segunda-feira, 12 de julho de 2010

ESPECULAÇÕES...

Se houvesse necessidade de caracterizar a opinião pública nabantina com uma só frase, seria "incapacidade total para se adaptar ao mundo em que vive". É patente que a actual maioria autárquica nunca governou, não governa, nem tenciona vir a fazê-lo. Limita-se a gerir "biscates" candidatados ainda por António Paiva, os quais, dado que a conjuntura local, nacional e internacional entretanto mudou radicalmente, tendo passado sucessivamente das vacas gordas às magras, e destas aos ossos de vaca, deixaram de fazer qualquer sentido, dando de barato que alguma vez fizeram. É igualmente claro, para o reduzido meio jornalístico local, que no PSD há dois grupos que se guerreiam. Um, bastante reduzido, obedece à batuta de Miguel Relvas. O outro, liderado por José Delgado, ganhou recentemente as eleições locais e domina a secção tomarense. Os "relvistas" continuam a achar que não há qualquer alternativa ao actual elenco maioritário coligado. Os "delgadistas", pelo contrário, consideram que já houve demasiados erros, pelo que é tempo de mudar de alcaide e de, logo que possível, provocar o fim da coligação.
Pressionado a colocar o lugar à disposição, Corvêlo de Sousa continua a resistir. Como já demonstrou não ter meios para governar, só um detalhe pode justificar a sua teimosia -a necessidade de, antes de abandonar, conseguir tempo de serviço suficiente para uma reforma confortável.
Dizendo-se sucessivamente enganados pelo actual presidente, "delgadistas" desabafaram, em tom irritado, que a proeminência de Relvas na actual direcção laranja é doravante o principal obstáculo a vencer, pelo que urge conseguir alterações locais, antes que seja a 2ª personalidade do futuro governo laranja, com Paiva num ministério técnico. Tudo isto caso o PSD consiga vencer as futuras eleições antecipadas com maioria absoluta. Sabe-se, no entanto, que em política como no resto, é sempre muito arriscado contar com o ovo no oviduto da dita...
Face a tudo isto, gente a mando, ao mesmo tempo que vai indagando pela cidade quais seriam os bons cabeças de lista em futuras autárquicas, susurra que tudo não passa de especulações sem sentido, pois a actual maioria relativa completará normalmente o mandato. Afinal em que ficamos? Se são apenas especulações, para que querem saber quais seriam os melhores cabeças de lista? Normalmente as eleições deverão ter lugar apenas no final de 2o13. Não será prematuro andar já à procura de candidatos?
A realidade parece assim pouco lisongeira para os tomarenses em geral. Manifestamente incapazes de se adaptarem aos tempos que correm, cuidam que o Mundo parou algures no passado, onde aguarda que resolvam as suas trapalhadas, para então retomar a sua marcha. Vai daí, como na verdade a evolução é cada vez mais acelerada, até já começam a não saber mentir em condições. Fazem-no tão mal que se topa à légua. Após a má-língua, após o bota-abaixo, após os críticos encartados, arranjaram agora essa da especulação. Mas que especulação ? Os factos relatados não são verdadeiros? As argoladas da actual maioria não têm sido evidentes? Têm alguma solução global para os próximos três anos? Têm algum programa coerente e adequado aos novos tempos?
Parafraseando um conhecido incitamento, em tempos escrito na Barragem do Alqueva, quando esta ainda estava praticamente em gemas -Expliquem-se porra!!! Deixem-se de tretas!!!

16 comentários:

Anónimo disse...

Realidades e não especulações.
De manhã faltou a água, agora, á noite está faltar a luz. É o desenvolvimento em Tomar.

Algo se passa no PSD a nível nacional. Hoje, Paula Teixeira da Cruz é apresentada como a número dois do partido numa longa entrevista ao Diário Económico, onde traça a política económica para 2011.

Paula Teixeira da Cruz tem posição contrária a Passos Coelho/Relvas na questão da "golden share", e apoia o Governo no conflito PT/Telefónica.

Dizer que Miguel Relvas será o número dois do futuro Governo PSD é capaz de estar fora da realidade dentro do partido e dos interesses que nele mandam.
Miguel Relvas foi escolhido por Durão Barroso para Secretáio de Estado do Poder Local porque conhece bem o meio, sabe lidar bem com os autarcas, e quando lhes dve dar com o pau e a cenoura, por nada mais...

Não há Ministérios técnicos, todos são políticos. Díficilmente o Paiva terá lugar em qualquer Governo do PSD.

Lancelot du Temple

Anónimo disse...

Realidade tomarense: de manhã faltou a água, agora, á noite, falta a luz. Qualidade de vida ? Em Tomar?

Hoje, no Diário Económico (DE), numa enorme entrevista concedida por Paula Teixeira da Cruz, onde traça a política económica do PSD para 2011, a senhora é apresentada como a número dois do PSD. O DE sabe do que fala, e tem grande significado na política portugesa, e dá muitas mensagens.

Paula Teixeira da Cruz tem, na questão da "golden share" e no caso PT/Telefónica, posição contrária à de Passos Coelho/Miguel Relvas.

Não há Ministérios técnicos, todos são políticos. Paiva num Governo PSD ? Não parece possível.

A situação no PSD, a nível nacional, não é tão clara quanto se pensa, nem tão simples quanto se julga em Tomar.

Quem ganhará as próximas eleições ? Ainda falta muita estrada...

Lancelot du Temple

Anónimo disse...

Vem o presidente/embuste Linhares propagandear numa rádio local que está fortemente empenhado em resolver o problema do realojamento dos ciganos do Flecheiro, tendo a concordância destes desde que a solução seja "aceitável"!

Como muito bem dá a entender o sr. António Rebelo, esta câmara é governada por controlo remoto pelo sr. Paulino, o Paiva da Trofa, para quem o problema da comunidade cigana foi um dos trunfos de campanha! Seja quem for que agora "pegue o touro pelos cornos" tem à sua disposição uma hipótese de ouro para resolver a contento de todos este "delicado problema".
Existe na Alameda Um de Março um prédio pertença da câmara que, depois de devidamente despejado dos actuais moradores que têm recursos financeiros mais que suficientes para arranjar casa noutro lado (alguns até têm casa lá na terra e no rio), serviria às mil maravilhas para alojar os ciganos. Toda a gente ficaria contente. A comunidade tomarense em geral ficaria feliz porque finalmente teria livre acesso ao rio em toda a sua extensão urbana. os ciganos ficariam radiantes ao verem-se a morar num "arranha-céus" bem no coração nobre da cidade com estacionamento privado e tudo, os autarcas veriam a sua imagem sair reforçadíssima capitalizando assim potenciais votos para perpetuar a sua estadia nas trazeiras do Gualdim Paes, e os teóricos da sociedade livre de exclusão veriam os seus pensdamentos tornados, enfim, realidade.

Digam lá se esta solução tem ou não pernas para andar???

Anónimo disse...

Conheço dois outros edifícios excelentes para alojar a comunidade, mas teriam de expulsar os seus irmãos de sangue que agora estão numa Loja da Rua da Fabrica e podiam alojar-se no prédio quase em frente, construído sem licença e que está todo ele ilegal.

Anónimo disse...

É preciso não perceber nada de política, nem conhecer NADA das personagens em apreço, para ter alguma dúvida que Miguel Relvas seja o incontestável número dois de Passos Coelho. Os dois sempre se protegeram um ao outro, e é o Relvas quem domina a máquina, razão aliás pela qual já o Durão Barroso o escolhera para SG.

Já quanto a Paiva, este dificilmente vai chegar algum dia ao governo. Ele não já traz qualquer vantagem a Relvas, e foi mesmo este que sempre travou a sua subida enquanto pode, pois como era evidente Paiva quis sair da câmara muito antes, sempre pensando que conseguiria chegar ao governo. Paiva só era útil estando em Tomar, porque aqui ganhava eleições.

PF

Unknown disse...

Informação aos leitores:

Tomar a dianteira decidiu não publicar dois comentários recebdos. Um porque acusava sem provas determinado grupo, como autor dos roubos de cobre. Até afirmava "como todos sabem"... O outro porque começava assim: "Já que nunca mais expulsam..."
Voltamos a informar que eliminaremos antes da publicação qualquer comentário que 1 - Utilize palavrões fora de contexto; 2 - Incite à, ou louve a violência; 3 - Defenda princípios contrários à Constituição da República; 4 - Seja racista; 5 - Viole a vida pessoal.

Anónimo disse...

Quanto à questão do realojamento da etnia cigana (penso que este comentário está conforme os parâmetros exigídos pelo caro professor):
1. Confesso que uma das hipóteses aventadas (não, não tem a ver com aventais...) me fez sorrir; a do prédio da Alameda. Não é por acaso perto do prédio onde mora o Paiva, não?
2. Voto, porém, no 2º prédio da Rua da Fábrica da Fiação. Tem tudo a ver!!! Afinal a forma como (ainda) está a ser construído não tem evidentes semelhanças com aforma como os territórios são ocupados pela etnia?

Anónimo disse...

Uma coisa é ser o número dois de Passos Coelho, a outra é ser o número dois do Partido.

Se o Diário Económico, e não só, não sabem NADA de política, é recomendar que venham à douta Tomar tirar um curso...

As personagens em apreço são sobejamente conhecidas, mas as suas capacidades não são dominantes na vida do Partido.

Miguel Relvas domina o aparelho do PSD, foi por isso que primeiro foi escolhido para Secretário de Estado do Poder Local, porque sabe controlar os autarcas, e por mais nada, e depois foi para Secretário Geral pelos mesmos motivos, donde veio a ser afastado por Santana Lopes, que o voltaria a afastá-lo de presidente da Comissão Parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações, porquê ?

Quem Manda no Passos Coelho é o Ângelo Correia. Em recente entrevista à revista Única do Expresso foi-lhe perguntado sobre as suas ligações estrangeiras, ao que ele se esquivou a responder...

Hoje, Eduardo Moniz, o ex-Director Geral da TVI, significativamente, avisa que Passos Coelho está a falar demais, pelo pode não conquiatar o Poder...

Lancelot du Temple

Anónimo disse...

Sempre seria bonito de ver a câmara gerida pelos três eleitos do PSD, a ter de negociar reunião a reunião, ora com Pedro Marques, ora com Luis Ferreira.

Imagine-se o que seria a capacidade de decisão, que hoje já se sabe ser o que é, de uma câmara gerida dessa forma.

E quem garante que se Carrao substituisse curvelo, este não desejaria continuar a coligação com os socialistas de Luis Ferreira, uma vez que são ambos políticos experimentados, ao contrário de todos os outros que estão actualmente na câmara?

Anónimo disse...

Há comentários que batem na minha indiferença, como devem calcular!

No que diz respeito à governação da autarquia, não vejo onde é que está o problema de o PSD gfovernar em maioria relativa. Até porque há muitos exemplos pelo país fora e com muito boas práticas.

Quanto ao facto de o Carlos Carrão, é sempre uma eventualidade possível, ascender à presidência, não creio que daí venha mal ao mundo. O Carlos é um político experiente, e saberá certamente qual é a situação real da autarquia, quer em recursos humanos quer na situação financeira.

Quanto ao facto de poder vir a fazer uma gestão partilhada com as oposições, só terá a aganhar com a experiência e o conhecimento profundo que o Dr. Pedro Marques tem da realidade autárquica.

O que não poderá acontecer, e essa será uma questão a ter em conta, é a maioria relativa estar refém do qualquer força minoritária na câmara. O que me parece óbvio é que uma maioria relativa também não deve impor cegamente a sua vontade, uma vez que a população dediciu (e em democracia ela é soberana, para o bem e para o mal) não dar a maioria absoluta a nenhuma das forças que se apresentaram no sufrágio. Aliás, até decidiu não colocar lá nenhum representante de algumas forças que se apresentaram às eleições.

Para que conste, acho que a aceitação da colaboração do Dr. Pedro Marques na gestão política da autarquia só traria bons frutos, e Tomar não está em condições de desperdiçar os seus conhecimentos.

José Soares

Anónimo disse...

O Zé quer voltar aos independentes?
Cheira-lhe a quê?
Cuidado!
Há moiro na costa!!!!!!

Anónimo disse...

Ó Zezito, anda-te a fugir o pé para a dança, não anda? Pareces um gato a roçar-se nas pernas do dono à espera duma "faneca"!
Tem dó! De folclore desse já estamos fartos!

Anónimo disse...

O José toca bem, mas não alegra!

Talvez seja música para os ouvidos do cultural ferreira (das farturas) e dos hugos!

De zig zag em zig zag até à vitória final!

Toca na vuvuzela!

Toca a rufar!

Anónimo disse...

Caro Amigo António Rebelo,

Uma das grandes vantagens do seu blog é ser um espaço de reflexão, de discussão e partilha de ideias.

Claro, e isso é uma evidência, também é um espaço acessível. e ainda bem, a gente que não consegue ter uma única ideia e não ser dizer banalidades e, o que é "fantástico" a serem uma espécie de bruxos de manga de alpaca.

Eu sei que o meu amigo acha, e bem, que este pode ser também um processo de educação política para aqueles que seguramente não a têm.

Há quem tenha uma visão do mundo a preto e branco. Paciência!

Há quem não pense pela sua prória cabeça e apenas "sobreviva" na dependência de outros...

É A VIDA, como bem disse um dos mais bens instalados desta decocraciazinha da treta.

António Rebelo,

Recomendo-lhe que faça leitura da LEI 2105 de 1960 (de Salazar) e a comente para ver se alguns dos nossos concidadãos aprendem alguma coisa.

José Soares

Anónimo disse...

Prefiro mil vezes ouvir e ler os comentários do José Soares, porque correspondem a uma visão e um espírito livre que falta a muita gente.
Essa é que é a verdade.

AC

Anónimo disse...

Eu aprecio cidadãos que não se furtam a opinar respeitosamente sobre o que bem entendem. Se alguém merece respeito são o António Rebelo, o Sérgio Martins, o José Soares, o Luís Ferreira entre outros. A razão é muito simples, eles dão a cara pelas suas ideias e defendem-nas sem se escudarem no anonimato. Eles não têm medo das sombras, ao contrário de alguns e algumas emproados(as) que por aí andam. Apesar de todos eles serem diferentes, merecem-me respeito.
Exemplo contrário: conheço alguns que comentam nos blogs e nunca dão a cara. Se quizerem saber quem são aí vai (JS; LG; GC; PM etec...). Adivinhem quem eles são.

AC