quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Temas da imprensa regional


Para os leitores assíduos de Tomar a dianteira, a imprensa regional desta semana praticamente não tem qualquer novidade, salvo uma ou outra questão de detalhe. CIDADE DE TOMAR destaca a aguardada renúncia de Corvêlo de Sousa e a anunciada candidatura de Carlos Carrão à liderança do PSD local. Foca igualmente o caso daquele munícipe que na reunião pública da autarquia  denunciou casos de suborno e aludiu aos fiscais, perante um executivo camarário que não parece ter ficado muito incomodado. Será que o objecto da denúncia já é afinal do conhecimento geral? E não haverá providências a tomar? Já não vale a pena? Estamos na fase do "deixa arder que é na cortiça?"
Também os carnavais concelhios são notícia no semanário de António Madureira, que atribui ao de Tomar uma afluência de 20 mil pessoas. A mim parece-me demasiado, mas enfim. Nestas coisas, o melhor é mesmo estabelecer entradas pagas para todos. Depois é só contar os "canhotos" dos bilhetes vendidos. Ou anotar a contagem dos talões electrónicos. Quanto à questão de ter havido dois carnavais a menos de dez quilómetros  um do outro, conviria ser claro e rigoroso. Se realizados unicamente com fundos privados, nada a obstar. Estamos num país livre onde cada qual pode fazer o que entender, desde que respeite os normativos em vigor. Com a ajuda de fundos públicos, de todos os que pagam impostos, a situação é outra. Numa altura de grande crise, não se compreende que sejam subsidiadas duas realizações concelhias simultâneas e semelhantes. É meu entendimento que para o futuro o presidente da edilidade deve procurar que as duas comissões organizadoras cheguem a acordo, no sentido de haver um único cortejo, a desfilar duas vezes, uma no domingo num dos sítios, outra na terça-feira, no outro. Caso não haja acordo, também não deverá haver subsídio. Quaisquer que venham a ser os argumentos usados.
A gala realizada no Cine-Teatro para homenagear as personalidades do ano tem naturalmente tratamento desenvolvido no MIRANTE, o semanário organizador. Há fotos de todos os galardoados. E por falar em fotos, com o título "Manifestantes tímidos" mostram na secção "Cavaleiro Andante" um grupo de pessoas à porta do cinema "concentradas para apupar o ministro Miguel Relvas devido à reorganização do Centro Hospitalar do Médio Tejo". Acontece que lá estou, bem ao meio da fotografia e, só quem não me conhece mesmo, terá podido imaginar que ali estava para apupar quem quer que seja. Crítico severo e por vezes impiedoso, não nego. Agora mal educado, nunca! Aqui fica a correcção, esperando que o semanário faça outro tanto.
"Matadouro da CITAVES fecha em Março" é a notícia do TEMPLÁRIO que os outros dois jornais não abordam. Perdem-se assim mais 77 empregos, num concelho cada vez mais atingido pela crise, com a consequente perda de postos de trabalho. Infelizmente, o actual executivo não faz a menor ideia de como alterar o panorama local, que desde há anos vem provocando a saída de naturais do concelho rumo a regiões com oportunidades, ao mesmo tempo que desencoraja o investimento com carências básicas ao nível da informação actualizada e exigências exorbitantes, aliadas a prazos que já no século passado, antes do advento da electrónica, eram intoleráveis, quanto mais agora.
Trata-se de algo fulcral. Ou os futuros autarcas mudam totalmente de estilo de actuação (uma vez que estes, os que estão, são já um caso perdido), ou o melhor para os mais novos será começar desde já a preparar as malas, que por aqui nem bom vento nem bom achamento.
Nota final para um caso de bruxaria no Centro histórico de Tomar. Está na página sete e leva-me a pensar que aqui onde estou a escrever, no dito centro histórico, ainda habita gente pré-histórica, que até usa uma pitada de sal "para cortar o efeito" do bruxedo.  Que pelos jeitos deve ser insonso...

Sem comentários: