quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Sessão histórica da Assembleia Municipal?

"Assembleia de sexta-feira pode ficar para a história", avança a Rádio Hertz aqui. Baseia-se nas declarações de um até agora desconhecido elemento local da CDU que repentinamente veio a público anunciar a apresentação de uma proposta de exoneração do presidente da Assembleia Municipal de Tomar, Miguel Relvas. O cabeça de lista do PS, Hugo Cristóvão, já lhe respondeu adequadamente no seu blogue. Apesar disso, afigura-se-me útil insistir nos contornos insólitos da dita proposta, difundida por alguém que não tem assento no citado órgão,  visando assim colocar todas as outras formações políticas perante o facto consumado. Ou seja, na sequência da curiosa união local conseguida na Comissão de Saúde, o PCP/PEV = CDU, que conta na AMT com apenas um eleito directo e um presidente de junta, pretende vergar as restantes três dezenas de membros à sua vontade, para tal usando práticas muito em voga durante a clandestinidade, mas agora totalmente despropositadas. Vivemos felizmente numa democracia aberta, consolidada e consensual, onde são respeitados todos os direitos, incluindo o direito à indignação, o que torna ridículas e supérfluas tais atitudes conspirativas.
Mandam as boas maneiras e o bom senso que para afastar alguém ou algum grupo de determinado lugar, se proceda previamente à enumeração fundamentada das causas para tal iniciativa, seguindo-se negociações que permitam indicar potenciais substitutos, se for caso disso, e anunciando também o ou os objectivos visados com o desencadear do processo. Como bem frisou Hugo Cristóvão, nada disso foi feito, eventualmente porque o que sobretudo se pretende nem é o anunciado, mas apenas alardear trabalho e capacidade de antecipação, sem olhar a meios nem a princípios. Assim uma espécie de cabotinismo político.
Se bem conheço os líderes políticos da AMT, julgo que vão enveredar por outra via muito mais profícua para o futuro da cidade e do concelho. Desencadearão decerto conversações tendentes a gerar um consenso que desemboque na renúncia colectiva dos membros das listas para o executivo, seguida da nomeação de uma comissão administrativa e da marcação de eleições intercalares só para a câmara. Se assim vier a suceder, então sim, poder-se-à dizer que a sessão foi histórica, ao iniciar o longo e difícil percurso rumo à recuperação do perdido esplendor tomarense. E ao antecipar a indispensável e urgente mudança de rota, muitos meses antes da data prevista, tendo em conta a confrangedora agonia da cidade e do concelho. A necessitar que apareçam projectos fecundos e líderes capazes. Não de acções aventureiristas de protagonismo bacoco.

4 comentários:

Virgilio Alves disse...

"Se bem conheço os líderes políticos da AMT, julgo que vão enveredar por outra via muito mais profícua para o futuro da cidade e do concelho." -A. Rebelo

Pois, é a via das duas últimas décadas em Tomar, que (segundo não reza a história), foram as melhores que Tomar teve em 852 anos. ainda bem que o Gualdim Pais está de costas voltadas para a Câmara!

alexandre leal disse...

Professor espero que ainda reste a dignidade suficiente aos ilustres deputados municipais para se excluírem da palhaçada arquitectada pelas mentes "democráticas" da CDU.
Divirtam-se mas tenham vergonha .

Há tanta coisa para fazer!

jccorreia disse...

A ilustre classe política pensante diz que o Dr.Relvas deixou de ter condições para ser presidente da A. Municipal. Mas cometeu algum crime? Uns quantos lunáticos rancorosos seguidos de verdadeiros calhaus com olhos podem contrariar o voto popular?
Vão entrar garbosamente no anedotario nacional!

alexandre leal disse...

Ouvi agora numa rádio local que a concelhia do PSD , em comunicado, discorda da "expulsão " do Dr. Miguel Relvas da A.Municipal.Fantástico mas tardio ! Com uma linguagem redonda, rebuscada e atrapalhada. E fiquei sem saber se a Dona Rosa concorda o que deixa a cidade suspensa!
Pouco haverá a esperar de cidadãos com este gabarito e tamanho grau de desorientação.
Se for esta a linha vencedora nas eleições internas de Março o PS não tem que se preocupar.Nem com a velha tactica de dividir para reinar o PSD ganha as próximas autárquicas.