quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ANÁLISE DA IMPRENSA REGIONAL DESTA SEMANA

No meu entendimento, a notícia mais importante do CIDADE DE TOMAR desta semana, não passa  afinal de uma opinião. A opinião de Corvêlo de Sousa sobre a salganhada CMT/Parq T, já aqui desenvolvida em dois posts anteriores. A citada opinião parece-me importante, dado permitir perceber qual a evolução desejada pelo presidente da autarquia em relação ao litígio em causa. Basicamente, Corvêlo de Sousa avançou três hipóteses: 1 - Há uma empresa interessada em adjudicar o estacionamento tarifado em Tomar; 2 - Se tal hipótese não se concretizar, será a autarquia a explorar a dita concessão, revertendo as receitas para a amortização do empréstimo a contrair, destinado ao pagamento dos 7 milhões de euros, resultante do acordo amigável a que se chegou; 3 - Dado que a autarquia não poderá contratar o citado empréstimo, pois excede a actual capacidade de endividamento, Corvêlo de Sousa afirmou que o Secretário de Estado da Administração Local "deu a entender que seria um assunto que se tem de resolver".
Para mim, nenhum destes três pontos faz qualquer sentido, tudo indicando que se trata de argumentação elaborada pela habitual assessoria de comunicação que, convenhamos, não será das mais fortes. Vejamos. Em relação à empresa interessada na concessão, trata-se da costumeira balela, que já foi usada em relação ao parque temático, ao Convento de Santa Iria, ao Fórum,  ao Golfe da Quinta da Granja e ao café-pastelaria no terraço do ParqT. É por conseguinte argumentação já gasta, em relação à qual a população já está vacinada. No que concerne ao ponto 2, pensa o senhor presidente que se a árvore "concessão do estacionamento" desse fruta assim tão apetitosa, a Parq T ter-se-ia queixado? Não seria mais lógico aproveitar o ensejo? De parques de estacionamento, de tarifas e de receitas, percebe a Bragaparques. É o seu modo de vida. Se recorreu à via judicial...
Finalmente, sobre o ponto três, trata-se de mero "paleio político de circunstância" Alguém acredita que num contexto de grande aperto financeiro, de austeridade rigorosa, um membro do governo socialista vai abrir uma excepção para uma autarquia gerida em maioria relativa pelo PSD? O senhor presidente deve pensar por vezes que o eleitorado tomarenses é maioritariamente composto por tolos.
 Além do já antes referido no post "A nossa selecção informativa de hoje", o incêndio na churrasqueira, uma máquina varredora da autarquia que ardeu, no Bairro 1º de Maio, e o imbróglio  autarquia/ParqT, são os temnas tomarenses no MIRANTE desta semana. O tópico mais saliente em relação aos dois outros semanários é a carta ilustrada de um leitor, que reproduzimos abaixo.
De cada vez que aqui chamo a atenção para o estado lamentável dos acessos pedonais ao Convento, sou apodado de todos os nomes. Este excerto d'O MIRANTE prova que afinal não sou o único cidadão incomodado com a situação. Assim sendo, tenham os meus críticos usuais a bondade de tomar uma ou mais colheres deste "xarope", que é excelente para a tosse, o catarro e a rouquidão. E também pode contribuir para melhorar a visão, desde que se retirem os óculos partidários.
Entretanto, até já vislumbro qual vai ser a contra-informação: Será tudo reparado durante a empreitada já adjudicada dos Arranjos da envolvente ao Convento de Cristo. Como as referidas obras só vão começar após a Festa dos Tabuleiros, tudo indica que os turistas ainda terão direito a um típico caminho da Idade Média, com lixo e tudo. Haja Deus! Assim é que se incrementa o turismo! Força tomarenses!
O TEMPLÁRIO também desenvolve a questão da Parq T, que de resto foi o primeiro a noticiar no seu site. Além do suplemento dedicado aos tabuleiros, notícia o arranque da produção na IFM, os incêndios na churrasqueira e na máquina varredora, os casamentos gay no distrito, que já são quatro, e um bem documentado texto de agradável leitura, assinado por Ernesto Jana,  sobre o cadeiral do coro do Convento de Cristo, queimado durante as invasões francesas.

2 comentários:

Ana disse...

Uma das noticias que me surpreendeu veio de si, porque o senhor disse que não queria se candidatar a Câmara e agora no jornal já diz que talvez...

Cumprimentos
Ana C.

Anónimo disse...

Aninhas,

Tens carradonas de razão.

Vai fazer queixinhas ao Huguinho e ao Sô Ferreira.

Eles são muito influentes...percebes?