quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Principais temas da semana


Honras de abertura para O TEMPLÁRIO, a partir desta semana com novo "capacete" e outro visual geral. Na área noticiosa, relevo para o despedimento de mais 80 trabalhadores. Desta vez na CITAVES, que encerra provisoriamente (???). Consequência da inevitável austeridade. Menos consumo de carne de frango. Menção também para a vaga de violência urbana (por enquanto de baixa intensidade), esta semana com actos indignos na Igreja de Santa Iria, incluindo violência sobre uma jovem ao serviço de um programa da autarquia. Ou se tomam providências atempadas e firmes, ou arriscamo-nos não tarda a muito mais e muito pior. Uma vez que os agressores são conhecidos, as autoridades estão à espera de quê? Que lhos levem lá?
Nas páginas interiores há relatos da contestação às reformas em curso no CHMT, assunto que já dura há três semanas, sem qualquer alteração no que estava previsto no início. Sobre o mesmo tema, vale a pena ler uma saborosa "croniqueta" que vem na página 14. Num português requintado, com laivos do Eça, glosa a recente sessão extraordinária da Assembleia Municipal. Só o título já daria pano para mangas, se fosse caso disso: "Discursos municipais aos pombos da praça".


Por falar em pombos da praça, no CIDADE DE TOMAR o conterrâneo e amigo bloguista Luís Ribeiro assina, na secção Bocas, na página 31, uma colaboração ilustrada com os ditos voadores, tendo por título "Centenas na Praça da República em defesa do hospital de Tomar". Está muito bem visto, sim senhor! Já que os eleitores não vieram, compareceram os comedores...de milho. Ao que parece liderados pelo "Pombo Correia", suponho que de transmissão, o qual, segundo o autor, foi "a voz mais activa desta comunidade". Ainda na mesma página "A dinastia dos últimos alcaides tomarenses", escrita e desenhada por Jorge Franco. Particularmente interessante o já coroado alcaide Carrão. Alusão sibilina à conhecida expressão popular "tem o rei na barriga"?
Embora sem honras de manchedte, a reforma do CHMT ocupa várias páginas interiores, havendo até reprodução integral de algumas intervenções feitas na Assembleia Municipal. E depois temos este título assaz longo, que dispensa qualquer comentário suplementar: "Jaime Lopes vai poder candidatar-se à Junta de Freguesia de Casais". Para saber porquê, queira ter a bondade de adquirir, ou pelo menos de ler o semanário dirigido por António Madureira. 


Ressentindo-se do facto de ser um semanário regionalista, nesta zona que nunca se considerou nem considera como tal, designadamente por razões históricas, O MIRANTE nada traz de extraordinário em relação a Tomar. É certo que publica matéria sobre a contestação à reforma hospitalar, mas já nem seuqer inclui umas piadas sobre Luis Ferreira, que ficavam sempre bem. Será porque agora "funciona" em Alpiarça, cuja autarquia não é para graças?
Em contrapartida, a correspondente local esforçou-se na área da imagem. Nada menos que cinco fotos de Tomar, que ocupam quase toda a página do Cavaleiro Andante. A continuar neste ritmo, os habitantes dos concelhos vizinhos ainda vão pensar que estamos transformados numa espécie de reserva de aves raras e animais exóticos. E não andaram muito longe da verdade, lá isso não!

Sem comentários: