domingo, 26 de fevereiro de 2012

OS CÁLCULOS DE CARLOS CARRÃO


Detalhe das obras da Estrada de Coimbra, agora concluídas. Observe-se o cuidado do projectista neste passeio do lado direito de quem sobe. Para obrigar os cidadãos de muletas, canadianas ou cadeira de rodas a fazer um pouco de exercício, previu ali uma árvore que apenas dá uma hipótese aos menos capacitados em matéria de locomoção: descer para a faixa de rodagem, com todos os perigos daí resultantes. Um típico drama tomarense. Com tanto autarca e tanto técnico, não há quem repare nestes óbices, que se vão repetindo de obra para obra. Os cidadãos que se lixem. Paguem e não bufem!

Em declarações à Rádio Hertz, que podem ser consultadas aqui, Carlos Carrão teve esta brilhante tirada: "Se o trabalho neste ano e meio que falta de mandato for positivo e favorável ao concelho, não vejo que a Comissão Política [do PSD/Tomar] possa pensar noutras opções para candidato a presidente da câmara. Se as coisas correrem mal, então serei mesmo eu a julgar que não terei condições para me candidatar." Há nesta  confissão três aspectos que entendo deverem ser relevados. 
Em primeiro lugar, sendo do domínio público que a actual maioria relativa não dispõe de quaisquer planos a curto, médio ou longo prazo, para a cidade ou para o concelho, não se entende de todo como poderá o autarca e candidato a candidato vir a aferir a qualidade do trabalho entretanto realizado. A olho? Por mero palpite?
Em segundo lugar, teria sido oportuno questioná-lo sobre as tarefas por ele realizadas nos últimos 14 anos, particularmente desde 2009. Numa pergunta: Se as eleições fossem a semana que vem, seria cabeça de lista ou não? A resposta dar-nos-ia uma ideia da bitola que tenciona usar para avaliar o seu trabalho e o dos seus vereadores.
Em terceiro lugar, como bem sabem os gestores competentes e os militares capazes, nunca devem existir coisas que correm bem ou mal. Apenas bom ou mau planeamento, liderança eficaz ou ineficaz, execução correcta ou deficiente. O resto é música para lorpas.
Uma vez que, com já foi referido acima, os membros do executivo não dispõem de quaisquer planos capazes, susceptíveis de servir para aferir pelo menos a capacidade de execução, aqui se deixa uma vez mais uma listagem de problemas a aguardar solução há vários anos. Se um mês antes das próximas autárquicas (dando de barato que entretanto não haverá intercalares) a equipa do senhor Carrão tiver encontrado e implementado soluções para pelo menos metade deles, então poderá candidatar-se, com algumas hipóteses de não vir a ser cilindrado pelos opositores. Caso contrário... 
Eis o rol das principais desgraças concelhias: Ciganos do Flecheiro, Elefante Branco da Levada, Hotel de charme no ex-Convento de Santa Iria, Mercado, Mercado abastecedor, Conclusão das obras da envolvente ao Convento, nomeadamente a questão do Alambor templário, Parque Temático prometido há dois mandatos, Golfe dos Pegões, Hotel na Quinta da Granja, ParqT, TUT, Açude de Pedra, Fábrica da Fiação, Bairro 1º de Maio, Ex-esquadra da PSP, Convento de S. Francisco, Estacionamento de autocarros de turismo, Bairro Senhora dos Anjos, Pavilhões da FAI, Avessadas, Limpeza do rio,  Museu do Brinquedo, Parque de Campismo, Hortas ecológicas comunitárias, Conclusão do saneamento básico no Centro Histórico, Fusão de freguesias, Redução de Chefias, Dividas a fornecedores, Ligação cidade/castelo/cidade, Desenvolvimento turístico sustentado. Pouca coisa como se vê. Com o excelente contexto nacional e internacional que temos e teremos até 2013, no mínimo, estou certo que, para usar a linguagem do presidente Carrão, vai tudo correr bem aos autarcas tomarenses. Tanto mais que se prevê uma nova chuva de milhões de euros da UE, no dia de S. Nunca, à tarde...
Há cada maduro na política portuguesa!

6 comentários:

Leão_da_Estrela disse...

Meu caro professor, com o devido respeito, está a atribuir a CCarrão, mesmo se apenas metade dos problemas, qualquer coisa maior que os doze trabalhos de Hércules, tarefa para a qual, já se viu, terá pouca ou nenhuma aptidão, ainda que por simpatia, solidariedade e de moto próprio, tivesse convictamente contribuido para alguns deles, o que é sempre mais fácil, convenhamos, mas sabendo onde e quando a pata entrou na poça; borrar uma tela eu próprio faço, transformar a borradela numa obra prima, estará apenas ao alcance dos génios e do que se tem dado aperceber, CCarrão de genial nada tem.

Ainda que um fraco génio de lâmpada fosse, poderiam os Tomarenses pedir-lhe os costumados três desejos: que volte para a lamparina, primeiro; que se lá deixe estar até lhe passar o desejo de que lhe corra bem o resto do mandato, segundo; e terceiro, que junto de alguém de confiança, num assomo, aí sim de génio, peça que enterrem a coisa bem fundo na obra de protecção do Alambor, de modo a que só seja, na melhor das hipóteses, encontrada daqui a outros oitocentos anos.

Paz à sua alma...

(política, está claro)

Luis Ferreira disse...

Lol Sublime humor!

joseccorreia disse...

Realmente tem pouca piada e nem se percebe o sentido.
Deve ser defeito meu!

Melhores prosas virão!

Leão_da_Estrela disse...

Meu caro JCCorreia, como eu fiz a instrução primária com um seu homónimo, o saudoso professor Correia, aprendi um português que considero razoável e de bom entendimento.
Há gente que alcança com facilidade (o achar piada ou não é irrelevante) e há quem só com um desenho lá chegue, ocorrendo ainda uma outra hipótese, que é a cegueira do comprometimento. Quanto a esta não me pronuncio, porque não o conheço, não tenho esse direito! lá vai então, por conseguinte, o desenho:

CCarrão foi sempre aquilo que na nossa terra chamamos de "verbo de encher", foi sendo eleito sucessivamente passando entre os pingos da chuva. Trabalho relevante? nem com binóculos, ou seja, nada, nickles, rien, niente, nothing! almoços e jantares em colectividades e pouco mais.
Solidariamente contribuiu para os problemas apresentados pelo professor; sabe como, quando e por quem foram criados, sabe quem meteu a pata na poça e quando.
Resumindo, para que perceba, ele saberá até fazer o diagnóstico, não tem é habilitação para receitar a mezinha.

Resumindo e para poupar Tomar e os seus habitantes ao flagelo de uma agonia, um estertor que o levarão ao definhamento e inevitável morte política, CCarrão deveria fazer um favor aos tomarenses:

Fingia que ia ao WC e saia de fininho...

Deu para perceber, agora?

joseccorreia disse...

Assim sim caro sr.Leão da Estrela!Quando escreve sem procurar ter graça percebe-se bem. Foi certamente mérito também do Professor Correia.
Percebi pois o objectivo do texto e a sua opinião.
Agradeço humildemente a sua disponibilidade para me esclarecer.
Apenas acho que sendo a opinião livre também haveria que respeitar a dos outros,por ventura menos cintilantes, mas que podem ser igualmente honestos,coerentes e leais.E por ventura terem razão.
Acho que estamos a assistir nos blogs, a um aumento
dos ataques pessoais, difamações,etc ,discutindo-se menos as ideias. Talvez por falta d'elas.
Nao conheço a actividade política do sr.Carlos Carrão de forma suficientemente próxima que me permita juízos de valor.
Há contudo aspectos que me parecem claros:
Trata-se de um homem honesto, de trabalho(o que já nao será mau quando comparado com outros).Todos os cargos politicos que desempenhou ou desempenha
foram alvo de sufrágio popular(o que também nao será modalidade do agrado de toda a gente...).Acho que quando se tem uma opinião tão desfavoravel de um político temos a obrigação de o combater politicamente,de mil e uma formas, mas sem insultar e com frontalidade.Senão como sabemos se , por exemplo, as suas ideias são de facto melhor que as do sr.Carrão,ou que o sr.trabalha mais do que ele em prol do povo, com melhores resultados,etc,etc,ou se estamos apenas a perder tempo com tretas de alguém que gosta de se ouvir a si próprio.(nao se ofenda porque parece de amador face ao que o sr. diz do outro).
Julgo sinceramente que nao merece ser achincalhado e insultado de uma forma mais ou menos anónima.
O sr. Leão da Estrela gostava de ter um pai ou um filho tratado publicamente como o senhor trata o sr. Carrão?

PS- Embora nao tenha sido aluno do Prof.Correia escrevo habitualmente sem erros. Só "resvalo" quando recorro ao iPad , presumo que por limitação técnica.As minhas desculpas.

Leão_da_Estrela disse...

Oh meu caro José Correia, diabo, diga-me lá onde é que faltei ao respeito a Carlos Carrão?
Corrija-me, se (eu) estiver enganado:

-Não foi CCarrão sempre eleito nas listas de quem tem exercido o governo do burgo e da coisa pública pelo menos nos últimos dez anos? está hoje a coisa pública em melhor situação do que a que estava quando CCarrão lá chegou?

-Não esteve sempre CCarrão integrado em maiorias que decidiram os destinos do burgo, nomeadamente os elefantes brancos enumerados pelo prof. Rebelo? Ouviu, leu, deduziu de algum escrito ou dito de CCarrão, que estivesse alguma vez em desacordo com as directrizes da gestão do concelho?

-Está Tomar bem, porventura? não terá CCarrão contribuido para isso?

-É crime chamar de incompetente um político ( ou vários ), que conduziram um concelho outrora próspero e dinâmico, a uma coisa sem importância, regional sequer?
Os políticos põe-se a jeito, que é quer?

Por fim, e para o sossegar, porque me acusa disso, nada me move pessoalmente ( nem sequer politicamente ) contra Carlos Carrão e contra a sua honestidade, que não questiono, antes sim, contra a sua evidente falta de jeito para este mister (olhe, se calhar até porque é honesto, vá-se lá saber...) de modo que qualquer pretenso "ataque", é apenas o constatar de realidades dolorosas de quem a cada 15 dias vai "à terra".

Já quanto ao pretenso complexo de édipo, pode estar o meu amigo descansado, não sou, nem pretendo ser, político, portanto para além de não estar nos meus planos ensaiar discursos frente ao espelho, não está certamente também nas minhas mais remotas cogitações, apresentar soluções para os problemas criados por outros; é que essa estória de quem sente que as coisas estão mal tem que apresentar soluções alternativas, não colhe! isso é para os políticos! porque ambos sabemos qual seria o destino dado a uma qualquer minha ou sua proposta apresentada com a melhor das intenções...verdade?

Olhe, e já que fala de novas tecnologias, diga-me lá porque aparece o "nick" Leão da Estrela, em vez de Edmundo Gonçalves ( que para si é o mesmo que JoséCCorreia para mim, mas vá...), que foi o e-mail com que aderi a este blog?
Não tenho a veleidade de presumir que lê o que escrevo, mas ainda assim, lá vai o resto da informação, não vá o anonimato prejudicar...nascido em Tomar há 52 anos, obrigado a procurar melhor vida em Loures, onde exerce o cargo de chefe do serviço de limpeza urbana na Câmara Municipal.

E pronto, espero tê-lo esclarecido em definitivo, pedindo as minhas desculpas ao prof. Rebelo pelo diálogo, mas ele há coisas a que a gente não resiste...

Cumprimentos