sexta-feira, 2 de março de 2012

O QUE NASCE TORTO...


O que nasce torto tarde ou nunca se endireita é um anexim bem conhecido dos portugueses. Que também usam afirmar que burro velho já não aprende línguas. Exactamente o que se está a passar com a relativa maioria instalada nos paços do concelho. Apesar de Carlos Carrão ter recentemente manifestado a sua esperança de poder vir a ser cabeça de lista em 2013, caso as coisas corram bem daqui até ao final do mandato, nada indica para já que assim venha a suceder. A  menos de 15 dias das eleições internas no PSD, nas quais defronta João Tenreiro, (ver sondagem à direita deste texto) o autarca presidente julgou útil falar sobre as infelizes obras da envolvente ao Convento de Cristo. Em princípio seria para esclarecer os munícipes, mas o estilo de Carrão não cumpre quase nunca tal função.
Conforme pode ser lido aqui, usou o chamado paleio político vago, tipo armazém onde cabem quase todas as interpretações: "A nossa expectativa é que seja finalmente consignada aquela obra"... ... Quando? Como? Logo se verá?
"A questão da parede está, de facto, em aberto. Até da parte do IGESPAR há propostas para uma eventual alteração ao que está no local neste momento. É provável que haja uma solução diferente daquela que foi encontrada".
Lê-se, volta-se a ler e não se acredita! Em 2012 um presidente de câmara debita banalidades vagas, aventa hipóteses, exprime desejos, insinua alterações, não apresenta quaisquer documentos, e as diversas oposições calam-se? Os socialistas e os ipêtistas do executivo nada têm a dizer? Sabem o que vai ser feito? Houve alguma discussão em sede própria das alterações tornadas inevitáveis pela bronca do alambor? Afinal são os técnicos do IGESPAR que decidem? Ou são os eleitos tomarenses?
Anabela Freitas referiu há uns dias que, para além da contestação anti-reforma hospitalar, havia outros problemas graves a resolver quanto antes. Aqui temos um exemplo. A oposição, tanto no executivo como na AM, vai consentir que as obras prossigam, sem antes verem, discutirem e votarem os respectivos projectos? Não será tempo de interrogar a relativa maioria? De criar uma comissão unitária para acompanhamento de obras tão sensíveis? Estamos perante um novo caso tipo paredão mijatório, cuja real utilidade ainda hoje está por esclarecer, apesar da promessa do executivo de que viriam dois autores do projecto para esclarecimentos?
 Pode até suceder que Carlos Carrão esteja apenas a tentar tapar o sol com uma peneira, tendo em mente o supracitado confronto laranja. Isto porque apenas mencionou o caso da envolvente ao Convento, quando é do conhecimento geral que outras obras estão igualmente paradas, sem qualquer justificação. É o caso da ex-esquadra da PSP, do elefante branco da Levada e do turismo municipal. Será que os respectivos empreiteiros também deram o estoiro? Ou há falta de combustivel  BCE?
O estilo meia bola e força e fé em Deus já teve os seus dias. Agora os eleitores já começam a murmurar que não sendo a relativa maioria grande coisa, a oposição também não é melhor.

4 comentários:

alexandre leal disse...

Tem toda a razão Professor! Mas infelizmente estamos perante um problema nacional.
Quando há minorias "ortodoxas"que chegam ao ponto de dizer que temos os melhores trabalhadores do mundo(sabem bem que nao) e que se assumem como detentores únicos do "caminho" para a resolução milagrosa dos nossos problemas, enquanto os nao iluminados serão os cidadãos que representam 80% do eleitorado,os tipos de governo uma quadrilha,e por aí fora,estamos no reino do faz de conta com minorias organizadas de forma sectária e obtusa.
Estamos tramados! E o povo ao desacreditar nuns e noutros acaba por ser pasto fácil para ilusionistas,aldrabões,ladroes e toda uma cáfila desprezivel de politicos oportunistas que apenas se dizem democratas para atingirem o poder. E , sem dramatizar,parece que o holocausto e as depurações estalinistas foram pura ficção. E que o que se passa na Coreia nuclear nao passa de invenção talvez, por exemplo.do Dr.Miguel Relvas,também responsável pelo rapto do pato donald e de outras terríveis malfeitorias(sem esquecer a destruição do CHMT,SNS,associação dos fernandinhos pobres,etc).
Tenham vergonha! Porque a malta já topa o estilo manhoso. São todos perigosos mafiosos exceptuando vossas excelências.

Leão_da_Estrela disse...

Caro Alexandre Leal, nem tanto ao mar, nem tanto à terra, homem!
Não somos os melhores trabalhadores do Mundo, mas também não somos os melhores empresários.
Os tipos do governo (deste e doutros) não são um bando de malfeitores, longe disso, mas que deixam muito a desejar em questão de competência, isso sem dúvida, senão a coisa pública não estava como está!
Ainda assim, que me diz das ligações entre ex-governantes e as grandes empresas que tutelaram? isto não configura, aos olhos da Lei, nenhuma associação criminosa, mas não lhe cheira a esturro?
Não duvide que há por aí muito sacana mascarado de democrata, mas pronto, não generalizemos; e claro que o Zé Stalin era um bom sacana, mas infelizmente não esteve só no Mundo (são necessários muitos dedos para contar os ditadores fabricados e apoiados pelos EUA, Noriega, Saddam e Bin Laden incluidos - ah, e já agora holocausto e depurações estalinistas, tendo existido, são duas coisa distintas e com protagonistas diferentes) e a Coreia nuclear, presumo que a do Norte, apesar de democrata nada ter, ainda não mandou nenhuma bomba, ao contrário duns amigos nossos que deixaram duas ameixas no Japão, com sequelas que duram até hoje...

Já quanto à coisa do hospital, parece que há por aí uma corja de 100% de iluminados que está de acordo! ortodoxos iluminados, liberais não iluminados e membros do governo do burgo, todos a uma, com a fralda de fora para parecerem mais...

Já o ministro, parece querer ficar célebre não pelo rapto do Pato Donald, mas infelizmente por uma reforma administrativa feita à pressa com consequências devastadoras para as populações ( e olhe que não é preciso ser iluminado para perceber isto )e para o país!

Ah, e já agora, admita que poucos mais que os daquela minoria ortodoxa, lhe conquistaram o direito de dizer o que lhe apetece e de viver em democracia, graças à sua luta e com o sacrifício das vidas de alguns, infelizmente. Mas não ligue, isto sou só eu a desabafar, eu até nem sou ortodoxo, nem milagreiro, nem sequer iluminado. Infelizmente, sou é cada vez mais fernandinho e olhe que a culpa não é minha!

alexandre leal disse...

Agradeço o seu comentário. E devo dizer-lhe que aprecio o estilo , o humor e a correção. Assim torna-se gratificante "conversar" agilizando os neuronios.
E sobre o essencial estamos de acordo.
Julgo que o seu calcanhar de Aquiles será o leão!...
Cumprimentos.

Leão_da_Estrela disse...

Alexandre Leal dixit:
"Julgo que o seu calcanhar de Aquiles será o leão!..."

Meu caro, ninguém é perfeito... :-)

Ctos