriamente Luís Ferreira, tinha uma estratégia: sacar o mais possivel de popularidade durante DOIS ANOS e, de seguida, cortar com a coligação, armar-se em vítima para capitalizar ainda mais votos nas próximas eleições. O homem tem andado a fazer pela vida! Não tem culpa que o deixem andar à vontade! Só não contava com tamanha imcompetência dos parceiros. Agora, o caso deu-se antes do que esperava. Vamos ver qual vai ser a sua nova estratégia. No meio disto os Independentes não querem "ir ao jogo"! Estarão à espera de alguma coisa, será falta de coragem ou sofrem do mesmo que os do PSD? Estarão com medo de serem arrastados para a cova com eles? Isto assim não vai a lado nenhum e Tomar está cada vez pior!
Talvez juntar Tomar com a Barquinha, Contância e Ferreira do Zêzere. Há por lá gente competente e não tínhamos que levar com Ourém ou com Torres Novas!

Anónimo disse...

Deve ser do calor. Então a rapaziada do ps, até faz uma reunião dos seus empregados, para dizer que votou a favor dos ciganos na ZI, mas é contra. Que eles brincam á política nós sabemos, mas assim é demais. Então o mercado balelas, o elefante branco dos museus na levada balelas, o PDM no que toca a construção no concelho balelas, as dividas e contas por acertar de milhões como o Parque T e Polis balelas, as dívidas e a gestão dos smas balelas, os novos carros para vereadores em época de crise balelas. Este concelho está á deriva e o ps a ajudar de dia e á noite, a tentar furar o barco. Tenham pena e sobretudo vergonha na cara, pois a politica não pode ser só isto e no caso o ps e o psd em Tomar estão a fazer um miserável serviço ao concelho e na imagem da política. Já não existem cidadãos sérios e interessados no futuro do concelho em Tomar, que se juntem para discutir o futuro, independentemente das suas simpatias políticas, pois os partidos e os autarcas actuais estão a dar cabo disto. Acordem e ponham também os seus vários partidos, na ordem.

Anónimo disse...

Ora até que enfim! Aleluia!

O elevado nível dos comentários aos dois últimos posts revela que há uma nata de altíssima qualidade na vida política nabantina.

É um gosto lê-los.

Anónimo disse...

Ou há aqui muita fantasia propositada, ou as pessoas não conhecem de todo os protagonistas e têma andado desatentos nos últimos anos.
Como essa de acreditar que alguém consegue impor alguma coisa aos dirigentes do PS local, a começar no Cristóvão e no Ferreira que são os dois mais teimosos que mulas. Então se eles conseguiram que a hipótese Pedro Marques nem se colocasse quando era o que todos no PS fora de Tomar quereiam, da nacional à distrital! E conseguiram-no mesmo sem ter nome sonante para contrapor, primeiro levaram lá o Silva, e agora o Becerra, e entre os dois alguém que consiga escolher!

A única coisa que tudo isto prova é que no PS a escolha do arquitecto foi errada como muitos anteviam, é certo que não havia grandes alternativas eleitorais, mas mais valia lá terem ido com um socialista a sério; e que pelos lados do PSD o desnorte é total a começar no Corvêlo que não tem ideia nehuma do que fazer na governação, a não ser seguir a cartilha que o PAiva lhe deixou.

PF

Anónimo disse...

"A pretensa jogada do PS" quanto a mim a única coisa que prova é que o PS parece estar a querer por os seus vereadores na ordem, o que é bom, talvez se comece a dar mais por eles na câmara e a perceber afinal o que lá estão a fzer.

Era bom que o PSD fizesse o mesmo em fez de deixar Corvêlo e companhia a fazerem o que querem e o que não sabem, mas falta saber se a direcção do PSD sabe o que quer e tem força para o impor.

Anónimo disse...

Confirmação da minha opinião da manhã.
O Secretário de Estado da Administração Local, e dirigente nacional do PS, José Junqueiro, segundo o Diário de Notícias de hoje, enviou mensagens aos autarcas do PS por esse País fora a criticar as "coligações negativas" nas autarquias e a propor a sua dissolução.
Miguel Relvas, segundo o DN, contestou de imediato e pediu a intervenção do Ministério Público.
As lutas partidárias vão aumentar, e até este cemitério, que é Tomar, vai ter agitação. Lá se acabará a Távola Redonda.

Lancelot du Temple

Anónimo disse...

"O PS quer limpar o erro que os dois vereadores cometeram ao aprovar a proposta de alteração do PDM para a ZI"

Eu parece-me que é mais o Cristóvão a tentar puxar a trela ao Becerra e ao Ferreira que parece andar um pouco laça, a ponto de se esquecerem do que andaram a defender antes de se venderem ao PSD. Mas é benfeita, a culpa é do Cristóvão que deixou, agora é ver quem tem mais força, ou quanto tempo demorará a que o Becerra, pois o Ferreira dificilmente faria entraria nesse barco, a passar-se de vez para o lado do PSD, ou seja, a voltar a casa.

Anónimo disse...

Sim senhor, está aí um bonito caldo, então os senhores vereadores do PS já se esquecem do que andaram a defender e agora fazem actos de contrição a ver se emendam o erro?
E será que ao menos é convicto?

Anónimo disse...

Para PF em 14:05

Respeitando a sua opinião sobre os dirigentes locais do PS, embora sem com ela concordar,há no seu comentário aspectos a merecer algumas observações.
Está por demonstrar tudo aquilo que escreve sobre Pedro Marques e a escolha do cabeça de lista. Ainda que possa ser verdade o que afirma, é fora de dúvidas que os candidatos devem ser escolhidos a nível local, e não em Santarém ou Lisboa.
Na sua ideia "No PS a escolha do arquitecto foi errada, como muitos anteviam; é certo que não havia grandes alternativas eleitorais, mas mais valia lá terem ido com um socialista a sério...". Pois bem, havia pelo menos um candidato que anunciou ter um programa, coisa que agora está a fazer cada vez mais falta. Esse candidato ficou em segundo, muito longe do vencedor. Quanto a essa do "socialista a sério", quem é que passa o respectivo certificado de garantia? Você? Porquê?

Anónimo disse...

Concordo com o comentário das 14:33, não deve faltar muito para o Becerra voltar a casa, ou seja, passar-se para o lado do Corvêlo.
O que fazia todo o sentido, tanto eles como o Rosário e mesmo o Carrão estão no fim da carreira política e é a melhor maneira de salvaguardarem um resto de mandato sem que partidos os chateiem.

Anónimo disse...

SÓ PARA LEMBRA UM VELHINHO DITADO, CASA QUE NÃO Á PÃO TODA GENTE RALHA E NIGUÉM TEM RAZÃO. Mesmo se passa com os politicos, do nosso país. Mas porque será que não me surprendeu? Os directores dos hospitais de LISBOA E VALE DO TEJO terem comprado um carro topo de gama? Com todos os luxos. Agora pergunta, quem como muitos comtribuí-o. Que lhes vai acontecer? Se tinham ordens para poupar e esbanjaram?Como é? Se andam uns a poupar, para outros esbanjar, e depois aumenta-nos os impostos. DESCUPE PROFESSOR TER FUGIDO UM POUCO NO TEMA. MAS ESTAVA- ME AQUI ATRAVESSADA, NA GARGANTA POIS É REVOLTANTE PARA QUE QUEREM UM CARRO DE LUXO PARA TRABALHAR. NÃO PODIAM TER UM DOS MAIS BARATOS COMO OS OUTROS?SE CALHAR O CARRO DELES PARTICULAR, QUE PAGARAM DO BOLSO DELES É DOS MAIS BARATOS.

Anónimo disse...

Anda por aqui gente a quem um Novas Oportunidades em língua portuguesa fazia muito bem! É que não é só erros de digitação. É a construção frásica que transforma os seus textos num verdadeiro tratado hieroglífico...vá lá a gente perceber o que querem dizer!!!???

Anónimo disse...

A decadência de Tomar dos últimos 25 anos não aconteceu por acaso: Estratégia nada. Interesses pessoais tudo. PSD demitiu-se e entregou-se ao jovem paiva. PSD iludido com a geração yuppie que afinal levou à falência muitas organizações com as bolhas especulativas e autoconvencimento.Incompetentes de sobra.Incrível a jogada recente de relvas (coligação)para se manter na "agenda" depois de corrido pela MFLeite. Incrível a "venda" dos eleitos pelo PS em troca dos lugares da mesma coligação.O PS tomar foi e é um elemento decorativo face a Abrantes e TNovas. Em breve, até face a Ourem.
Quanto à "inteligente jogada" do PS sobre os ciganos, O PSD que lhes passe a bola pedindo-lhes a "solução PS".
A.Miguel

Anónimo disse...

O Ferreira bem avisou na reunião de câmara, que não estavam a votar qualquer decisão de construção de habitações ou de colocação de quaisquer pessoas nas mesmas.

Como não lhe ligaram, veio o PS por as coisas na devida ordem. Resta saber quanto mais tempo resiste o PSD a tanta pressão por parte do companheiro de coligação.

Bravura Lusitana disse...

Isto só lá vai com o PNR. Socialismo, só nacionalista. Tenho dito !

Anónimo disse...

"Resta saber quanto mais tempo resiste o PSD a tanta pressão por parte do companheiro de coligação."

Mas qual pressão? Os vereadores do PS a começar no que queria ser presidente de câmara são uns bananas! Não tem feito nenhuma pressão é o que é!
Entre eles e a equipa do Corvêlo a única diferença são as moscas. Não inventem uma nova geração de políticos que não vale a pena, devem ir longe com estes!

"O Ferreira bem avisou na reunião de câmara"... quem é que lá estaria para saber isto? Não estará o Ferreira a falar de si próprio?

Anónimo disse...

"Ora até que enfim! Aleluia!

O elevado nível dos comentários aos dois últimos posts revela que há uma nata de altíssima qualidade na vida política nabantina.

É um gosto lê-los."

NÃO SEI SE SABE MAS O PAIVA ESCREVE MELHOR QUE TODOS NÓS.
MAS QUE NATA? NATA É TRABALHAR, SUAR, AJUDA O PRÓXIMO E NÃO ANDAR A ARMAR-SE EM ARTOLAS NOS BLOGUES!
NATA É FAZER! NATA É SER PRAGMÁTICO! NATA É SER AMIGO DE ANTÓNIO PAIVA. FARTOS DE PADRES E ORADORES ESTAMOS NÓS.

MEGA MASSA PRO!

Anónimo disse...

Há quem se vende por um prato de lentilhas. Outros não passarão tanta fome, mas também se compram. Por um automóvel talvez.
Mas não irão comprar a paz social, pois o Povo não é parvo!