quarta-feira, 7 de julho de 2010

O QUE AÍ VEM É MUITO PIOR...


Nota prévia: Para LF - O seu comentário foi recusado, por misturar factos relevantes de índole pública, com outros de natureza exclusivamente privada, que só aos próprios dizem respeito, posto que se trata de adultos na plena posse de todos os seus direitos. Teremos muito gosto em publicar a primeira parte, se quiser ter a amabilidade de desenvolver e voltar a enviar.

O QUE ESTÁ PARA VIR...

Parece ter causado algum alvoroço suplementar a frase "O que está para vir é muito pior" escrita no final da peça de ontem. Na verdade, não se trata de nada de espectacular (para usar um termo muito ao gosto da época). Apenas da convergência de diversos factores tendentes a apertar ainda mais a corda ao pescoço dos nossos autarca no comando. Vejamos.
No campo dos eventuais encerramentos compulsivos, além do problema do Mercado, que se vai arrastar pelo menos até às próximas autárquicas, há outros berbicachos assaz incómodos. Começando no Parque de Campismo, passando pela Piscina Vasco Jacob, continuando pelos contentores-balneários do ex-estádio, agora campo de treinos, pensando na estalagem, olhando para as instalações provisórias no Edifício Escavação, indo até à FAI e à antiga Abegoaria Municipal, não faltam exemplos de desconformidade com as directivas europeias. Basta, portanto, que apareça a ASAE com os olhos abertos para...
Paralelamente, é cada vez mais evidente que a autarquia não tem projectos nem ideias fundadoras seja para o que for. Anda às aranhas, às escuras, com a doutrina Paiva como bengala. A agravar o quadro, acentua-se de dia para dia o aperto orçamental. Dado que, entretanto, a banca, por razões conhecidas, tende a encarecer e a dificultar o crédito, ao mesmo tempo que considera as autarquias, particularmente a de Tomar, como "assinatura sujeita a melhor prova; a vigiar"; sem fundos nem facilidades para os obter por empréstimo, onde irão os senhores autarcas desencantar recursos para os obras do mercado e para a percentagem, (nunca inferior a 25%) que incumbe ao município nas ajudas ao abrigo do QREN? Manipulando os valores, mediante prévio cambão? Foi bom, foi; mas está-se a acabar.
Último detalhe por agora. A ParqT, uma subsidiária da Bragaparques do sr. Nóvoa, continua muito pacatamente a aguardar a decisão do Tribunal Arbitral, que estava prevista para antes de Maio passado. Os árbitros têm dúvidas? A decisão já é conhecida de alguns? Aguardam-se tempos mais clementes, para a tornar pública? Sempre são uns bons milhões de euros...
Olhem que o homem é quezilento e nervoso. Convém por isso não exagerar, protelando demasiado. Caso contrário, um dia destes ainda vão ficar sem ar condicionado nos Paços do Concelho, o que seria uma pena...e outra bronca!

18 comentários:

Luis Ferreira disse...

Bom dia,
O Prof. Rebelo está a falar de quê na sua refrencia à minha pessoa?
Se se trata de algum esclarecimento que lhe prestei, em relação a alguma omissão, perfeitamente natural de quem, como o Prof. não sabe de tudo, não se coíba de publicar o que entender por bem.
Tal esclarecerá decerto a duvida que motivou o esclarecimento, seja ele qual for, bem como não levantará a "suspeita" de se tratar de algo "secreto".
Nada do que escrevo é secreto, bem como os meus dados profissionais são públicos e, bem assim, o meu percurso político.
O que fiz e o que faço, apesar dos erros - e quem os não comete? -, só me orgulha e de nada faço segredo.

Queira por favor, portanto, publicar o que achar por adequado, sem se preocupar em demasia com o que quer que tenha assinado e que, naturalmente, é da minha inteira responsabilidade.

Com os melhores cumprimentos
Luis Ferreira, um homem livre ao seu serviço

Unknown disse...

Meu caro Luís Ferreira:
A nota prévia não se refere à tua pessoa, mas apenas a quem identificou com LF um comentário que foi recusado, pelas razões apontadas na citada nota. A tua oportuna e frontal reacção permite desmascarar a tramóia.
No essencial, para além das tais insinuações de carácter pessoal, o dito comentário mostrava preocupação perante a possibilidade de os IpT poderem vir a substituir o PS na coligação, uma posição que tu partilhas. Ou estarei a ver mal?
Trata-se portanto de alguém muito bem informado e posicionado. Para que conste.
Cordiais cumprimentos.

Luis Ferreira disse...

Ahhh. Curiosa cortina de fumo. Mas como sabe assino e dou a cara por tudo o que escrevo.

Conforme o nosso compromisso, dito e reafirmado recentemente pelo Presidente do PS de Tomar, é para o Mandato.
Mas não se pense que estamos agarrados ao poder. Só vale a pena contribuirmos para a governabilidde de Tomar, se tal resultar em sucessivas e consistente melhorias de actuação e investimento estratégico. Até agora, percorrido um sexto do mandato, o balanço é positivo.

E a prova de que é positivo é que o nosso desempenho é tão atacado. Esse é o maior indicador que estamos a incomodar, os que "resolvem" e os que "se queriam resolver"...

É a vida, como diria o meu camarada Guterres.
Aquele abraço libertário do
Luis Ferreira

Anónimo disse...

Este gajo é sempre um porcalhão, que resolveu, e bem, o seu problema de emprego!

Um comilão da corrente!

Com gente desta Tomar nunca há-de progredir!!!!!

Anónimo disse...

Qualqwuer um pode pedir a intervenção da ASAE? Se assim for vou pedir para fazerem uma inspec~ção à câmara! Pode ser que finalmente tenhamos uma boa notícia!!!

Anónimo disse...

Qualquer um pode pedir a intervenção da ASAE.
Esta Autoridade chgou a divulgar os seus contactos para quem quiser pedir a sua intervenção. Tal pedido é um dever cívico.

Luis Ferreira disse...

Prof. Rebelo, visto ter o seu blog comentários moderados acho indecente que assuma publicar comentários anónimos ofensivos.
Como sabe sou funcionário publico desde 1984, não sendo a função electiva que hoje ocupo um emprego, mas isso sim uma missão publica.
Infelizmente decidiu deixar publicar um comentário mentiroso e vilmente ofensivo e não assinado.
Lamento honestamente que o tenha feito. Obrigado

Anónimo disse...

Realmente Luis, o que tu mais tens é carinha de missionário...deixa-me chorar!!! Snifff...snifff...

Unknown disse...

Meu caro Luís Ferreira:
Quando resolveste iniciar um percurso na política activa, já sabias muito bem que "quem anda à chuva molha-se", tal como "não se pode agradar em simultâneo a gregos e a troianos". Espanta-me, por isso, que tenhas achado indecente um comentário que é apenas um inofensivo desabafo, tanto mais que te consideras um cidadão livre e um livre pensador. Que dirias tu se chegasses a ler alguns outros que têm ido directamente para o "classificador redondo"...
Bem sei que não é nada agradável ser acusado sem se saber por quem, como é o caso. Mas isso já vem dos tempos da Santa Inquisição. São marcas que levam muitos séculos a diluir-se...Felizmente que já não há fogueiras na Várzea Grande, nem cortejos solenes vindos do Convento, nem Sanbenitos, nem cheiro a carne humana queimada.

Anónimo disse...

São Luis de Tomar, o bom samaritano que se move por causas nobres!!!!!!

Um santinho que agora até anda a dar milho aos pombos na Praça de D. Manuel!

Tadinho do menino, ficou ofendidinho!

Não gosta das verdades!!!!!

Anónimo disse...

ó sr Luís, tadinho, não gosta de ouvir o que pensam de si, gostava que lhe fizéssemos homenagens e que dissessemos que é o melhor político do mundo?
Então não podemos pensar que o senhor é um tachista que não sabe fazer nada e que tem andado sempre agarrado à política, e que a política perde por ter pessoas como você? Então, quer por mordaças nas pessoas, e censurá-las por darem opninião?
O Rebelo respondeu-lhe bem e aposto que pensa o mesmo mas não o diz como muitos dos que aí andam metidos na política pensam de você que não vale nada. Que mal deve andar o PS para até um tipo como você chegar a vereador, entre você e o Carrão o diabo que escolhe!

Unknown disse...

Para 17:52

O Rebelo, com sempre tem feito, fala claro e urina a direito. Olhos nos olhos e sem ofensa. Por isso, faça-lhe um favor: pense o que quiser, mas nunca aposte sobre aquilo que ele poderia dizer, a respeito seja do que for.
Não é a primeira vez que o vereador Luís Ferreira, nessa qualidade, aqui é fortemente criticado. E pode crer que não será a última. Frontalmente e com assinatura.
Cordiais cumprimentos para ambos, que a vera democracia é isto mesmo -debate e mais debate.

Anónimo disse...

'bora pessoal! Tudo a contribuir para mandar fazer uma estátua ao santo Luis Ferreira! Podem depositar na minha conta! o meu NIB é...:-) ...:-)...:-)

...malandrice!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Para modelo do busto a foto com pose imperial sobranceira e sem papo queixal.

Para local de implantação o jardim na parte de baixo da alameda, perto da Junta e da sede xuxa!

No epitáfio uma referência a que se distinguiu a perorar sobre a ética republicana de serviço público, mas sem a praticar, assim uma espécie de frei Tomás!

Luis Ferreira disse...

Agradeço a veneração que os invejosos dos meus "inimigos" por mim têm, mas ela tem tanto de exagerada como de descabida.

Eu sei que não sou perfeito, aliás para quem não acredita em Deus como eu (antes pelo contrário), sabe bem que não há ninguém com essa condição.

Também não sou o melhor político do mundo, mas muito provavelmente serei o melhor da minha rua, ou não.

Também não sou parvo o suficiente para achar que as criticas aumentam de tom, em determinados períodos, apenas por acaso, ou que é por mero acaso que determinados jornais omitem ou alteram de forma escândalosa o que os políticos do PS fazem ou dizem.

Tal acontece sempre que algum ou alguns dos vícios ou dos "previlegiados dos sistemas", vê os seus previlegios ilegais ou imorais atacados ou reduzidos, ou após mais uma derrota eleitoral.

Sei que incomodo e faço-o com gosto: em prol da justiça!
Tudo o resto são como as "vozes de burro"... que "não chegam ao Ceu".

Volto a chamar a atenção de um facto, que não é de somenos, que é o de terem muito mais a criticar no que faço, do que no que sou.

É um gosto fazer política numa cidade como a nossa, pequena, burguesa e cheia de egos tão grandes que um simples filho do povo que, como eu começou a sua vida de trabalho na Fabrica de fiacção de Tecidos de Tomar, se sente, mui justamente, pequeno.

Reconheço a minha pequenês por não conseguir ser tão cobarde, como os que me sob anonimato me atacam despropositadamente. Mas estejam descansados que continuarei no caminho que o meu Partido para mim me designou para estes anos: ser vereador e usar essa oportunidade para mudar mais um pouco do nosso devir comum, promovendo o bem estar e investindo numa atitude de permanente serviço publico e de promoção da justiça.

E para os menos atentos, olhem e vejam e deixem de ser cegos...

Luis Ferreira disse...

Agradeço a veneração que os invejosos dos meus "inimigos" por mim têm, mas ela tem tanto de exagerada como de descabida.

Eu sei que não sou perfeito, aliás para quem não acredita em Deus como eu (antes pelo contrário), sabe bem que não há ninguém com essa condição.

Também não sou o melhor político do mundo, mas muito provavelmente serei o melhor da minha rua, ou não.

Também não sou parvo o suficiente para achar que as criticas aumentam de tom, em determinados períodos, apenas por acaso, ou que é por mero acaso que determinados jornais omitem ou alteram de forma escândalosa o que os políticos do PS fazem ou dizem.

Tal acontece sempre que algum ou alguns dos vícios ou dos "previlegiados dos sistemas", vê os seus previlegios ilegais ou imorais atacados ou reduzidos, ou após mais uma derrota eleitoral.

Sei que incomodo e faço-o com gosto: em prol da justiça!
Tudo o resto são como as "vozes de burro"... que "não chegam ao Ceu".

Volto a chamar a atenção de um facto, que não é de somenos, que é o de terem muito mais a criticar no que faço, do que no que sou.

É um gosto fazer política numa cidade como a nossa, pequena, burguesa e cheia de egos tão grandes que um simples filho do povo que, como eu começou a sua vida de trabalho na Fabrica de fiacção de Tecidos de Tomar, se sente, mui justamente, pequeno.

Reconheço a minha pequenês por não conseguir ser tão cobarde, como os que me sob anonimato me atacam despropositadamente. Mas estejam descansados que continuarei no caminho que o meu Partido para mim me designou para estes anos: ser vereador e usar essa oportunidade para mudar mais um pouco do nosso devir comum, promovendo o bem estar e investindo numa atitude de permanente serviço publico e de promoção da justiça.

E para os menos atentos, olhem e vejam e deixem de ser cegos...

Anónimo disse...

Sr. Rebelo, apelo à sua condição de professor - não no activo mas professor é-se sempre - e explique-me uma coisa por favor: qual a forma correcta de escrever o grau diminutivo da palagra "grandeza"? Pequenês ou pequenez?

É que parece-me que o sr. vereador da "Koooooltura" parece preferir a primeira, tal como escreveu, e, neste caso, entendo que é uma falha por falta de conhecimento básico da língua portuguesa, em linguagem vernácula uma calinada (mais uma), e não um mero erro de digitação.

OBRIGADO!

(cada tiro...cada melro)

Anónimo disse...

Luis, escusas de enfatizar que não és perfeito! A gente nota isso...à légua!!!