quinta-feira, 15 de julho de 2010

ANÁLISE DA IMPRENSA REGIONAL DESTA SEMANA

Num ambiente tão sombrio para os tomarenses, começamos com uma peça d'O MIRANTE, secção CAVALEIRO ANDANTE, que merece um sorriso bem disposto. Quer se goste ou não, tem de reconhecer-se que não ofende e que está muito bem apanhado. Parabéns aos seus autores!
Igualmente no semanário regional editado na Chamusca, destaque para uma reportagem sobre "A guardiã do Templo", a senhora Dª Maria da Luz, que guardou e cuidou da Sra. da Piedade durante cinquenta anos.

Na página 3 d'O MIRANTE, com fotografia e texto de Elsa Ribeiro Gonçalves, uma notícia sobre a comemoração do cerco ao castelo templário em 1190. Há também, mais adiante, notícias sobre a questão do encerramento do mercado e àcerca da insolvência da Freitas Lopes. Para um jornal editado longe de Tomar, louve-se o interesse que vem demonstrando pela nossa terra.

CIDADE DE TOMAR abre a primeira página com a dívida do município. 29 milhões, diz um vereador da coligação. 34 milhões mostram as contas da página 4 do semanário dirigido por António Madureira. Afinal em que ficamos? 29 ou 34 milhões? Bem sabemos que numa terra de farturas como a nossa, 5 milhões de euros não são grande coisa, para os nossos autarcas. Mas mesmo assim, convinha apurar a questão. Ou nem vale a pena?

Outra boa peça do decano da imprensa tomarense é a da página 14, assinada por António Freitas. Compara a triste sorte do nosso mercado com o magnífico aproveitamento turístico do mercado de Loulé, aproveitando para citar a opinião de uma guia turística. Sem papas nas língua, como é habitual na profissão, a referida cicerone foi clara: "Nós, em Tomar, na sua cidade, vamos com os grupos ao Convento, mas não fazemos circuito de cidade, porque não há locais para saída dos passageiros dos autocarros junto dos principais jardins, não há casas de banho públicas, e depois as ruas do centro histórico têm um ar de abandono, fachadas, prédios a cair, que é uma pena. Uma cidade bonita e aprazível pela passagem do rio, não nos cativa, nem cativa a quem temos que mostrar o que há de melhor, do ponto de vista turístico, no nosso país."
Nada que não tenha já sido dito e redito em tomaradianteira, o que não admira: o autor destas linhas é titular da carteira profissional de guia turístico nº 158, de Outubro de 1959. Como, porém, santos da casa continuam a não fazer milagres, são muito oportunas e úteis as declarações citadas por António Freitas, que esperamos possam vir a ser tidas em conta nos locais próprios. Nem só de comemorações, festas, viagens e comezainas vivem os eleitores...

Esta semana o habitualmente mavioso TEMPLÁRIO dá-lhe forte. Nem parece que estamos já nas férias estivais. Na última página, com chamada na primeira, noticia o estado comatoso da circunstancial coligação 3+2. Também já tinha sido amplamente analisado neste blogue, mas o semanário de José Gaio foi beber a outras fontes, que cita. E até conseguiu um facto novo: a hipótese de nova coligação com os IpT, que por enquanto ainda não se pronunciaram sobre tal eventualidade. Que se saiba...

Além dos sobressaltos da coligação, O TEMPLÁRIO detalha igualmente um caso curioso: Uma obra municipal, num prédio propriedade da autarquia, (situado na Rua da Saboaria), foi embargada, e o município multado, devido a toda uma série de irregularidades, tanto em relação aos materiais como aos trabalhadores. Refere o semanário que os andaimes montados na citada obra não obedecem às normas legais, apesar de a autarquia possuir andaimes certificados. Que continuam devidamente arrumados na FAI, porque dão muito mais trabalho a montar.
É mais um exemplo flagrante daquilo que todos sabemos: Há eleitos e funcionários muito convencidos de que a autarquia está acima das leis; que estas só se aplicam aos cidadãos menos desenrascados. E como muitos sectores da autarquia funcionam sem rei nem roque... É a terra em que vivemos.

7 comentários:

Anónimo disse...

O PSD das negociatas, com o tó paposeco como tribuno (quem sabe quem é a figura?), lá se vai encostando ao IpT dos interesses. Tudo normal.

Agora o que intriga é quem pretende o paposeco que saia da camara e quem ele quer que entre.

Há decerto alguém muito mal informado.

Funiculin disse...

Beduínos significa o mesmo que camelos? Não, beduíno é um árabe nómada dos desertos do Norte de África e do Médio Oriente, e Camelo é um homem estúpido, rude.
É que eu já vi vários Camelos, mas de óculos e de bigodes deverá ser somente em Tomar. E ao que me consta o Vereador Carrão nada tem de estúpido. O poder da cidade está aos seus pés muito em breve. Em vez de dar formação aos vendedores do mercado, quem deveria ter formação eram os sete autarcas através da fantochada Universidade Sénior de Tomar, cuja aprendizagem vão muito ao encontro das passeatas e da petiscada, que por sua vez também vai ao encontro do tal festival dos bêbados organizado por uma instituição futebolistica.

Anónimo disse...

Será que o paposeco virou pão-de-forma? Como anda armada em polícia, se calhar tem pretensão a cacete. Bem, pelo bem pelo mal, o melhor é irem preparando a manteiga ...para espalhar no pão, claro.

Anónimo disse...

Cacete, sim, cacete pra dar nas costas destes barões da trofa e outros artistas como ele que deram cabo de Tomar, estragaram isto tudo e deixaram o município paralisado e atolado em dívidas.

A troco de quê?

De reformas chorudas obtidas a cavalo na perpotência, arrogância, incompetência e xico-espertismo militante!

Os antepassados deram grandeza a Thomar e este bonzos atiraram isto para o buraco.

Raios os partam!!!!!!

E ainda consta que o Barão vai ser menistro do passos (ângelo correia) coelho!

Xiça!!!!

Deus nos livrasse de tal alma penada!

P´rás galés essa maltósia.

Anónimo disse...

É triste, mas tenho de concordar com a guia turistica, quanto ás casas de banho. Fizeram umas casa de banho junto á igreja de Santa Maria, desculpem mas pouca gente sabe que elas lá estão. As pessoas que tenha proteces nos joelos, se estiver de ir a uma casa de banho tem de fazer uma despesa num café para ir á casa de banho, ou então apelar á gentileza do dono do café, porque atrás de um carro por muito aflita que esteja não se pode baixar(claro que falo no caso das senhoras)eu conheço uma senhora que tem problemas de bechiga. por isso tem de beber muita água, então resolve o problema de uma maneira facil quando esta perto do centro de emprego, vai lá á casa de banho, desculpem mas na tropa mandam deserrascar.

Anónimo disse...

Mas querem melhores casas de banho que as arcadas da Câmara?

Anónimo disse...

Quem são as pessoas do actual PSD local? Alguém as conhece? A população sabe quem eles são?

Aguardo com curiosidade que o PSD apresente aos tomarenses um programa que seja sério, e que vise sobretudo, por um lado dar resposta imediata aos problemas que afectam Tomar, por outro, que nos apresente um plano para o futuro com os olhos postos no passado.

Enquanto assim não for, o PSD local está indelevelmente solidário com a política de destruição que os executivos PSD têm levado a efeito em Tomar.

En política não há inocentes!

José Soares