domingo, 26 de fevereiro de 2012

Ler o que não está escrito

Em Portugal parece ir-se perdendo a pouco e pouco o hábito saudável de ler nas entrelinhas. Perceber o que, não estando escrito, constitui contudo o essencial da mensagem. São sobretudo os autores de textos humorísticos, irónicos ou satíricos que brilham nessa difícil arte de dar a entender sem todavia mencionar. Há até órgãos de informação especializados nessa área. É o caso do Canard Enchaîné, uma verdadeira instituição nacional francêsa, apesar de se tratar de um antepassado anafado e afastado do Inimigo Público, o suplemento humorístico do jornal Público.
No nosso país temos também alguns autores satíricos de grande qualidade. Para além do referido suplemento humorístico, é sempre um imenso prazer saborear as Cartas Abertas do Comendador Marques de Correia, no EXPRESSO-Revista. Eis a edição de ontem, com particular interesse para os tomarenses que conseguem ver mais longe que o fundo da rua onde moram:


Já leu atentamente? Já intuiu o essencial? Já deduziu o que há a deduzir? Ainda pensa que o melhor para Tomar seja continuar a contestar a reforma hospitalar em curso? Persiste em crer que a destituição da mesa da AMT é o melhor caminho para conseguir a subsequente queda do executivo, seguindo-se eleições intercalares? Não será melhor negociar esse mesmo processo com o presidente que pretendem destituir? Alguma vez aprendeu a jogar à sueca sem fazer batota? Nesse caso, como se explica que agora não saiba minimamente usar os trunfos de que dispõe? Miopia política? Ou cangalhas partidárias?

6 comentários:

templario disse...

DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

Estive na cidade de Tomar. À medida que os anos se auto-carregam sobre mim mais me apetece visitá-la. Porque será...? Coincidiu com a AM, dia 23/2, e não resisti a estar presente (só no período de antes da Ordem de Trabalhos). Já lá vou...

Deu para tomar um café com o Dr. Rebelo, que no final se baldou à conta toda (fez questão de querer pagar a sua bica...) e foi o Eng. Bruno Graça a arrotar com a despesa da mesa, incluindo a bica do famoso bloguista. Contas do Porto..., não deixa de ser significativo para quem alardeia ser homem deste e do outro Mundo, e com rendimentos de sessenta mil euros anuais. Na hora de se chegar à frente..., contas do Porto. Se fosse em Paris ou nas paragens da sua amiga "Maria", era rodada para todos, lavadinho em lágrimas, que dariam de beber a muitos cangarús australianos. Pagar ou não pagar umas biquinhas em Portugal faz toda a diferença. Mas descanse, para a próxima pago eu a rodada, já na seguinte passe bem ao largo. Impõem-se limites a penduras.

Tive o grato prazer de conhecer o jovem Virgílio Alves, comentador deste blogue, que recentemente com ele se reconciliou. E fez bem. Um mocinho esmerado no vestir, simpático, sorriso aberto e franco, bom conversador. Falámos bastante, dei-lhe uma "porraderia" de bons conselhos. Gostei de o conhecer e incentivo desde já o Dr. Hugo Cristóvão a ter uma conversinha com ele (enquanto é tempo). Precisa de ser acarinhado, chamado à àgora... Há nele muito potencial. Só precisa não esquecer-se dos meus conselhos.

Estive, já noite dentro, ao frígido relento, no meio da Ponte Velha, em debate animado com um socialista e um social-democrata locais. Conversas particulares não se revelam, mas garanto que me separei deles com pena imensa dos tomarenses e compaixão pelos políticos e autarcas locais. A única dúvida que tenho é se essa compaixão é por pessoas que estão enganadas ou conscientemente cúmplices da estratégia do Dr. Miguel Relvas. Se for este o caso, só pode provocar repúdio e condenação severos. Revelo apenas um pormenor: ambos me disseram muito bem do jovem social democrata, o Sr. Tenreiro (Tenreiro?!!, perguntei de pé atrás). Sim, é da família, mas é um jovem interessante, e está em luta contra o jagunço político - essa paga direitos de autor, retorqui de imediato. Mas contra essa ascorosa personagem política apoiaria qualquer um. Deu-se o caso de o ver na Assembleia a cumprimentar um amigo meu, a meu lado, e pareceu-me simpático e com perfil para libertar Tomar desse administrador de concelho à moda antiga. Os tomarenses devem começar a envergonharem-se por estarem dominados por tal personagem.

CONTINUA......

templario disse...

DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

........CONTINUAÇÃO

Conversei com mais pessoas, que gostam de falar de política comigo, o que me chateia sobremaneira. Foi sempre assim comigo desde pequeno (sem querer fazer concorrência ao Sr. Luís Ferreira), com os operários da Fábrica de Papel de Marianaia e alguns da Matrena que ali viviam, no estabelecimento dos meus pais; mais tarde com os da Fábrica de Fiação, também no estabelecimento de meus pais na Rua das Poças; depois como operário das Artes Gráficas, os únicos que comemoravam o 1º. de Maio; mais tarde nas Fábricas Mendes Godinho onde imperava a mais ampla liberdade política, ninguém era lá perseguido por ser do Contra, e os abaixo-assinados de apoio às candidaturas contra o Estado Novo corriam às claras de secção em secção; posteriormente trabalhei numa empresa com 170 anos, moderna, de reconhecido sucesso nacional e internacional, onde terminei a minha actividade laboral, e as opções políticas eram respeitadas. E olhem para este escurra político, o actual ministro da propaganda deste governo, o Aranhiço que fez de Tomar sua Lapa, que persegue jornalistas, obriga a despedi-los, e lança a sua enérgica Teia aprisionadora da liberdade de informação em Portugal. Um mentiroso, um demagogo, um todo-o-terreno sem escrúpulos, um provocador do Poder Local e dos Autarcas, o melhor que Portugal conheceu nestes anos de democracia, aos quais quase tudo de bom se deve, Poder Local que, no conjunto da nossa Dívida, representa menos de 1%.
 
ESTIVE NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Estive lá. Mas fica para próximo comentário. Isto já vai longo de mais...

alexandre leal disse...

Professor

Há gente que jamais aprende o que quer que seja!

Tem a ver com tal problema de mal enxergarem o fim da rua onde moram.
Temos agora mais um independente, adjunto do Dr. Pedro Marques ,a propor uma "marcha negra" da Praça da Republica para o Hospital. Simbolismo caricato e bacoco bem ao estilo dos passados anos 60 e de cabecinhas que
pararam no tempo. Se o ridículo matasse...
Mas ficam todos contentes com as figuras que fazem. Serão exercicios com grande componente intelectual, própria dos indivíduos em apreço!

Cumprimentos

alexandre leal disse...

Livra que este sr.cantoneiro revela-se um verdadeiro frasquinho de veneno! Haverá alguém de quem diga bem?
Balzac diria que era um nadologo ou se melhor entenderem um adepto do neologismo tudonico!
As melhoras!Porque assim vive certamente em estado de permanente infelicidade.

joseccorreia disse...

Senhor Templário


Condena sem provas. Apenas "porque sim".
Traços de cabotinismo evidente(toda a gente gosta de falar consigo de política e desde pequenino?!).
Tem sempre razão ,incertezas zero(como o outro).
Trechos a raiar o insultuoso numa prosa longa,enfadonha,sem interesse descritivo.
Se me permite diria que o que tive a paciência de ler se revelou uma valente chatice.

templario disse...

DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

Sobre a Assembleia Municipal de 24/2, o meu comentário:

O objetivo de destituir a Mesa da AM estava de antemão condenado ao fracasso, pela ausência de prévio entendimento entre as bancadas e pelo não cumprimento de uma formalidade regimental.

Ficou no entanto patente em todas as bancadas o incómodo pela presença de MRelvas naquele cargo por todas as razões e mais uma: para além de membro de um Governo que burlou o povo na campanha eleitoral, MRelvas vem assumindo agressividade, arrogância e provocação para com o Poder Local, sem esquecer a sua quase total responsabilidade nos últimos 15 anos na política nabantina, cujos resultados estão à vista.

MRelvas é, no Governo Central, o mais poderoso agente dos interesses do capitalismo financeiro internacional sujo e criminoso e de muitos dos seus agentes no País, que nos humilham.

MRelvas, se tivesse um mínimo de escrúpulos democráticos e respeito pela independência dos órgãos autárquicos, teria apresentado demissão deste cargo, logo que assumiu funções no Governo, libertando a autarquia do peso oficial do governo central.

Sinceramente fiquei surpreendido pela qualidade política das intervenções de todas as bancadas, a atestar que não é por falta de autarcas esclarecidos que Tomar não cumpre os seus objetivos.

Ficou claro que está a mais naquele cargo quando ficou completamente isolado, sendo o único a votar contra uma proposta em discussão, fazendo-o com toda a sobranceria, de viva voz, repetindo "Eu voto contra!", quando se devia levantar para expressar o seu voto, como fizeram todas as bancadas.

Inacreditável é o PS e Indpendentes não darem mostras de entendimento para as próximas eleições. Quando saí da Assembleia, deparei com Anabela Freitas e Pedro Marques em alegre conversa no exterior do Salão Nobre. Era bom que estendessem esse descomplexado diálogo a reuniões de caráter político para evitarem sofrerem pesadíssima derrota infligida pelo Dr. Miguel Relvas, sem apelo nem agravo.

É isso que está escrito se não assumirem as suas responsabilidades. O PS local devia chamar o responsável PS nacional das autarquias a mediar este contencioso. Digo eu.