sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Manobras de diversão...

A sessão desta tarde da AMT começou de forma animada. Conforme anunciara previamente, a CDU apresentou uma proposta de destituição da mesa, que nenhuma das outras formações aceitou sequer para discussão e posterior votação. Na verdade, embora tratando-se de uma iniciativa perfeitamente lícita, não deixa de ser curioso que, numa altura em que a contestação anti-reforma do CHMT começa a dar sinais de cansaço, surja mais este expediente, oriundo da mesma bancada que desencadeou de forma encapotada a dita contestação. E que ainda não conseguiu explicar cabalmente as vantagens da pretendida mudança da mesa da AM. Só para entreter o pagode?
Há ainda, é certo, a petição de 7.500 assinaturas ontem entregue na AR, que deverá ser debatida no plenário. É porém evidente, penso eu,  que já todos conhecem o desfecho: chumbo por parte do PSD e do CDS, como é sabido com folgada maioria. A seguir, o quê no Vale do Nabão?
Aparentando ter em conta tudo isto, a actual presidente do PS local, Anabela Freitas, alertou para a estranha realidade política tomarense, clamando que além da problemática do hospital, mantêm-se sem solução todos os outros problemas, que são muitos.  E citou vários, entre os quais o mercado, questionando se há ou não há projectos. As dúvidas da eleita socialista, se outro efeito não tiveram, pelo menos contribuíram para evidenciar mais uma vez que a actual maioria relativa continua a ocupar os cadeirões do executivo, mas ninguém sabe para quê. Nem os restantes vereadores, nem a população em geral. Isto porque, para além de embolsarem os vencimentos e outros réditos, bem como despachar assuntos de lana caprina, pomposamente designados "de gestão corrente", não consta que tenham qualquer projecto ou outra solução, mesmo improvisada, para os seguintes berbicachos: Ciganos, Mercado, Alambor, Levada, Mercado abastecedor, Bairro 1º de Maio, Bairro Senhora dos Anjos, Estalagem de Santa Iria, Desenvolvimento turístico, Gabinete de acolhimento e apoio aos investidores, Bragaparques, TUT, Parques de estacionamento, Parque de Campismo, Limpeza urbana, Conclusão do saneamento no Núcleo histórico, Convento de Santa Iria e Colégio Feminino. Julgo não exagerar considerando que me parece demasiada fruta para três árvores de pequeno porte político. Anabela Freitas bem se esforçou, o que todavia não significa que consiga respostas substantivas a curto prazo. A não ser que se perspectivem eleições intercalares, porquanto nesse caso cada qual terá de apresentar a respectiva mercadoria. Quem não quiser ou não puder, perde de certeza. Tal como na sueca, é agora a altura ideal para cada força política colocar na mesa os trunfos de que dispõe...

1 comentário:

jccorreia disse...

Costuma considerar-se e na minha opinião muito bem,que as mulheres são possuidoras do chamado bom senso em doses mais generosas que os homens.Alem deste predicado colocam habitualmente emoção e verdade no que afirmam.
Também aqui Tomar se mostra original: exceptuando a líder do PS ( com outra matriz) as senhoras da "políticas" abrem a boca para dizer asneiras ou banalidades.Depois da Dona Rosa e da Dona Graça surge outra estrela- a Dona Laura! A senhora tenta relacionar a morte de um cidadão numa rua da cidade com as "sinistras" criaturas
que tentam salvar o CHMT , esquecendo-se que a
regulamentação em vigor respeitante a viaturas do INEM ,
Bombeiros,etc tem anos de aplicação , havendo casos iguais na cidade nos últimos anos .
Considera-se habitualmente o excesso de teimosia sinal de desespero ou de pouca lucidez.A moribunda cruzada supostamente a favor dos tomarenses já foi deixada pelos argutos lideres para os segundos planos . E muito bem! Porque na politica apenas servem para estas coisas e há muito que capinar antes de atingir o estrelato...sem golpadas.