quinta-feira, 1 de julho de 2010

A IMPRENSA REGIONAL QUE VAMOS TENDO

COLABORAÇÃO DA PAPELARIA CLIPNETO, LDA

Rezam os bons manuais de manipulação de massas que a melhor de maneira de enganar as pessoas é dizer-lhes a verdade, mas uma verdade devidamente elaborada. A ser assim, a imprensa da nossa região, sem querer, ou de forma deliberada, é o que falta apurar, faz exactamente isso. Basta reparar nos títulos de primeira página. Sabido como é que neste momento os grandes problemas do país e da região residem na área económica (défice, desemprego, desertificação...) que destacam os semanários regionais em primeira página?
O MIRANTE encima com "Oposição política diz que contratação de Nelson Carvalho é eticamente reprovável", "Arquivado processo judicial que envolvia ex-presidente da Câmara de Abrantes", [o mesmo Nelson Carvalho, do PS], "Encerram três escolas e dois jardins de infância em Tomar", "População contesta supressão do túnel no IC9 em Ourém", "Restrições económicas afastamn grandes nomes das festa do Almonda", "Três jovens vítimas de assaltos violentos à mão armada em poucos dias", terminando com "Voz da oposição [da CDU, em Torres Novas] reconhece que o povo gosta de autoritarismo".
Tudo a duas dimensões, plano, como naquelas pinturas antigas, anteriores à descoberta da perspectiva.

"Sacristão [da capela das Curvaceiras] agredido", começa O TEMPLÁRIO, que continua com "Um milhão pela Auto-Acessórios", "No mercado de Tomar carro foi pela encosta abaixo", "Elas querem ser miss Maxmen" e "Hamid Hakim um campeão em Tomar". Política local? Economia? Crise? Ideias? Análises? Nada a assinalar, pelos vistos.

CIDADE DE TOMAR destaca mais uma redução de serviços no nosso hospital. Desta vez são as análises, que emigram para Torres Novas. "Equipa de sapadores iniciou plano de limpeza da encosta do castelo", "Fábrica de Porto de Cavaleiros com portão escancarado e instalações de ninguém ", são outros destaques da primeira página, que fecha com "Munícipe propõe preços simbólicos no parque de estacionamento da zona desportiva".
Tudo simples, tudo transparente, tudo tipo "branco é, galinha o põe." Ou nem tanto?
Nas páginas interiores toma-se conhecimento de que o executivo debateu e aprovou, na sua última reunião, mais um passeio para 800 idosos do concelho, naturalmente gratuito e com almoço seguido de animação. Factura para os contribuintes: 17.500 euros. Comentários durante o referido debate: "A situação financeira da autarquia é não demasiado preocupante" (Corvelo de Sousa); "Não devem ser os idosos a pagar a crise." (José Vitorino); "Em realizações futuras deve ser avaliada a possibilidade de se estender os programas a todos os idosos, que são cerca de 12 mil no concelho, e não apenas aos portadores do cartão do idoso;" (Luís Ferreira) "Os passeios dos idosos, que se realizam desde 2007, são importantes, dado que são um momento aproveitado por muitos idosos para passarem um excepcional dia de convívio" (Carlos Carrão); "Estes passeios enquadram-se nos programas da autarquia referentes aos idosos, como são o Viver em Movimento e a Universidade Sénior" (Rosário Simões); "É importante que se cumpra o critério económico, de forma a que possam beneficiar do passeio os idosos verdadeiramente necessitados desse apoio" (Pedro Marques).
Quem é que falou aí em compra de votos?! Quem foi?! Seus invejosos!!! Como não podem ir passear e comer à custa, vingam-se na má-língua! É por essas e por outras parecidas que nunca mais conseguimos levantar a cabeça. Como autarcas, não temos culpa nenhuma que as verbas disponíveis não cheguem ao mesmo tempo para os passeios, para as comezainas e, por exemplo, para pagar atempadamente aos fornecedores, ou para o arranjo do mercado municipal. Temos que optar. Os fornecedores que esperem. Sem mercado passamos muito bem. Sem passeios e sem almoços já é mais complicado. Sobretudo quando se pensa que as autárquicas serão o mais tardar em 2013, e praticamente não há bons empregos fora da política... Autarca precavido vale por dois.

13 comentários:

Anónimo disse...

a bem da democracia o politecnico vive dias de terror com um só candidato.
o medo impera e tudo aguarda pela purga que aí vem.
rezemos todos a bem do concelho.
sabem qual é a capacidade de gestao do candidato surpresa à presidencia? nenhuma mas aquilo é com na praça do gualdim pais atira-se o milho e os pombos vêem.
e se o milho estiver envenenado?

Anónimo disse...

Mais do que os custos do "passeio dos idosos" e apesar desses custos serem relevantes, o que mais me custa como contribuinte (IRS,IMI,IMT e IVA diário)é o descaramento dos "políticos" locais em proporem tal despesa numa situação como a actual, quer do país quer, sobretudo, da cidade. Perderam a noção do ridículo.

Anónimo disse...

(cont)Para quando um passeio para os contribuintes líquidos para a autarquia. Já devem ser a minoria dos tomarenses. Eu vou desde que me garantam que TODOS os autarcas desta pobre cidade não se armam em acompanhantes. As intervenções transcritas, se verdadeiras, são de arrepiar!

Unknown disse...

Para 1:06

Tomar a dianteira nunca usou, não usa, e jamais usará a mentira como arma política, ao contrário do que por aí se faz.
Os comentários transcritos constam da gravação da citada reunião e, igualmente, da peça "Deslocação de 800 idosos..." publicada na página 3 da edição de hoje de CIDADE DE TOMAR, que nunca constou ser um semanário incómodo para os poderes. Por isso...

Anónimo disse...

O próximo passo será proibir qualquer tipo de actividade no exterior do edifício do Mercado Municipal, nem que para isso se invoque a lei mais estapafúrdia, como seja, por exemplo, o ruído estar a perturbar o descanso dos peixes do rio Nabão.
Desse modo, fica completo o programa de entrega do comércio alimentar às superfícies comerciais habituais, e o espaço ficará definitivamente às ordens do lobby representado pelo sr. paulino, o Paiva da Trofa, para ali se erguer um mamarracho dito comercial, para venda de roupas e sapatos feitos nas caves e garagens nas vivendas das localidades próximas da terra natal do senhor atrás referido.
As "negociações" com a câmara decorrerão dentro do maior espírito cordato a bem da nação...tomarense! No rescaldo algumas contitas bancárias ficarão mais compostas...e a vidinha continua...devagar...devagarinho...e Tomar que de f...

Bravura Lusitana disse...

Porque é que as notícias referentes ao PNR são censuradas pelo autor do blogue ?

Jamais ofendemos alguém, neste espaço. Apenas queremos o bem de Thomar, e sabemos que com este sistema NÃO VAMOS LÁ ! É preciso VARRER isto tudo !

Já andamos a reunir pessoas num projecto para sermos candidatos à câmara municipal em 2013. Sabemos que não iremos ganhar, graças ao poder instalado, mas combateremos sempre essa podridão que invade Thomar. Pelos thomarenses e pela Pátria !

Quem quiser saber um pouco mais sobre o PNR, www.pnr.pt

Cumprimentos cordiais.

Anónimo disse...

Se para 800 idosos a CM vai gastar 17.500 euros, se fossem todos - 12.000 - a renda andaria pelos 262.500 euros. O que é isso para os cofres de uma edilidade em falência técnica...

Anónimo disse...

Enquanto o pau vai e vem folgam as costas!

O povo quer é passeios e jantaradas. De preferência bem regadas...
O povo merece que seja tratado com carinho. Fomos nós que construímos Portugal. Fomos nós que sofremos a ditadura e a opressão do antigo regime. Fomos nós que demos com os costados na guerra de África. Merecemos alguns jantares por isso. Merecemos a gratidão da geração actual.
Os outros que paguem a crise. Sobretudo os novos que podem trabalhar e se não o fazem é porque são uma cambada de mandriões que mendigam por subsídios em vez de darem o corpo ao manifesto.
No meu tempo é que era... trabalhávamos do nascer ao pôr do sol para sobreviver com meia dúzia de tostões na algibeira. Sim, porque carteira, ou porta-moedas, era apenas para os ricos.

Anónimo disse...

resposta:Ao do pau vai e vem folga as costas! Desculpe mas não tem o direito de enfiar todos no mesmo saco. No seu tempo se calhar não se, ía escola,ía-se para o trabalho a pé e descalço se não era o seu caso foi o de muitos.Dantes para se trabalhar bastava querer e trabalhava-se qualquer coisa,perto de casa, hoje não chega ter o 9º ano, mesmo para varre as ruas que o SR. PISA. A juventude respeita a nossa história e passado, mas não vivemos do passado com o peso, nem teêm o direito de nos codenar pelo que foi a nossa história. POR ISSO EXIGIMOS O MESMO RESPEITO E PARA ASSIM O TEREM. OBRIGADO

Anónimo disse...

O que é estranho no politecnico é que ninguem diz ou discute nada. Pelo menos não se ouve nada. Será que estão todos mortos e ainda não deram por isso? Se é verdade que só há um candidato é tambem estranho, pois tem havido sempre várias candidaturas nas outras escolas do país.

Luis Ferreira disse...

peço ao Dr.Rebelo que clarifique a minha posição em relação à "viajem dos idosos":

o que afirmei na reunião de Câmara foi que aceitava que este ano AINDA fosse o critério de serem os titulares do cartão do Idoso a terem acesso à viagem À BORLA, mas que entendia que havendo no Concelho cerca de 12.000 séniores ( cidadãos com mais de 65 anos) todos eles deveriam ser elegíveis para efeitos do Convivio organizado pela Autarquia. O preço deveria ser um, eventualmente subsidiado por idosos que não tivessem condição e oconomica para o pagar, aferido pelos servicos sociais da autarquia.

Para mim o principio que está em causa é o da Universalidade do acesso, ao serviço prestado pela autarquia, evitando transformar o "passeio dos idoso", no "passeio dos pobrezinhos". O meio modelo promove a coesão social e a mistura de "classes".

Não gosto de guetos. Eles são a melhor forma de criar cisão e revolta social. Por isso sou socialista e não liberal oi conservador.

Foi isso que defendi. Se o CT não esclarece bem o que disse paciência, que já desisti de os corrigir em n argoladas que tem cometido em relação aos vereadores do PS, mas apelo a que o Prof.Rebelo possa compreender o que propus, os princípios subjacentes e disso fazer eco no sítio devido.

Resumindo: viagem organizada para todos os idosos, por inscrição, preço único refelectindo os custos reais e subsidiado no todo ou em parte aos mais carenciados economicamente. Voilá!

Anónimo disse...

Cada cavadela...cada minhoca!!!

Anónimo disse...

" Resumindo: viagem organizada para todos os idosos, por inscrição, preço único refelectindo os custos reais e subsidiado no todo ou em parte aos mais carenciados economicamente. Voilá."

Preço único reflectindo os custos reais ou preço subsidiado? No que é que ficamos douto sr.vereador? Se é subsidiado jamais reflectirá os custos reais...
Mais uma vez brinca-se com as palavras e com o dinheiro do povo. Já agora quer-me explicar como é que este tipo de despesa pode ser apresentada como Investimento?