quarta-feira, 14 de julho de 2010

CAMPANHA ANTI-NATALIDADE?

Segundo os comerciantes da zona, a terceira imagem não foi afixada por falta de cola. Era feminina. A esposa-mãe?
Seja como for, a história é a que segue. Naquele piso térreo que em tempos ardeu, tendo sido entaipado com tijolo há pouco tempo, ali ao cimo da Rua de Pedro Dias, (a outrora Rua das Meninas, que por isso alguns, mais idosos, insistem em denominar Rua da Saudade), vieram uns jovens e colaram com cuidado duas imagens. Tentaram colar uma terceira, mas não conseguiram.
A de cima parece-nos representar um cidadão - pai -trabalhador, da classe média. A pasta e o vestuário não enganam. Visivelmente afogueado, limpa o suor da testa e da cabeça calva, com um lenço branco. Rendição ao cansaço? Está farto de trabalhar?Arrependido de ter filhos?

Nesta outra imagem, um jovem, ainda imberbe mas já obeso, entretém-se com um jogo electrónico. Estudar para quê? Os pais têm a obrigação de me sustentar. E depois também não há empregos de jeito... E não pedi para nascer, nesta sociedade que não é nada baril. Exercício fisico? São malucos ou quê? Não há nada que valha o descanso!
Campanha anti-natalidade? Se não é parece. Mas ficamos a aguardar que nos indiquem outras hipóteses.
Os autores? Certamente malta de fotografia/artes gráficas do IPT. Daqueles que gritam por aí, dentro e fora de horas, "Estudantes exigem/ Tomar é nossa/ Habitantes que se lixem!" Sempre na crista da onda, meia hora ou mais à frente do futuro.
São as novas gerações, os novos hábitos, os novos tempos. Esta terra também não é para velhos?
É o país que vamos tendo...visto da província pacata.

3 comentários:

Anónimo disse...

Questão:
Consta, desde 2008, e segundo pessoas ligadas ao IPT, que o Governo terá dado três anos, até 2010, para o IPT se modernizar, ou...?
É, ou não, verdade ?

Anónimo disse...

Este comentário era para o post anterior mas como não estou a conseguir enviar, vai por aqui...
Abraço


A propósito dos funcionários, gostava que o Dr. Rebelo tivesse assistido à formação sobre SIADAP para as chefias da Câmara, ou então que falasse com a formadora sobre as competências do chefe da Divisão de Recursos Humanos.
O município pode estar mal em muitas áreas, mas no que toca a gestão de pessoas, demonstrou-se ali para quem tivesse dúvidas, que pior é impossível.
A senhor a Vereadora ouviu alguns recados mas é óbvio que não vai fazer nada (era só o que faltava...).
Claro que o Dr. Rebelo saberá que de há anos para cá, todos os funcionários da Câmara, sem excepção, têm sido avaliados com Bom.
Foi a solução encontrada para evitar trabalho, porque para se classificar tinham que estar definidos objectivos a alcançar e sem objectivos não é possível saber se são alcançados ou não, logo dá-se Bom a toda a gente...
A Divisão de Recursos Humanos foi ridicularizada na formação, é exemplo do que não deve ser feito. Espero bem que os jornais abordem este assunto, afinal as chefias da Câmara estiveram uma semana absorvidas em formação, espera-se que para algum efeito ou será que não? Será que vai continuar a mandar a legislação do Constantino? É que a perda de mandato é para os políticos, os chefes de divisão podem tudo, quando não há quem lhes ponha travão...

Anónimo disse...

Pelo menos tentam tapar algumas vergonha da cidade...