quarta-feira, 28 de julho de 2010

DE REGRESSO ÀS LIDES NABANTINAS

Após um longo silêncio, certamente por motivos profissionais, aqui o temos de regresso. Esplendorosamente, como sempre. Seja bem aparecido MMP. Ou SPECIAL ONE?
Desta vez, (devido ao adiantado da hora?), confessou-se e identificou-se inadvertidamente. Traído pelo tema e pelo estilo. Fique porém tranquilo que mais não direi sobre essa matéria. Quem não topou terá de fazer o favor de desculpar. E procurar informar-se melhor.
Indo ao essencial. O "estilo bulldozer" que é o seu, pegou uma vez e acabou-se. Agora o tempo é outro. Bem mais complexo e agreste. O que escreve neste comentário parece-me estar formalmente correcto e coerente, porém incompleto. Bem vistas as coisas, não há pensamento estruturado sem palavras, pelo que estas precedem sempre aquele. Mais ainda. Assim sendo, quem não arrecadou em tempo útil um vocabulário vasto, hábitos de construção frásica e prática de estruturação expositiva, nunca vai conseguir pensar articuladamente e, desprovido das ferramentas indispensáveis, será incapaz de elaborar projectos desenxovalhados, de apresentar trabalhos orais ou escritos, claros e limpos como a água da montanha.
Teria razão se dissesse que António Paiva escreve bem, de forma escorreita, espelho da forma como pensa. Ao pretender que escreve melhor do que todos nós, exagera; entra no domínio do fantasioso e identifica-se. Quem assim escreve é porque assim pensa, e ao pensar assim, nunca foi nem é pessoa de diálogo. Usa sempre, ou a maior parte das vezes, o estilo já referido ou, noutra imagem, o das antigas cargas de cavalaria, que levavam tudo à frente. Quando levavam. Também acontecia cairem dos cavalos. Quem vai à guerra...
Houve um período na história recente de Tomar em que a autoproclamada boa sociedade local ficou deslumbrada com determinado presidente-bulldozer. Os resultados estão à vista. Sem oposição activa, sem propostas alternativas credíveis, sem oradores à altura, sucederam-se, (e continuam a suceder-se), as asneiras na área do investimento e das opções estratégicas. Vai levar anos e exigir muito trabalho (e muita sorte) sair do atoleiro onde nos meteram. Tudo por falta de humildade, de modéstia, de diálogo, de respeito pelo próximo. Tudo por excesso de egocentrismo de determinado autarca. Faço-me entender?
Resta a peremptória afirmação final: "NATA É FAZER". Será. Mas certas natas é melhor fazê-las nas casas de banho, que existem para isso mesmo. As populações agradecem e a atmosfera política fica mais agradavelmente cheirosa.

Cordialmente,

António Rebelo

PS:

E controlar a imprensa já não garante sossego. A malta da web não usa nem aceita açaimos. Alguma, pelo menos. E como cada qual é o seu próprio director...

20 comentários:

Anónimo disse...

Como não estou informado - este senhor MMP também já passou por Coimbra e está no Grupo Lena ou coisa semelhante? E, já agora, tem ideia do prejuízo causado ao Concelho pela passagem do "tornado" Engº Paiva?

Unknown disse...

Tudo indica que sim...só o visado poderá confirmar ou desmentir.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Qual o problema do Paiva voltar ?

O Marques também não voltou ?

Numa terra de cegos quem tem um olho é Rei.

Anónimo disse...

Professor António este MMP não tem educação mínima para se viver em sociedade. Se ele ou ela fosse seu aluno ou aluna com certeza teria outra performance.
Continue na sua "batalha" diária e boas férias para o senhor Professor Doutor António Rebelo.

Unknown disse...

Para 15:30

Ninguém aqui escreveu que havia problema no regresso de quem quer que seja. Na hora de votar e de morrer, somos todos iguais. Fora disso é outra conversa.

Anónimo disse...

O Engenheiro voltar? Só se for para se rir destes desgraçados que ficaram por cá! Uns sentados na cadeira do poder e outros a pagarem a factura dos danos que causou! Mas também pode ser para explicar aquela coisa do muro e as ruinas do convento de Santa Iria, mandar reparar o piso da corredora, pagar as indemnizações referentes ao Parque, etc., etc. Chega?

Unknown disse...

O comentário eliminado era do leitor MMP e foi suprimido por tecer considerações sobre a prestação profissional de certo cidadão que não é visto nem achado neste caso, nem foi candidato ou eleito nas últimas autárquicas. Saiu portanto do contexto.

Anónimo disse...

REBELO DISCORDO DO TEU CRITÉRIO DE CENSURA. ENTÃO SE UM TIPO É MAU PROFISSIONAL NÃO PODE SER TAMBÉM VISADO AQUI? SE ELE PRESTA UM MAU SERVIÇO À COMUNIDADE E A ESCOLA QUE LHE PAGA O ORDENADO TEM MEDO DELE. CLARO QUE SE PODE ATÉ PORQUE O SENHOR DITO CUJO É UM PROMISCUO DA POLÍTICA E TENTA LEVAR A FILHINHA SEMPE A ALGUM LADO NÃO É? A FILHA TAMBÉM SÓ SE VÊ DE QUATRO EM QUATRO ANOS NÃO É? ELA AINDA TEM CLIENTES?
REBELO O QUE ESCREVI TOCOU FOI NA FERIDA E VOU ENSINAR-TE ALGO.
NÃO DEVES CENSURAR OS POSTS NA ÍNTEGRA. COLOCA RETICÊNCIAS SOBRE O QUE SE ESCREVE E QUE ACHAS QUE É ATENTATÓRIO "sobre a prestação profissional de certo cidadão que não é visto nem achado neste caso, nem foi candidato ou eleito nas últimas autárquicas e que por conseguinte saiu portanto do contexto."
ASSIM APROVEITAS A RIQUEZA DOS POSTS. SE EU APAGASSE TODOS OS TEUS... HÁ COISAS NAS TUAS MAGNÍFICAS CRÓNICAS QUE GOSTO E OUTRAS QUE DISCORDO OU ESTÃO ERRADAS. AS TUAS E AS DO TEU AMIGO SÉRGIO RIBEIRO.
O QUE SE PASSOU FOI QUE TE TROCO AS VOLTAS E PENSAS QUE SOU O PAIVA! NÃO SOU NADA E ESTÁS MUITO FRIO. VOU DAR-TE UMA PISTA: O PAIVA ENSINOU-ME TAL COMO VAN AAL ENSINOU MOURINHO MAS QUEM É AGORA O MAIOR? MOURINHO POIS CLARO! AGORA VÊ SE ATINGES OU QUERES QUE TE FAÇA UM DESENHO?
HAJA SAÚDE REBELO MUITA SAÚDE E PACIÊNCIA PARA TE ATURAR.

MEGA MASSA PRO!

Anónimo disse...

Vem o aldeão Carrão apelar ao bom senso, ao civismo e outras formas urbanas de estar na vida, numa nota emitida pela Câmara Municipal, tendo em vista chamar à atenção e combater o vandalismo que grassa impune por Tomar afora.

Porque é que eu não me sinto surpreendido? Este é o resultado do laxismo, da incúria, da incompetência com que ele e os outros membros da quadrilha camarária têm governado o concelho. Diz-se por aí, em conversas de café, que até vândalos de outras terras vêm para cá à noite para perpetrarem desmandos porque sabem que de cá saem incólumes no seu anonimato, porque vigilância policial é coisa que praticamente não existe.
Eu compreendo! Os senhores agentes da PSP chegam ao fim do dia esgotados de tanto multarem os automobilistas, que lhes faltam forças para cumprir os deveres nocturnos.

Um conselho ao senhor Carrão:
Sirva-se do exemplo do seu ex-presidente sr. Paulino, o Paiva da Trofa, para com o mesmo empenho com que aquele solicitava às forças policiais que agissem sobre os automobilistas em infracção de estacionamento (claramente para promover os seus parques pagos), "exigir" à PSP que patrulhe a cidade durante a noite e actue sobre os responsáveis pelo vandalismo que já colocou esta cidade no top-ten nacional das pequenas e médias urbes, de acordo com um estudo publicado pelo semanário Expresso há alguns anos.
Se for espertinho, até pode pedir uma audiência ao Ministério Público no sentido de serem reforçadas as penas aos infractores detidos, numa acção concertada por forma a tornar Tomar um local mais seguro!

Anónimo disse...

Prof. A. Rebelinho pode explicar em que é que consistiram aqueles testes que a gente ouviu falar na telefonia sobre Stress Bancário? Pensava que havia stress apenas nos animais. Brigado viu... brigado gostosinho.

O adiantado mental!

Anónimo disse...

O Barão da Trofa é um Inginheiro especializado em PDM.

Na Srª Câmara especializou-se em lombas, pontes, mamarrachos, querens, tachos, tachinhos e tachões, compras e vendas de imóveis degradados, zonas históricas pimba, relvados artificiais, estacionamentos (subterrâneos, principalmente), campos da bola, pavilhões pra feiras, cabines, muros, tanques, rotundas descentradas, quejandos, similares e afins.

Tanta e tanta ciência que o Aquilino vai aproveitar!

Zumba na caneca!!!!!!!

Anónimo disse...

O que quer dizer MEGA MASSA PRO! ?

Anónimo disse...

MMP = Mon Monsieur Paiva

Anónimo disse...

Senhor MMP, será que se esqueceu de tomar os comprimidos. Veja lá que a demência é uma doença progressiva e costuma iniciar-se com laivos de mania das grandezas. Escreve com letra grande porque é míope, ou desconhece a tecla para desligar as maiúsculas. Se realmente foi o seu mentor que o ensinou, deixe que lhe diga que o ensino resultou mesmo. A devoção tolda-lhe o discernimento. Um já era demais, dois é praga...e Tomar, ou o que resta dela, não merece. Quanto a uma larga franja da poluplação, já não direi o mesmo. Tire a foto do seu mentor da parede e vá a banhos, pode ser que depois seja capaz de se libertar da canga e deixar de esperar pelo D. Sebastião do PDM.

Anónimo disse...

O Apóstolo do Paiva está de volta à maldicência. Em terra de cegos quem tem um olho aberto é rei. Sobretudo enquanto os outros andarem de olhos vendados.
P.M.

Anónimo disse...

O Paulino volta a atacar! O papá precisa de obras...

Anónimo disse...

Parece que o lugar do Paiva está em risco. Afinal as empreitadas tardam e não há grupo construtor que aguente este período de vacas menos gordas...
Se calhar é por isso mesmo que surgem alguns profetas a lançar de novo o seu nome na praça pública.
Para ver se cola...
AA

Anónimo disse...

Não fosse a Reforma dourada e ainda o teríamos de ver regressar ao Politécnico a fazer a vida negra a muita gente...

Anónimo disse...

Será preciso muita falta de vergonha para reaparecer publicamente com o intuito de voltar a candidatar-se ao tacho camarário!
E será preciso igualmente uma grande dose de estupidez voltar a votar este incompetente vaidoso que é o sr. Paiva.