sexta-feira, 16 de março de 2012

Sondagem bastante participada

Fotomontagem Rádio Hertz

Com a votação ainda a decorrer e resultado final previsto para cerca das 23 horas, é já possível fazer um balanço sucinto da sondagem de Tomar a dianteira referente às eleições internas do PSD/Tomar, sem as influenciar:
Votos apurados....................................158
Carlos Carrão..................................57 36%
João Tenreiro..................................54  34%
Brancos..........................................23  14%
Nulos..............................................5     3%
Inscritos no PSD.............................11    6%
Inscritos noutro partido....................11    6%
Sem filiação partidária .....................47   29%

O primeiro comentário é sobre os votos apurados, que correspondem a cerca de 50% do habitual leitorado deste blogue. Com efeito, a média diária de visitas, excluindo sábados e domingos, é de cerca de 600. Uma vez que são publicados dois textos por dia, é natural que cada internauta efectue duas visitas, o que nos conduz aos tais 300 leitores diários. Ontem, certamente devido ao fecho da sondagem, o contador Google registou 704 visitas. Hoje até às 21 horas foram já registadas 528 visitas.
A ligeira vantagem de Carlos Carrão tem naturalmente várias leituras possíveis, que vão da importância decisiva dos funcionários da autarquia à natural proeminência da juventude quanto à posse e uso de computadores, o que deveria ter favorecido João Tenreiro, mas afinal não se verificou. Em todo o caso, tratando-se de um militante com tarimba e actualmente a presidir à autarquia, contra um jovem ainda com poucas provas dadas na política local, não se poderá dizer que a curta superioridade de Carlos Carrão seja muito prestigiante para ele. É até muito possível que anuncie já a sua derrota final nestas eleições.
Outro destaque a efectuar refere-se à elevada percentagem de votos brancos e nulos. 17% dos leitores disseram assim que nenhum dos candidatos lhes agradava. Referência também para apenas 22 inscritos em partidos, contra 47 sem filiação partidária.
Esclarece-se que não se tratou de uma sondagem representativa, mas apenas de um inquérito ao leitorado de Tomar a dianteira. Logo que conhecidos os resultados finais do escrutínio laranja, será então possível comparar e aquilatar da eventual convergência entre a sondagem e o escrutínio.

Sem comentários: