terça-feira, 27 de julho de 2010

CALMA! CALMA! CALMA!

Ruinas de Machu-Pichu, Perú, Foto copiada d'O jumento

Bastaram dois ou três abanões na entorpecida e entorpecedora atmosfera local, para alguns mais afoitos passarem logo do oito ao oitenta. Haja calma. Por enquanto ainda não ocorreu nada de decisivo para pôr fim à evidente embrulhada tomarense.
É certo que o PS voltou a esticar a corda. É verdade que há desinteligências internas em ambos os partidos. Nota-se ser cada vez maior a impaciência de quem espera subir e por enquanto desespera. Daí a dar por morta a estranha aliança para governar, vai uma distância que até pode vir a ser intransponível.
No seu blogue algures aqui, Hugo Cristóvão dá a entender, citando Leonardo da Vinci, que tem sérias divergências com Luís Ferreira, o mentor do PS, conquanto as não exponha publicamente. No PSD, tomar a dianteira sabe de boas fontes que a nova direcção continua a esforçar-se no sentido de provocar alterações no elenco autárquico, designadamente a renúncia de Corvêlo e a entrada de Perfeito, de forma a conseguir depois pôr fim à coligação.
Apesar desta aparente convergência, tanto a direcção rosa como a laranja estão praticamente atadas de pés e mãos. Aquela porque os seus militantes, quaisquer que sejam os acidentes de percurso, não vão abandonar o seu ganha-pão, em todos os sentidos da expressão -do aspecto material ao âmbito político-eleitoral. Esta, a laranja, dado que não dispõe de qualquer meio simultaneamente legal e eficaz para afastar Corvêlo da presidência, visto que o actual alcaide, não sendo militante, só tem de obedecer a indicações partidárias quando e se assim o entender. Afinal ele é que foi votado...por todo o corpo eleitoral tomarense.
Neste nó górdio, cidade e concelho vão continuar a definhar a olhos vistos, durante mais três anos e picos, a não ser que...A não ser que os tomarenses cometam a proeza, raramente vista, de acordarem e decidirem que o futuro será aquilo que eles conseguirem alcançar, em conjunto, de forma pacífica e no quadro da lei. Caso contrário, se persistirem na usual expectativa de que apareça alguém para lhes resolver os problemas, o melhor será irem procurando bancos. Daqueles onde se podem sentar e daqueles onde terão de ir mendigar euros. A vida é dura e as coisas são aquilo que são.
De momento as obras continuam, as despesas vão aumentando e o défice incha. Depois logo se vê onde arranjar fundos para honrar todos os compromissos...ou pelo menos os inadiáveis. Limpeza? Recolha de lixo? Manutenção de instalações? Melhoria de atendimento? Formação profissional? Projectos estratégicos? Não há dinheiro. Redução de pessoal, de despesas correntes, de passeatas, de comezainas, de mordomias? Julgam que nós somos lorpas ou quê? Em 2013 há eleições! O problema é aguentar até lá. Tanto para os eleitos como para os eleitores.

14 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem dito: "Afinal ele (Corvelo)é que foi votado, por todo o corpo eleitoral tomarense". Portanto, tomar tem o que merece.Após 3(três)maiorias paiva votam no seu nº2 para outro mandato!
O futuro é a cidade ficar com uma metade da população (reformados e pouca f.pública), porque a outra metada já está em debandada para locais onde há trabalho!
A.Miguel

Anónimo disse...

E o Povo camarada António? E o Povo?
- O Povo paga e não bufa!

Anónimo disse...

O problema são os que estão sentados no cavalo do poder e a manifesta falta de alternativa. Quem? No PSD ainda deve estar para nascer essa alternativa, para Presidente, pois não está na câmara e no partido na situação actual será difícil para uma pessoa capaz chegar a candidato. Quanto ao PS, pior. Luis Ferreira terá vontade de ser, mas falta-lhe em credibilidade política e imagem o que tem demais no PS, total subordinação às suas tropelias e politiquices. O PS é em Tomar um partido acantonado na sombra do PS nacional e sem figuras na sociedade, que dêem suporte aos rapazes e raparigas, que julgam que estar é tudo, mas será necessário mais credibilidade e trabalho, bem como soluções políticas sérias para os problemas de Tomar. Isto não vai lá com jogos florais. Por último julgo que o PSD, será quem têm maiores possibilidades de inventar uma solução ganhadora, mas não sei se será a que finalmente nos resolve os problemas do concelho. O presente é tenebroso, mas o futuro muito negro.

Anónimo disse...

E vai continuar a pagar as asneiras de Paiva e seus seguidores, até que os cavaleiros da rosa liderados pelos pedreiros Cristóvão e Ferreira, nos libertem.

Unknown disse...

Em democracia há sempre soluções para todos os problemas, desde que os eleitores e os dirigentes estejam mesmo interessados em encontrá-las. No caso tomarense, já se começa a notar o erro costumeiro: para 2013, salvo imprevistos,todos querem uma lista ganhadora. Inversamente, alguns oposicionistas militantes, acham que o fundamental é elaborar um programa adequado ao concelho e à actual e lúgubre situação. Se tanto uns como outros quiserem vir a fazer-nos o favor de concordar que uma sem a outra não tem grande utilidade prática, pode ser que consigamos enfim mudar de rumo e de regentes equivocados. Não vai ser fácil, mas vamos ser obrigados a tentar. Ou estarei a "ver" mal? Qual a sua opinião, argumentada, se possível?

HC disse...

Prof. Rebelo,

com a frontalidade que gosto que me caracterize, informo que escrevi sobre este seu texto no meu bloue.

cumprimentos

Anónimo disse...

Meu caro Dr. António Rebelo o senhor tem razão, só que a razão não está nos nossos partidos e disso temos a situação actual que vivemos á décadas em Tomar.
É na verdade necessário um programa, assente nas necessidades de Tomar, que potencie as suas reais qualidades. Mas para isso são necessários autarcas/políticos sérios e interessados em servir Tomar. Não gente que vê na câmara uma alternativa á sua actividade profissional, mas quem goste de Tomar, tenha ideias, mais a qualidade de trabalhar, com os que estão em Tomar ou que para cá queiram vir para investir, recebendo as pessoas sem preconceitos e trabalhando com elas, com os instrumentos que a câmara têm, no sentido de aproveitar as várias oportunidades para melhorar as infra-estruturas públicas, melhorar o património construído, no fundo servir o concelho. Essa é a missão que muitos abraçaram, noutros concelhos e que um dia poderá ser possível em Tomar. Mas tenho as dúvidas perante a evidência dos comportamentos dos vários intervenientes dos nossos políticos/autarcas, para duvidar da sua capacidade e até da sua bondade, só o Dr. António Rebelo que tenho como bom Homem e bom Tomarense, mesmo alvo de muitas criticas, vai dando ainda o benefício da dúvida a alguns, temo que seja esse o seu maior erro. Tomar dificilmente sai deste círculo de desastre, na minha opinião, Deus queira que me engane.

Anónimo disse...

Conheço uma terra parecida com a da fotografia: Tomar!!!

Anónimo disse...

O Sr. Hugo aproveita o seu blogue para delatar o nome de quem pára a viatura em frente ao Edifício da Câmara Municipal.

Que o estacionamento é reprovável, isso é!

Mas não é preciso o "intendente" mor do PS vir acicatar a PSP para o ir multar!

Faria o mesmo se fotografassem nesse sítio a viatura do seu camarada aventaleiro em exercício do poder partilhado?

Ou a do amigalhaço Jaime dos Casais?

Claro estes não são dos independentes, logo não merecem a delação do camarada Hugo!

Democrata, heim?!!!!

Anónimo disse...

Oh Sr Cristóvão! realmente aquele seu artigo no blog é de uma baixesa condenável a um pretendente a figura política de nomeada! Parece o menino Zézinho a fazer queixa à professora!
Não tinha nada mais interessante para escrever? Mais valia estar quieto! Francamente... O Sr é o nùmero um, em Tomar, de um grande Partido. Tem que ser mais responsável!

Anónimo disse...

O senhor HC mata moscas para se sentir importante. A falta de substrato impele-o para a baixaria. Qualquer dia divulga que fulano de tal perdeu um pelito enquanto tomava banho...cuidado ou ainda perde o voto das esteticistas. "Uma zebra é impossível para quem não conhece mais que um burro"F.P.. Nada mais certo.

Anónimo disse...

Ó Hugo, fizeste bem em colocar no teu blogue essa denuncia do oportuneiro do Marques.

Sabes qual é o problema? É que no mandato passado o artolas tinha a residência em Lisboa e então recebia uma pipa de massa quando vinha às reuniões, pelo que podia colocar a viatura no Parque, mas agora já não pode meter ao bolso por aí e então vai de estacionar o carro em local não autorizado. Uma vergonha que ainda por cima não pode justificar como estando em qualquer circunstância justificável com o código da estrada.

Fizeste bem Hugo. Isso é que é cidadania. Que não te doa a mão. Dá-lhe forte!

Anónimo disse...

Eu não venho aqui defender o Pedro Marques, mas dado o empolamento que a situação está a ter parece-me curial deixar aqui o que penso sobre o assunto.
O senhor Pedro Marques não estaciona a viatura em frente à Câmara. O senhor Pedro Marques pára a viatura naquele local quando está em trânsito e sobe aos paços do Concelho para ir tratar de assuntos de serviço e apenas pelo tempo necessário, o que é muito diferente!
Quanto a mim poderá tão somente ser acusado de laxismo porque poderia deixar o carro a mais uma trintena de metros e deslocar-se a pé! Mas isso é com a consciência dele!

Certo é que se se criou em Portugal uma situação de excepção para os carros do Estado que não pagam portagens nas auto-estradas, porque não reservar no parque de estacionamento nas traseiras da Câmara uma pequena área para 2 ou 3 carros destinada a receber veículos devidamente identificados como sendo da vereação, estabelecendo-se um limite máximo de tempo, e apenas durante os dias úteis?
Fica aqui a sugestão!

Anónimo disse...

Com o dinheiro que ganhou no passado mandato o Marques vai comprar o Convento de Santa Iria para instalar um Hotel de charme com alternadeiras, sendo mordomo o Sr. Hugo e Chefe das meninas o Sr. Ferreira.

Vai ser um must!!!!!!!!!