quarta-feira, 7 de março de 2012

A Marcha dos cágados





Logo aquando das eleições aqui foi dito que com tais candidatos e tais "programas" iríamos ter mais quatro anos "a mastigar marmelada". A não ser que... A seguir aconteceu aquela estranha mancebia, com cada uma das partes cuidando pela calada que ia impor o seu modelo de vida. Embalados pelo conforto material de cada dia e do fim de cada mês, os eleitos socialistas levaram dois longos anos de tranqauibérnias várias para romper o conúbio.
Sem acesso ao pote do mel, chegou a esperar-se entre os observadores mais atentos da políticas local que os pedristas procurassem alinhar-se com os seus dois homólogos oposicionistas, no sentido de pôr fim à participação de cães-salsicha em corridas de galgos. Que é como quem diz, acabar com uma maioria relativa que nunca funcionou nem sabe funcionar de forma realmente democrática.
Passaram mais três longos meses até que finalmente os IpT lá se resolveram. "Ou saem [os eleitos PSD do executivo], ou terá que haver uma postura dos outros movimentos e partidos", disseram em conferência de imprensa, a ouvir aqui. Fica o pacato cidadão na dúvida angustiante: Postura de ovos castanhos? Amarelos? Brancos? Movimento de rotação da Terra? Movimento de translacção? Movimento perpétuo? Se não estão reinar com o pessoal, pelo menos denotam estar naquela fase bem conhecida, mas há muito ultrapassada, em que um pouco corajoso cidadão gritava: Segurem-me, que senão faço uma desgraça!
Logo no dia seguinte, os socialistas locais responderam no mesmo tom. Declararam-se abertos a todas as soluções (excepto a manutenção do actual stato quo, supõe-se), rematando com este primor de manuelino linguístico: "Estamos disponíveis para falar com quem quer que seja", afirmou Anabela Freitas aqui. Mas dar o primeiro passo, está quieto! Fica para depois.
Sentindo-se de pedra e cal no cadeirão presidencial, graças à evidente inércia dos seus opositores, Carlos Carrão continua a alinhar vacuidades e lugares comuns, como se o mundo estivesse parado à sua espera e os tomarenses desejosos de que se apresente para o elegerem triunfalmente. Qual caciquelho nordestino dos anos 50 do século passado, distraiu-se e até se confessou: "Serei candidato e por uma razão muito simples: eu e a minha equipa estamos a fazer o melhor que sabemos e que podemos." Já se tinha notado, mas fica sempre melhor quando o culpado se confessa. Pena é que nem lhe passe pela cabeça a confragedora realidade. Fazem o melhor que sabem e podem, estão nos limites, mas nem assim conseguem parar a marcha cada vez mais acelerada para o abismo, de uma cidade que já foi líder regional.
De forma que, sejamos honestos e frontais. À relativa maioria é inevitável dizer que, como manifestamente não conseguem dar conta do recado de forma satisfatória, nem coisa que se pareça, tenham ao menos a coragem e humildade de dar a vez a outros. Ao PS e aos IpT, aconselha-se que se deixem de prólogos e passem quanto antes aos finalmentes. Estamos todos fartos desta espécie de infindável marcha dos cágados. Sentem-se a uma mesa e conversem! Se precisarem de mediação neutra, também se arranja! Mas não moam mais o juízo ao pessoal com blábláblá só para mobilar.

10 comentários:

Zorro Silva disse...

Estou de acordo contigo !

Deixem-se de BLaBLABLA.

Passem á ação !

Eleiçõs já !

Zorro Silva disse...

Deixem-se de BlaBlaBLa

Coragem !

Eleiçõess já !

Zorro Silva disse...

Grande coligação PS+Ipt+CDU

Anónimo disse...

Caro professor,

Espero não ser enforcado após julgamento sumário, mas já reparou que há uma força política com representação autárquica considerável, com provas dadas de trabalho, honestidade e competência ( com direitos autorais deste seu seguidor, remontantes a uma eleição, também ela intercalar, em Loures em Outubro de 1981 ) que nunca esteve no governo do concelho?

Isto tem andado às voltas, mas desgraçadamente em espiral descendente, com as consequências que estão à vista.

Eu confesso que estando desligado há algum tempo, por razões de opinião, não conheço a vida interna, tampouco a da organização em Tomar, que acabou de dar um tiro no pé com o pedido de demissão do presidente da AMT, mas era agora uma boa deixa para os tomarenses mudarem de ares. Havendo eleições intercalares, teriam um ano para ver o que vale quem nunca teve oportunidade de o mostrar.

Ok, podem puxar a corda!

alexandre leal disse...

É o que eu digo Professor!
A malta já não acredita na politica e príncipalmente nos politicos. Acha que é tudo igual.Basta ler as reacções. Até o Amigo Leão da Estrela diz uma laracha propondo a CDU !Só se for por via administrativa face ao score nas últimas autárquicas.
E infelizmente não há grandes diferenças em termos de hipóteses viáveis e com base nos sucessivos resultados eleitorais.
A diferença existente coloca-se em termos de honestidade e experiência.Sempre falando nos que estão na fila.
Se aparecer um suícida falamos!

Anónimo disse...

Obrigado Alexandre Leal, estava a ver que ninguém dava um pontapé no cepo...

Já agora lembro-lhe que a Grécia e a Itália têm governos nomeados administrativamente, não sufragados em eleições, valha lá isso o que valha.

Claro que estava a falar da CDU, mas se quiser e isso lhe causar muitos engulhos, pode ser em sentido figurativo; estava a falar de gente não só honesta, mas também e principalmente competente e que trabalhe com afinco em prol da colectividade que lhe paga e que dê um chuto no marasmo em que se transformou a nossa terra.

O nosso caro professor já se voluntariou para o salto em queda livre, não é suicida, mas para lá caminha...tem contudo a minha simpatia!

alexandre leal disse...

Amigo Leão o Prof. Rebelo tem óbviamente a minha admiração e apoio.A malta da CDU não me causa qualquer engulho.Uma boa parte dos meus menhores amigos são PC, muitos antes de Abril.
Eu penso é que com o sistema eleitoral que temos nas autárquicas,com a implementação da CDU nesta região e, vamos lá, com a incompetência politica que têm demonstrado seria um desastre. O Engº Bruno é concerteza um bom gestor desportivo mas não me parece ter passado e equilibrio para as funções em apreço.
É um prazer trocar impressões consigo embora sejamos de clubes rivais!
Cumprimentos

templario disse...

DE: Cantoneiro da Borda da Estrada

Desconhecia que o Engenheiro Bruno Graça tinha um passado de gestor desportivo. E conheço-o desde a nossa juventude.

Mas prontos. A vida é assim. Se quisermos, estamos sempre a conhecer coisas novas.

Embora as coisas novas, as novidades, pouca monta representem. Temos sempre à mão, em política, muita gente com experiência.

Este Governo tem na sua "entourage" muita gente experiente, a começar em Miguel Relvas, na política há muitos anos - quase desde o tempo em que andava de coeiros. Já nesse tempo sabia as curvas todas para se abotoar com remanescentes de viagens pagas pelo OE e outras malabarices.

Aliás, pessoas com experiência em política não nos faltam. É só olharmos para os últimos 25 anos (desde 1985), altura em que começaram a mostrar tarquejo: nas grandes autarquias, no governo, na banca, na agricultura, na industria de distribuição alimentar, etc.. - nos Fundos Europeus....

Não é por falta de experiência e de conhecimento que estamos como estamos.

O problema foi José Sócrates.... - claro está.

E termos o melhor sol europeu e 850 quilómetros de costa marítima e o Fado só agora ser património mundial.

Ele sempre há cada pontapé para o ar.... e fé em deus!

alexandre leal disse...

Sr cantoneiro

Só para recordar.

Já dei para esse peditório.

alexandre leal disse...

Para aqueles que confundem o essencial esclareço pedindo humildemente desculpa a mentes tão rigorosas e pragmáticas que, quando falo em gestor desportivo deveria ter acrescentado gestor associativo e recreativo.
Faz toda a diferença!