sábado, 17 de março de 2012

É CADA SECA!!!

Na política local é como se sabe. Nos últimos três meses houve apenas duas boas notícias -a ruptura da mancebia PSD/PS e a retumbante vitória de ontem de João Tenreiro. Quanto ao resto, apenas desastres sem remédio. Até o vereador Luís Ferreira já vai aconselhando frontalmente ao agora presidente por substituição que se demita quanto antes. Por enquanto sem qualquer efeito prático, uma vez que Carlos Carrão sabe que continua a contar com um providencial colete salva-vidas. Uma seca! 
Por falar em seca, segundo a meteorologia alemã, estamos mesmo em zona de catástrofe. No passado mês de Fevereiro registou-se nesta região menos 70% de precipitação em relação à média dos meses de Fevereiro dos últimos 50 anos (zonas a preto no mapa):

Le Monde, 16/03/2012, página 11

Agastado com estas notícias, resolvi ir até à Biblioteca Municipal em busca de refrigério. Estava anunciado um colóquio sobre a Festa dos Tabuleiros, que poderia vir a ser interessante. Até olvidei por momentos que antes aqui referira tal evento como mais uma sucessão de homilias. Fiz mal! Duplamente mal! Por ter esquecido e por ter ido. Sentei-me no auditório passavam cinco minutos das 16. Desandei às 17, quando Godinho Granada, um dos oradores anunciados, introduzindo o tema, falava das vestais romanas, da deusa Ceres, dos druídas celtas, de Joaquim de Fiori, do século XII, de João dos Santos Simões, do Nini Ferreira, do Néné Cebola et tutti quanti. Calculei que, pelo caminho que as coisas levavam, o período de perguntas e respostas era bem capaz de começar só lá para a hora do jantar.
Regressado a penates, concluí a leitura da imprensa, jantei e vi as notícias na TV. A seguir instalei-me frente ao computador e comecei a percorrer os sites do costume, cheio de esperança. Erro meu! Levei com mais um balde de água fria aqui. Batido ontem por uma diferença de 51 votos (71 contra 112 para João Tenreiro), o presidente que agora temos foi fiel aos seus hábitos. Em declarações à Rádio Hertz, disse sem se rir, como se fosse a coisa mais natural deste mundo que "O desejo de ser candidato às autárquicas de 2013 não sofre qualquer abalo com este resultado."
Temos homem! Quem assim interpreta a realidade, só pode ser um génio na arte do faz de conta. Exactamente aquilo de que precisamos agora. Para fazer de conta que a câmara não tem dívidas, que as obras não estão todas engatadas, que o mercado não está a funcionar numa tenda, que os ciganos não estão no Flecheiro há mais de 30 anos, que não há desemprego, que a população não está diminuir, que os negócios não estão a fechar, que vai tudo bem no melhor dos mundos, como diria o Pangloss. É cada seca!!!

1 comentário:

Luis Ferreira disse...

Prof. Rebelo

Não leve a mal, mas tenho de me rir. Então augurava algo de diferente da reação do actual Presidente?
Aquilo não dá mais: tem duas velocidades...

Quanto à seca na região de Tomar os valores são exactamente de -90% dos valores médios.

Mas se forem assistir às reuniões de Camara então não se fala...