quarta-feira, 28 de julho de 2010

ARMAR BARRACA NO MERCADO

No caso do mercado, a autarquia resolveu armar barraca. Em sentido figurado, porque provocou o seu encerramento após várias intimações da ASAE. Em sentido próprio, ao resolver armar uma barraca de lona no terreiro sul, não se sabe com que fundamentos. Certo é que a propalada solução provisória, que consiste em instalar muito precariamente os vendedoras na dita estrutura temporária, vem sendo adiada semana após semana, sendo neste momento prevísivel que só lá para a segunda metade de Setembro é que, provavelmente, haverá luz verde. Dando de barato que tudo venha a correr de feição, o que não se apresenta como a hipótese mais provável. Falta a rede de saneamento, a rede de água, a instalação eléctrica, as bancas, as instalações de frio, a ventilação... e o resto.
De acordo com as últimas informações, veiculadas designadamente pelo site da Rádio Hertz, a Câmara terá entretanto mudado de opinião: em vez de alugar por cerca de cem mil + alcavalas, parece que vai comprar por 60 mil e os tais picos. Logo se verá se não se trata de mais uma ratoeira caça-euros. A autarquia tem pessoal capaz de montar e desmontar estruturas daquele tipo? A sociedade vendedora compromete-se a assegurzar tais prestações? A que preço?
Segundo a citada fonte, terá sido igualmente decidido, supõe-se que pela relativa maioria PSD, que a volumosa tenda não terá ar condicionado. Compreende-se, dados os custos de instalação e de consumo de energia, mas é muito duvidoso que se possa ali exercer qualquer actividade sem tal requisito. Logo nos primeiros dias, comerciantes e clientes vão dar-se conta de que aquilo afinal não é bem uma tenda, mas um autêntico forno. E lá vamos nós ter tomates e febras assadas...tudo sem fumo, para evitar a poluição.
Um outro aspecto a considerar é a configuração da estrutura, que não parece ser a mais adequada para uma superfície útil daquela ordem -600 metros quadrados, ao que nos foi dito. Destinada a acolher 50/60 vendedores + algumas centenas de clientes por dia, sobretudo às sextas-feiras, quer-nos parecer que a dita barraca não tem o pé-direito regulamentar. (Para os menos versados nestas coisas: pé-direito é a distância na vertical entre o solo e o tecto.) Basta comparar a altura do pau-de-fileira da tenda, com a dos cumes dos velhos pavilhões, edificados em 1950. Será que a ASAE vai na conversa? Ou vamos ter mais trapalhadas? Não será melhor perguntar-lhes antes se estão de acordo? E quanto ao pavimento? E as portas e janelas? E o arejamento/ventilação? E a segurança nocturna?
A vida é sempre assim: mais vale prevenir que remediar, tendo em conta que homem prevenido vale por dois...

13 comentários:

Anónimo disse...

Percebe-se agora de forma clara, a razão pela qual após ter sido nomeado para o departamento de cultura da câmara, o tenha abandonado, no tempo do Pedro Marques. Para si está sempre tudo mal e sóno que fosse com o seu beneplacido ou por si "mandado" fazer estaria bem.
Sobre o mercado deixe lá o Pe direito e de usar um organismo de fiscalização como arma de arremesso político, quando o que esta em causa é uma questão económica e de bem senso.

E o burro sou eu? disse...

Algumas coincidências por Tomar:
- O município não exerce o direito de preferência sobre o edifício sede da Festa dos Tabuleiros nos últimos anos
- O edifício é adquirido por um empresário da construção civil (antigo autarca do partido do poder)
- As faixas de rodagem na nova rotunda são reduzidas e é aumentada a largura do passeio frente ao edifício citado acima

E esta, hein?

Anónimo disse...

Não vale a pena "abandalhar" o blogue. A realidade é o que é. Tomar está em decadência CONSTANTE desde 1985,seja em postos de trabalho, residentes ou outro qualquer indicador.Os dirigentes autárquicos erraram clamorosamente nas opções tomadas e isso por incompetência.Triste mas verdade!Esses autarcas têm nome e rosto. Em 85 Torres Novas era uma vila e Abrantes uma cidade-fantasma.Hoje, basta compará-las com Tomar.Últimos "boatos" falam em mais transferências de valências do hospital de Tomar!
Para quê iludir os factos?
A.Miguel

Anónimo disse...

"
Os dirigentes autárquicos erraram clamorosamente nas opções tomadas e isso por incompetência.
"
Só não vê quem continua teimosamente a olhar para o umbigo!

Anónimo disse...

Porque é que ninguem comenta das contas do Congresso da Sopa?

GANDA NOIA!

PS - Volta Paulino, estás perdoado.

Anónimo disse...

O caso do encerramento do mercado é muito grave. Ignoram informações da ASAE, porquê? Por incompetência ou por conveniência?
É inaceitavel que uma vez que a ASAE aponte falhas numa estructura pública, em que o que está em jogo é a saúde publica dos utentes do mercado, não se façam as obras minimas necessárias. Vejam só o dinheiro público que vai ser gasto em pagar os prejuizos aos comerciantes,que tinham as suas vidas decentemente organizadas. Isto é algo que poderia ter sido evitado, com beneficio triplo para os cofres públicos, para os comerciantes e para os municipes.
Ou será que este encerramento e abandalhamento do mercado vem mesmo a calhar, para daqui a uns anos se abrir o tal centro comercial no local do actual mercado?
Urge apurar responsabilidades, processar e despedir quem não faz bem o seu trabalho. É inaceitavel tanta incompetência.
Andam a brincar com os Tomarenses, é hora que comecem a rolar cabeças.

Unknown disse...

Para anónimo em 23:24

Fico muito agradecido por se ter dado ao trabalho de me esclarecer. Graças à sua bondade, agora já sei qual o motivo que me levou a solicitar o regresso à minha profissão de origem, quando em comissão de serviço exercia como chefe de divisão na CMT. Muito obrigado!
Já agora, aproveito a ocasião para lhe pedir desculpa, bem como a outros que pensem de maneira idêntica. A minha cabeça não dá para mais, que hei-de eu fazer?
No caso do mercado,por exemplo, só consigo atingir que há normas obrigatórias, que por não terem sido atempadamente cumpridas pela tropa PSD, nos conduziram à barracada actual e a gastos superiores a 300 mil euros.Pouca coisa reconheça-se! Ainda bem que há gente inteligente como você, capaz de colocar as coisas en su sítio, sem lugar a qualquer questionamento.
Abençoada terra que tais filhos alberga no seu generoso seio. E são cada vez mais...

Cordialmente,

António Rebelo

Anónimo disse...

Olha o passarinho...

O mercadinho com a tenda não presta? Tadinho.
Esta terra tem tido maus autarcas? Pois tem. Pedro Marques e Antonio Paiva foram os maiores abortos políticos da história de Tomar.

Continuem a votar nos seus seguidores: nos corvelos e carrões e nos independentes do esquema antigo. Tudo bons rapazes! Com visão e provas dadas. A garantia é total: commeles Tomar fica na mesma. Se gosta assim continue a acreditar neles.

Anónimo disse...

AO CUIDADO DO SR. ANTÓNIO REBELO

Aquilo que vou passar a expor não se enquadra no tema proposto embora tenha a ver com outra "barraca", e por isso depende de si a publicação neste local.

Há alguns dias atrás, a PSP local, apoiada por forças policiais vindas de fora, procedeu a uma rusga no acampamento cigano do Flecheiro, tendo apreendido várias viaturas (cerca de 15, segundo ouvi dizer), para além dumas plantazinhas "ornamentais" e uma pistolita de feira (vulgo de alarme).
Ontem, em conversa com um comerciante meu amigo, este desabafou comigo que as viaturas apreendidas (não precisou se a totalidade se apenas parte) foram depositadas pela PSP numa área de estacionamento público, mesmo em frente ao posto, quando têm 3 áreas de estacionamento intra-muros, com área mais que suficiente para acomodar as viaturas.
Mas há mais: depois de "depositadas" na via pública as viaturas, a PSP vedou o local com uma fita própria, sinal que aquela situação é para durar...ad aeternum como é apanágio em Tomar.

Isto revela despotismo de quem detem o poder, desrespeito pelos cidadãos, sobretudo pelos moradores daquela área que precisam daqueles lugares para estacionar os seus automóveis, e falta de ética por parte de quem faz da caça à multa a sua principal e primeira missão, não deixando passar em claro a mais pequena infracção, nem que seja uma roda em cima dum passeio.

Como sei que o António Rebelo não deixa escapar a actualidade duma notícia, convido-o (por favor entenda isto como uma sugestão) a passar pelo local e a registar em imagem aquela situação, e a denunciá-la no seu site.

Anónimo disse...

O edifício da ex-rotunda pimba anda em obras e não vejo lá nenhuma licença à vista... Será o mesmo esquema do prédio da Rua da Fábrica? Faz-se primeiro e licencia-se depois? Podem dizer que é o simplex mas as alterações do prédio são estruturais e não pontuais. Foram efectuadas placas e está a ser subsituído o telhado. Estarão a aproveitar o pó da realização das obras da rotunda para não ser visto?

Anónimo disse...

Só se vê mato a arder, na televisão, tudo por falta de limpeza dos terrenos pelos seus proprietários. Em portugal temos legislação que obriga à limpeza dos terrenos, temos quem fiscalize e levante os autos de contra ordenação, SEPNA - GNR e BRIPAS - PSP, no entanto lembraram-se de colocar a cobrança dessas contra ordenações nas mãos dos presidentes de Câmara. Está visto que ninguém paga, porque um presidente de Câmara eleito pelos seus munícipes, nunca os vai autuar, porque vai perder esses votos, que precisa para continuar a ser presidente. Entreguem a cobrança dos autos de contraordenação nas mãos de quem os levante e verão como muda o filme.

Anónimo disse...

A ASAE não é só um organismo de fiscalização, é uma AUTORIDADE para a Segurança Alimentar e Económica, imposta pela União Europeia.
Se não tivesse sido imposta pela UE já teria sido extinta, porque os indígenas não querem Segurança Alimentar ou Económica, só chafurdice. Por que é que em França se chama aos portugueses de "porcos contentes" ?
A questão do Mercado Municipal não é só económica e de bom senso, é também política e social.
Na questão do Mercado, e em tudo o que diz respeito a Tomar, é mais que evidente que tem faltado bom senso, e que não há a mínima noção económica das questões. Se houvesse não se teria chegado à situação a que o Concelho chegou e ao encerramento do Mercado.
Quanto vai cuatar a barraca ?
Quanto tempo vai durar a sua presença ?
A ASAE vai permitir o seu uso sem o mínimo de condições ?
Quando é que reabrirá, recuperado, o Mercado ?
Quando é que em Tomar haverá bom senso para se conseguir o desenvolvimento do Concelho ?
Força Rebelo, continue e esqueça quem não entende o que é a civilização.

anonima disse...

E responsabilidades? Não se apuram, porquê? Vai ficar tudo assim, com o mesmos incompetentes nos mesmos lugares?