segunda-feira, 12 de julho de 2010

UM CONTRA-ATAQUE NABANTINO

Xavi Alonso, numa foto DN


Um jogador espanhol, numa foto estilo tremido, para insinuar o movimento. Foto Le Monde/AFP

Javier Miñano, o preparador físico da selecção espanhola. Foto El País/A.Ruesga

Começo por saudar e pedir autorização aos amigos Manuel Gonçalves e António Feliciano, catedráticos da especialidade, para fazer mais uma incursão no futebol. Desta vez a tese é que, no desporto em geral, no futebol em particular, tal como na economia, ou na vida de todos os dias, só vence quem tem mentalidade para tal. Ou outros claudicam sempre nos momentos cruciais, por nítida falta de audácia e de estaleca.

1 - A Espanha é campeã do Mundo, todos aplaudem, todos estão de parabéns, mas quase todos esquecem que Vicente del Bosque, o treinador, foi corrido do Real Madrid, ainda não há muito tempo, por ser considerado antiquado, porque demasiado idoso. Quase o mesmo que sucedeu entre Mourinho e o Benfica, neste caso por ser demasiado jovem e não ter currículo. Sabe-se a continuação...
No caso de del Bosque, como foi possível tal êxito, que é simultaneamente uma espectacular bofetada com luva branca no presidente dos merengues? A resposta, segundo o conceituado El País, tem por nome Javier Miñano, o preparador físico, licenciado em desporto e cinturão preto 2º dan de judo. Pagou os seus estudos universitários dando aulas de judo e sustenta que este desporto oriental "facilita a coordenação das pernas e dos braços, do equilíbrio, do desequilíbrio, bem como desenvolve em cada um o respeito que sempre se deve ter pelo adversário."
Sobre a selecção "roja" foi lapidar: "A equipa tem gasolina e algo mais importante: A força do grupo neste momento está na mentalidade colectiva."
2 - Além do trabalho de Miñano, a demonstrar que as coisas nunca acontecem por mero acaso ou por sorte, reconhece-se também em Espanha que del Bosque beneficiou do "Barcelona em miniatura", referência aos cinco catalães, todos do Barcelona, que integraram a selecção, trazendo com eles o modelo holandês, de há muito praticado naquele clube. Maneira diplomática de admitir que afinal a Holanda também ganhou mas a Espanha é que ostenta o título.
3 - Esta junção entre mentalidade e modelo, leva-nos a algo mais amplo -o estatuto de cada comunidade humana. Neste caso, convém notar que os grandes clubes mundiais de futebol são todos de cidades grandes, dinâmicas, abertas e livres. Barcelona é a capital económica de Espanha, Milão a de Itália, Buenos Aires a capital argentina... Chegados aqui, os mais precavidos, perguntarão -Então e o Real, o Roma, o PSG, o Liverpool, e tantos outros? Falta-lhes a tal mentalidade. Na camuflada luta norte/sul, que é mais visível na Europa, têm a mentalidade do Sul, da dependência, da inércia, da falta de audácia.
Quando por aí se diz que o Estado não tem meios para continuar a sustentar o chamado "modelo social europeu", está-se a confundir a parte com o todo e a escamotear um detalhe importante: o Estado realmente não tem meios para sustentar a versão meridional do citado modelo. Porque se as dificuldades económicas continuam a agravar-se de dia para dia em Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Espanha, Irlanda, Inglaterra, a situação é por assim dizer normal na parte norte do nosso continente, excepto no que diz respeito aos países ex-comunistas. Alemanha, Luxemburgo, Suécia, Holanda, Norte de Itália, Norte da Bélgica, Norte de Espanha, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Canadá, vão bem e recomendam-se. No fim de contas e sucintamente, só vão de mal a pior as cidades e as regiões que continuam a depender do Estado e a aguardar que este resolva os seus problemas.
Sem por ventura disso se dar conta, a TVI acaba de dar um excelente contributo para a divulgação do acima referido fosso norte/sul. Ao apresentar uma reportagem sobre o Espanha-Holanda, ainda no intervalo, recolheu, como é lógico, declarações de adeptos espanhóis e holandeses. Os nossos vizinhos estavam reunidos na embaixada espanhola em Lisboa, com écran gigante, som estéreo, acepipes e bebidas. Naturalmente tudo por conta dos contribuintes, através do orçamento de estado. Os holandeses, pelo contrário, estavam reunidos num amplo café, algures em Cascais, onde cada qual mandou vir e pagou do seu bolso. Simples acaso? Pode ser. A verdade, porém, é que enquanto a Espanha se debate com dificuldades orçamentais, desemprego e marasmo económico, a Holanda segue em frente sem grandes percalços, apesar das tradicionais dificuldades para formar governo, quase sempre de 3 ou mais partidos. É assim pelo menos desde o século XIX.
Manuel Alegre, disse um dia na AR que quem não pratica a liberdade, "ou tem feitio de ditador, ou alma de lacaio, ou ambos". Pelos vistos, tanto num caso como no outro, tanto no futebol como na economia, como na vida em geral, ganham sempre os cidadãos livres, o que é excelente e demonstra que o Mundo está finalmente a mudar para melhor. Aqui fica o aviso para os aprendizes políticos nabantinos...

7 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Dr. Rebelo
O Mourinho saíu do Benfica porque tinha sido contratado pelo "inimigo" (Vale e Azevedo)!
Foi um dos inúmeros na purga do Vilarinho Copofónico & seus apaniguados, só porque não era(m) dos do novo sistema.
Em Portugal é assim!

Anónimo disse...

Caro Professor, não vale a pena querer esconder. Todos aqueles que o conhecem, sabem que que o seu conhecimento, qualquer que seja a área, vai bastante para além do normal. Só os invejosos pensam o contrário. Siga em frente, com a coragem e o desasombro que fazem do Professor uma voz incómoda, mas precisa nos tempos que correm!
Quanto ao veterano Manuel Gonçalves e ao jovem António Feliciano, é verdade que sabem mais de futebol do que muitos - esses,sim, autoconsiderados 'catedráticos' - que enxameiam rádios e televisões nacionais. Alguns não passam de maus copiadores...
Um visitante habitual de Tomar a dianteira

Funiculin disse...

Será que os senhores mencionados sabem de futebol ou da bola? Saber de futebol vai muito para além do comum. Perguntem ao Mourinho que esse não percebe de bola mas sim de futebol.

Anónimo disse...

Lamento informar mas, para os mais distraidos o mundial futebol já acabou, ganhou a seleção espanhola.
Agora vamos virar a Tomar, isso cá o nosso burgo. Segundo ultimas informações os larapios não têm limites a ponto de entrarem em estações elevatórias e furtarem tudo que renda dinheiro, cobre etc, etc.
Mas nisto o que mais preocupa não será só o prejuizo e claro o "estrafego" que é repor tudo ao funcionamento normal, mas a facilidade com que qualquer um tem acesso a estes reservatórios, pensem um pouco e chegarão lá, se entram e furtam muito naturalmente podem fazer o que lhes vier a cabeça, pensem nisto!

Anónimo disse...

AO SENHOR COMENTADOR ANTERIOR

Nunca ponha em causa a sapiência portuguesa no que ao futebol dida respeito. Portugal tem dos melhores teóricos do mundo nessa especialidade. Por isso mesmo é que a Espanha já ganhou quase todos os títulos possíveis no planeta Terra (Taças europeias de clubes, Jogos Olímpicos, campeonato da Europa e Taça do Mundo) e nós saímos sempre pela porta pequena.
Aliás, depois de ter estado esta tarde a assistir ao Tele Diário Especial da TVE1, tenho dificuldade em encontrar uma modalidade desportiva que em a Espanha não tenha assinado o livros dos campeões...
Por cá vamos vivendo na Idade da Pedra, divertindo-nos com os teóricos que assaltam todos os dias os programas de opinião dos diversos canais televisivos, e com as sucessivas notícias que todos os dias e a toda a hora enchem os telejornais dando conta de crimes de colarinho branco que se sucedem a uma velocidade estonteante.
Aí sim, somos uns verdadeiros campeões...

Anónimo disse...

Eles não são os mais altos, nem são os mais fortes, nem os mais fotogénicos! Não coleccionam prostitutas pelo mundo fora! Não entram para Guiness Book Of Records por terem protagonizado as mais caras tranferências! Mas são os mais assertivos, os mais humildes, os mais trabalhadores, os mais empenhados, mas sobretudo são humildes! E por isso conquistaram o título máximo do futebol mundial! Contrariamente aos portugueses não ficaram à espera que algo lhes viesse cair nos braços...

Pensamentos soltos disse...

parece que por fim o que caiu nos braços foi um bebé ao Ronaldo, aquele cuidado em querer marcar um grande golo para dedicar não foi la grande coisa, talvez por isso só o soubemos no fim.