sábado, 18 de fevereiro de 2012

Velhos hábitos e situações novas


No mesmo dia em que a imprensa internacional noticiou que, de acordo com sondagens recentes, os gregos são maioritariamente favoráveis à continuidade na Zona Euro, mas opostos às medidas da troika, em Tomar, a milhares de quilómetros de Atenas, Miguel Relvas focou uma situação semelhante. Citado pela Rádio Hertz, declarou nomeadamente que "Uma cidade e um concelho não são beneficiados porque um ministro, um deputado ou um secretário de estado, é dessa terra. Já lá vai esse tempo. ... Eu adoro Tomar, mas os cidadãos de Tomar são iguais aos dos outros 307 municípios."
No caso grego estamos perante uma situação comparável à de muitos novos casais: pretendem continuar a viver juntos, mas nenhum quer cumprir aquilo que ambos livremente combinaram. Já em relação ao nosso país e a Tomar, a incoerência é mais velada. Funciona em dois tempos. No primeiro, por razões que falta apurar, todos os cidadãos se dizem democratas, reconhecem que somos iguais perante a lei, que as reformas estruturais são indispensáveis, que não deve haver qualquer espécie de favoritismo, e por aí adiante. Todavia, num segundo tempo, logo que se tenta passar à prática, à implementação das tais reformas indispensáveis, cada um arranja imediatamente um argumento que reputa suficiente para o excluir da antes admitida igualdade perante a lei. Encerrar tribunais? Unir freguesias? Racionalizar hospitais? Fundir municípios? Congelar rendimentos? Aumentar impostos? Totalmente de acordo desde que não me abranja, pensam os portugueses em geral e os tomarenses em particular. Com as mais extravagantes justificações. História, distância, tradição, economia, equilíbrio, desertificação, cambalacho, arranjinho, privatização, tudo serve desde que as coisas possam continuar como dantes. Donde a imediata reivindicação nabantina, desde a primeira manifestação de protesto contra a reforma do CHMT -suspensão imediata do processo. Depois logo se vê.
Temos por conseguinte aquilo que podemos designar por incoerência cívica, para não ofender ninguém, sendo certo que há por aí muitos que, na sua ânsia de torpedear tudo o que for possível, procuram endrominar os menos cautos com posições que relevam claramente da hipocrisia política. Ao mesmo tempo que acusam o governo de todos os males que nos afligem, fazem dos pés e das mãos para impedir que os governantes possam implementar medidas tendentes a corrigir o que não está bem.
A situação é de tal forma estranha que o próprio líder do PS já é acusado pela extrema-esquerda de conluio, por não alinhar com os que acham que um governo legítimo, saído de eleições limpas e com uma confortável maioria no parlamento, anda a roubar o povo. Ao que se chegou! Séculos depois de termos dado novos mundos ao Mundo, alguns portugueses dão agora novos e tristes exemplos políticos à Europa, a braços com a mais grave crise de sempre. E depois queixam-se de que ninguém os leva a sério. Haja bom senso!

10 comentários:

Luis Ferreira disse...

Prof.Rebelo

A imediata suspensão da reorganização em curso no Centro Hospitalar, pedida pelos órgãos do Mhnicipio de Tomar, é das poucas coisas bem decididas deste mandato.

Suspender de imediato, para quer avalie as soluções - diversas -, existentes. Para que se faça um estudo económico-financeiro do impacto date ou de outras soluções para os problemas detectados.

É que até hoje ninguém demonstrou que se poupe um cêntimo com o que se está a fazer. Mas uma coisa é certa: a população já está a perder.

E os (i)rresponsáveis têm rosto: o PPD e o CDS/PP, que com uma Politica cega, estão a destruir o serviço nacional de saude e com isso a matar o povo.

E não venha dizer que estou a exagerar, pois que o que é facto é que apesar de todas as acusasões que em Tomar se faz sempre ao PS, com os seus Governos e mercê do esforço de alguns dos, hoje, autarcas no Médio Tejo, foi possível manter as urgências a funcionar em pleno em Abrantes, Torres Novas e Tomar, com medicina interna e sem redução de camas disponíveis, que agora baixam em mais de 10% (30% em Tomar).

E o futuro irá dar-nos razão: esta gente irá pagar bem caro a "ditadura de morte" em que está a colocar o povo. Nem sei mesmo se as forças armadas aguentam mais do que um ano, sem colocar um ponto final a este conjunto de betos e betas, que sobre a batuta do inqualificado Relvas, impõem medidas tontas e irresponsáveis em quase todos os sectores.

O PPD está a mostrar do que é feito e para que serve.
Agora é mesmo caso para dizer: votem neles mais vezes - para a Câmara para o Governo.

alexandre leal disse...

E ao que parece será o que teremos nos tempos mais proximos!Admito que a maioria tenha boa vontade e achem que fazem um lindo papel. Na realidade tomam atitudes mesquinhas e desprovidas de seriedade e visão políticas.Sem dimensão! Como podemos acreditar em pseudo-politicos que usam e baralham as populações por mero e ocasional interesse partidário? Ou alguém aceita que pessoa minimamente informada e bem intencionada acredite mesmo na banha da cobra que há meses repete sempre que tem um microfone a jeito ?
Todos sabemos que o PCP e BE se sentem descontentes
e desiludidos com a pequeníssima adesão que os seus projectos tiveram em Tomar mas deviam ter o pudor de evitar falar em nome do povo.
Sobre o projecto pessoal esgotado e nervoso do Dr.Pedro Marques nem vale a pena perorar.
Mas dos grandes partidos havia mais a esperar! O PS local sabe o que pensam figuras importantes do partido .Custa perceber porque especula em vez de informar . Mas espantoso e mesmo ridículo será o comportamento do PSD local. Ignoro muitos casos semelhantes. Sem a noção da inutilidade e do ridículo batem-se contra a
política do governo que era suposto apoiarem. Tudo fruto de interesses politicos da pequena urbe. E de uma chocante falta de estatura política e noção das responsabilidades.
Ou será que a senhora que tanta militância revela pretende fundar um novo movimento mais ou menos independente?
Tinha graça... E cabe sempre mais um no vivo espectro político tomarense.

Pata Brava Tomarense disse...

Professor Rebelo em jeito de metáfora carnavalesca sobre quem dirige instituições ou tem poder para governar o país encontrei estes dois tesourinhos deprimentes:

http://videos.sapo.pt/t0E24Y52NBge8QUhD2zF

http://videos.sapo.pt/h40qeIyzOytOM4hdrwEm

Como é possível estes dois senhores dirigirem uma instituição de ensino superior? Só dizem banalidades, gagejam em demasia e dão erros gravíssimos na lingua portuguesa. Por isso percebo agora que o Dr. Relvas queira absorver o Politécnico de Tomar.

Unknown disse...

Presumo, prezado amigo Luís, que te terás coligado com eles e mantido a estranha mancebia durante dois anos, por mero equívoco circunstancial. Ou terão pesado outros factores?

templario disse...

DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

Para PATA BRAVA TOMARENSE, com o devido respeito.

Um comentário a sério e a brincar:

Vai perdoar-me, mas há uma pitada de estultícia no seu comentário, não no link para os vídeos, que visitei com agrado e que agradeço.

O importante é o IPT e a defesa que dele fazem o actual e anterior presidentes. Uma pérola que só poderia sair de Tomar por cima dos cadávers dos tomarenses (passe o exagero).

Obviamente que eles conhecem bem a língua portuguesa - era o que mais faltava!

No improviso, lapsos podem acontecer. E os que tiveram lugar talvez os possamos atribuir às ondas de gravidade oriundas do princípio do mundo, que a atrevida estudante/entrevistadora, com pose e ar de Irmã conventual, irradiava. Por isso o gestual caótico das mãos e dos dedos do actual presidente, que não encontravam maneira de se ancaixar e acalmar. E o gaguejar de ambos...

Foi a graça natural (pecaminosa?!) que retirei. Num filme de Hollywood, aquelas cenas só poderiam acabar naturalmente, por imperativo do espetador.

Veja, por exemplo, a foto deste post! O Dr. Rebelo até parece que ficou gágá depois da entrevista àquele resplandecente magnata "tomarense". Perdeu-se, estacou no meio da floresta. Que ondas de gravidade despertaram a sua atenção?!

Vá lá a gente saber!, mais difícil ainda, quando, proprietário de um excelente blogue, parece vergar-se ao papel de "Arrastadeira" de tão estranha e perigosa pessoa para Portugal e para a Democracia.

jccorreia disse...

O sr. L.Ferreira passou-se de vez. Continua a malhar em ferro frio o que desabona a sua inteligência. Nem se entende: figuras de peso nacional do seu partido já se explicaram e apoiaram as modificações em curso no CHMT. Mas o sr. L.Ferreira teima- exige a suspensão imediata para que seja feito o estudo económico e financeiro do impacte(já faltava) desta e de outras soluções(conhece alguma?). Mais um a apelar a que nada se mexa para o buraco e o despudor continuarem. Esquece-se contudo de um dado importante-falta o pilim!
E prossegue embalado e vigoroso imune ao ridículo:0 PSD
e CDS estão a destruir o SNS e com isso a matar o povo!
Livra! Nem mais nem menos.E volta a gabar o virtuosismo socialista na manutenção do caos: as 3 urgências e a prestigiadissima medicina interna. Vamos ver o que acontece quando a poeira assentar ,se abrir a caixa dos segredos e os relatórios das auditorias vierem a publico .
Será que o sr L.Ferreira vai assumir-se como cúmplice do escândalo ou, como manda a tradição na nossa terrinha , a culpa morre solteira porque o sr.L.Ferreira e outros vão
assobiar para o lado?
Já falta pouco para se saber.
E entretanto experimente pedir umas explicações sobre o tema ao seu camarada Rodrigues ,de Torres Novas , aproveitando para lhe perguntar com o que se vai entreter no próximo ciclo autárquico ,considerando a impossibilidade de continuar no mesmo lugar.
"ditadura da morte" ? " inqualificável Relvas"? Evidente azia e perto de um ataque de nervos . Postura ridícula e mortal num político(?) com pretensões.
E desconto o honroso facto de de ser o segundo distraído
a falar (apelar) em golpe militar. O Otelo dificilmente perde em matéria de dizer disparates.
E agora mais a valer: o senhor já pensou que poderá estar a dar cobertura a coisas vergonhosas em termos de boas praticas profissionais e de delapidação despudorada de dinheiros públicos? Alguém vai esquecer ou perdoar o papel de distraído que anda a fazer? Sente-se bem?

Unknown disse...

Meu caro cantoneiro: Vamos a ver se nos entendemos de uma vez por todas. Na tua opinião, Miguel Relvas tem todos os defeitos. Pior ainda, considera-lo o principal responsável pelas desgraças desta terra que é tua, minha e que ele considera sua por adopção. Conviria que aceitasses duas coisas que são básicas nos tempos que correm. Em primeiro lugar que deixasses de acusar sem provas. Em segundo, que confiasses na justiça que temos. É que acusar de modo vago, dizer cobras e lagartos de quem não nos convém, é o trivial neste país. De tal modo que até se diz que um homem político sem inimigos nem é homem nem é político. Quanto ao resto, peço-te que deixes de tentar magoar-me com os teus pontos de vista sobre o meu posicionamento político. Critica as minhas ideias, não aquilo que tu julgas que eu penso. Pode ser? Prometo não te importunar, escarnecendo da tua adoração pelo "Zezito", que como é sabido nos deixou um país próspero e sem sobressaltos de maior.

Pata Brava Tomarense disse...

Cantoneiro da Borda da Estrada não vou comentar nada do que o senhor escreveu pois é perda de tempo. O senhor é um mandatário de alguns amiguinhos e com bobos o desprezo é o mais sensato. O senhor só escreve tolices!

templario disse...

DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

Fui correto consigo e lamento a sua atitude. Se fosse minha amiga(o) teria sido muitíssimo mais contundente.

Quando me refiro aos amigos de outros, digo Amigos, "amiguinhos" é mais do foro animal doméstico (domesticáveis), como cão, gato, macaco, canário e há até os que têm papagaios, e outros bichos vadiolas, que às vezes são apropriados por um dono - depende da índole.

Digo tolices porque sou do Vulgo Inculto, a que pertenço de raíz, como parecem ser os anterior e actual presidentes do IPT..., que não sabem falar português..., e estão mesmo a pedir que o Dr. Miguel Relvas os substitua, quiça deslocando o IP, por exemplo, para Santarém, porque lá é que ele deve estar bem.

Com os que julgo serem meus amigos, ou de relações mais próximas, de Tomar, nunca houve relações dessas, de "amiguinhos", em nenhum dos sentidos. Bem pelo contrário: nunca terá passado pela cabeça de nenhum deles ter-me como "amiguinho" e vice-versa. Neste tipo de relação não teriam confiança nenhuma em mim...

Sou impróprio para ter ou ser "amiguinho" de estimação: em política, "ladro" (no mínimo), e, se estiver danado, mordo, nem que seja a um amigo ou ao amigo do meu amigo. Em política! Fora disso julgo que dava a vida por ele. Nunca o sabemos de antemão.

Espero que dialogue comigo, aqui ou em qualquer parte, e verá que não se arrependerá.

A sua atitude no último comentário, deve corrigi-la, e eu dou-lhe essa oportunidade.

E olhe que não sou Católico.

Pata Brava Tomarense disse...

Professor Rebelo tenho lido o seu blogue e não faz uma só referência às graves dificuldades do Politécnico de Tomar e porquê? Não sei se o tema o incomoda. O que sei é através da minha cabeleireira, do café onde tomo o pequeno-almoço, de um hóspede-aluno do IPT e até hoje ouvi no veterinário: o Politécnico está para fechar. A terra é pequena, muito se diz mas quase sempre os rumores são uma realidade. João Salvador, Platex, Hospital, Câmara etc. Estranho a imprensa tomarense e a blogosfera porque só se escreve sobre as dívidas da Câmara de Tomar e as vicissitudes no CHMT. Do IPT nadinha. Um ano após as vergonhosas entrevistas de Pires da Silva e Eugénio Almeida o Politécnico vai afinal encerrar contrariando o optimismo dos dois "geniais" entrevistados em Abril de 2011 a uma aprendiz de jornalista e que compõem uma bela troika de maus oradores e péssimos representantes da lingua portuguesa e até maus exemplos de saber estar numa simples entrevista. Nem uma valeta da estrada faria pior! Concordo com o senhor Cristovão quando opina sobre o preço de Cátia Palhinha mas haveria melhor rainha para o Carnaval tomarense? Um concelho moribundo merece o quê? Cátia Palhinha pois está cara mesmo!!!