sexta-feira, 23 de julho de 2010

IMAGENS TOMARENSES DE FIM DE SEMANA

(Clicar sobre a imagem para ampliar)

Tendo em conta que os nossos leitores de fim de semana são, salvo raras excepções, proprietários dos seus suportes informáticos, o que, mesmo na sociedade actual, ainda indicia determinado estatuto, decidimos reproduzir a crónica supra, do semanário RIBATEJO, com a devida vénia e os nossos agradecimentos. Pensamos que se trata de um tema extremamente importante, sobretudo nesta época de vacas entre o magro e o esquelético... É sempre conveniente estar preparado para o que der e vier. No mínimo até que haja vacas.

Se outros méritos não conseguirem vir a alcançar, as bizarras e demoradas obras da rotunda, (Afinal quando é que vêm os arquitectos, para explicar qual a futura serventia do "paredão-mijatório"? Dia de S. Nunca à tarde?), já averbaram um grande sucesso. Após pelo menos duas anteriores tentativas falhadas, desta vez, conforme documenta a fotografia, lá conseguiram finalmente eliminar os esgotos domésticos que ainda corriam para o Nabão, ali junto à Ponte Nova. Registamos tal facto com satisfação, entre outras razões para que ninguém possa afirmar doravante, respeitando a verdade, que só dizemos mal.

Lamentavelmente, são as circunstâncias que regra geral nos obrigam a ser cáusticos, derrotistas, bota-abaixo e inconvenientes. Neste caso, por exemplo, junto ao Edifício dos Cubos, do lado noroeste. O leitor consegue perceber por onde passarão futuramente os peões? Consegue mesmo? Estão faça-nos um grande favor: explique-nos, que nós ainda não percebemos peva. Aguardemos a conclusão do projecto.

Outra obra com excelentes acabamentos: a recente cobertura asfáltica de parte do terreiro sul do mercado. Onde vão montar a tal tenda dos 100 mil. Tudo parece indicar que a recém aberta rampa para cadeiras de rodas e carrinhos de compras, deixou de ser praticável. Basta olhar para a fotografia...
O ideal seria trazer ao local a pessoa responsável pelo respectivo pelouro, dizer-lhe para se sentar numa cadeira de rodas, amarrá-la solidamente e dizer-lhe: -Agora tente chegar à nova tenda-mercado.
Pois não senhor! Não se trata nada de gostar de dizer mal. Apenas de alertar a tempo e a horas, para que possam reparar a falha. Sem dar muito nas vistas.

Outro tanto sucede com este caminho pedonal e para cadeiras de rodas. Custa assim tanto mantê-lo limpo e cuidado? Não basta mandar fazer obras mais ou menos úteis, mais ou menos caras, mais ou menos prioritárias, mais ou menos vistosas. É necessário ter depois meios humanos para assegurar a indispensável manutenção, limpeza e conservação. Caso contrário, é dinheiro deitado à rua. O edificado vai-se degradando pouco a pouco, envergonhando os cidadãos que realmente têm uma paixão por esta terra e os pés bem assentes na dita cuja. Há mais de meio século.

10 comentários:

Anónimo disse...

Caminhos pedonais limpos de mato e degraus de betume: mas se nem as retretes do mercado, a tinta das suas paredes ou os vidros das janelas mereceram a atençáo dos muitos serviços camarários (e após avisos)...Lembrar que no ex- mercado decorre a mais antiga e mais básica actividade económica:comércio alimentar.E ninguem se demitiu ou colocou o lugar à disposição!
Pedro Miguel

Anónimo disse...

esta do capim parecia um acesso ás praias não vigiadas do nosso litoral, realmente um trilho a luxo

Pensamentos soltos disse...

O passeio assim será talvez para o vizinho não se esquivar de o cumprimentar, assim passará obrigatóriamente (salvo seja)por aquele estreito tipo funil ou coisa parecida!

Unknown disse...

Para Bravura Lusitana:

O seu comentário foi eliminado por ser uma evidente apologia do regime anterior. Pior até: por tentar reescrever a história, ao afirmar que os jovens já estão a começar a perceber que aquilo que lhes ensinaram na escola sobre o salazarismo e o caetanismo, não corresponde à realidade, o que só se poderia vir a aceitar se acompanhado de exemplos verificáveis. Caso contrário, por esse caminho um dia deste iria se calhar aparecer um comentário garantindo que o holocausto foi apenas um detalhe, e assim sucessivamente. Pela minha parte NÃO! Fascismo nunca mais! Regimes autoritários nunca mais! Regimes de partido único, nem pensar!
Viva o 25 de Abril, mesmo com todos os erros posteriores! Viva o pluralismo partidário! Viva a Liberdade!

António Rebelo

Anónimo disse...

Mas não se percebeu já que esse Carrão é um belíssimo exemplar de incompetência?
Deixou degradar até ao fim o mercado, nada fez, assobia para o lado nas limpezas da cidade e freguesias, sem conseguir organizar um sector que é essencial para a vida dos tomarenses.

E sobre as casas de banho nem falar: todos há anos sem arranjo, nem abertura. E se há casas de banho na cerrada dos cães, ali junto à entrada do Castelo, elas se devem à obstinação do vereador Ferreira, que a mais de mil euros/mês, ali as mantém à espera que no sub-solo o vereador Carrão arranje as que aí se encontram.

Anónimo disse...

Ferreira do Zêzere está condenada à extinção. Se Tomar não promove a inevitável fusão outros (Ourém?...) poderão antecipar-se.
A.A.

Anónimo disse...

"
Não basta mandar fazer obras mais ou menos úteis, mais ou menos caras, mais ou menos prioritárias, mais ou menos vistosas.
É necessário ter depois meios humanos para assegurar a indispensável manutenção, limpeza e conservação.
Caso contrário, é dinheiro deitado à rua.
"

Infelizmente os nossos políticos estão-se barimbando para a sustentabilidade das obras que mandam fazer. O que lhes interessa é fazerem flores, dar entrevistas, estar "na berra". Quem não aparece é esquecido. O que dá votos é publicidade. O povo vai comendo a palha que lhes dão. Atyé ao dia em que...

Anónimo disse...

Uma imagem que também é tomarense.
O Diário de Notícias de hoje, na página da Vespa, escreve que Miguel Relvas para justificar a proposta de substituição da proibição do despedimento por "justa causa" pela permissão de despedimento por "razão atendível" confessou ter ido buscar a ideia a Vasco Gonçalves e Álvaro Cunhal, que a terão formulado em decreto-lei nos idos de 1975, durante o PREC contra quem Sá Carneiro e o PSD lutaram. Tal afirmação de Miguel Relvas foi vista nas televisões.
A Vespa do DN conclui que Passos Coelho vai pendurar a foto de Vasco Gonçalves nas paredes da sede do PSD.
Isto vai ser uma pândega.

Anónimo disse...

"
A Vespa do DN conclui que Passos Coelho vai pendurar a foto de Vasco Gonçalves nas paredes da sede do PSD.
Isto vai ser uma pândega.
"

Perdão, isto já é cá uma pândega!...

Anónimo disse...

Tomar está condenada ao desaparecimento. Um dia destes não passa de uma freguesia de Torres Novas-Entroncamento, tal como a Barquinha, Constância, Golegã e Ferreira do Zêzere.