sábado, 3 de março de 2012

SOBRE A REFORMA HOSPITALAR

Correio da Manhã, 03/03/2012, última página

Jornal Oeste on line, 03/03/2012

TVI 24, 03/03/2012

Infelizmente, para muitos tomarenses -incluindo alguns políticos com créditos firmados- o pluralismo é muito bonito, desde que os outros estejam de acordo com eles. Caso contrário, a coisa azeda-se. Exactamente o que acaba de se verificar no rescaldo da por ora malograda contestação à reforma  do CHMT. Perante algumas reacções, pareceu útil procurar movimentos populares homólogos noutras regiões, no sentido de confirmar ou desmentir o conhecido axioma de Lavoisier: "As mesmas causas, nas mesmas circunstâncias exteriores, produzem sempre os mesmos efeitos."
As ilustrações acima mostram o que deu essa busca. Delas resulta que as manifestações anti-reforma hospitalar nada têm afinal de espontâneo, havendo até alguns aspectos praticamente idênticos. É o caso da convergência partidária em Torres Vedras e dos boatos postos a circular nas Caldas da Rainha. Lá como cá, segundo se deduz do acima noticiado, almas bem intencionadas vão propalando que o hospital vai fechar, que vai ser privatizado, que há uma tramóia contra a população local, etc etc. Tudo sem qualquer prova.
Em Tomar os boateiros tiveram sorte, uma vez que exceptuando este blogue, todos os outros órgãos lhes apararam o jogo. Tal como o presidente Carlos Carrão, incapaz de assumir uma posição unívoca e frontal. Nas Caldas da Rainha, porém, o presidente da câmara (PSD, como o senhor Carrão) não esteve com hesitações, como se constata na notícia acima reproduzida do "Oeste on line". Fica assim demonstrado que:  1 - As manifestações anti-reforma hospitalar pouco ou nada têm de espontâneo; 2 - O principal objectivo não é propriamente a qualidade da assistência hospitalar; 3 - Os boatos têm tendência a proliferar, por razões óbvias, nos concelhos governados pelo PSD, como Tomar ou Caldas da Rainha, mas não nas autarquias PS, de que são exemplo Abrantes, Torres Novas e Torres Vedras; 4 - Há presidentes de câmara do PSD com atitudes coerentes e corajosas; 5 - Outros presidentes de câmara PSD apenas têm as opiniões da sua coragem; 6 - Lavoisier disse bem: "As mesmas causas, nas mesmas circunstâncias exteriores, produzem sempre os mesmos efeitos." O problema para alguns eleitos e outros cidadãos activistas reside no facto de as condições exteriores tomarenses serem assaz características. Particularmente quando comparadas com Abrantes, Caldas da Rainha, Torres Novas ou Torres Vedras. Estão portanto equivocados em parte aqueles que pensam poder continuar a conspirar à moda antiga. É perfeitamente lícito desde o 25 de Abril, mas dá cada vez mais nas vistas pela negativa. Ainda bem, porque já não é sem tempo.

2 comentários:

alexandre leal disse...

Parece-me claro que a preocupação da comunicação social do concelho em reproduzir qualquer imbecilidade ou boato que surgisse a propósito das mudanças em curso no CHMT tem a ver com o medo de ficarem mal vistos pelos gurus nabantinos. Como se costuma dizer, noticia será o homem que morde o cão e nunca o contrário.
O esclarecimento honesto das populações parece ser objectivo abandonado.E realmente se os partidos tem o mesmo comportamento ...
Entretanto os boateiros profissionais,anónimos e
rasteiros que atingem o bom nome de alguns cidadãos e ferem o bom senso da população dirão que as suas "previsões" falharam exactamente porque ao "denunciarem" os cavilosos projectos aterrorizaram os autores , que "borregaram" na hora H.
Apenas temos de esperar para ver.
Entretanto os mesmos "estadistas" avançarão para outras querelas exactamente com a mesma
desonestidade intelectual que os caracteriza,sempre ao lado do povo e na melhor das intenções.Oportunidades vão surgir com a restruturação autárquica,encerramento de tribunais,etc. Seria sinal de grande progresso se conseguissem apresentar um discurso mais consistente, menos demagógico ,e,por uma
vez,ALTERNATIVAS.
Mas podemos esperar sentados.

jccorreia disse...

Prof Rebelo
 
A situação de provocação atinge, por vezes, níveis perigosos.
Explico:
1 cidadão que se sinta  subitamente mal na rua pode ser assistido pelos Bombeiros e estes têm (obrigatoriamente) de "accionar" o CODU (centro de coordenação). Este define a melhor forma de prestar cuidados e o local exacto: há uma Via Verde coronária e outra Via Verde AVC. 
Accionados os cuidados desta forma, o dito cidadão entra (transportado por Bombeiros, SIV ou VMER)em minutos, numa Unidade de Cuidados Coronários ou de Cuidados Intensivos....e isto não tem nada a ver com o amadorismo das "Urgências" que por aí andavam / andam.
Os Bombeiros de Tomar hoje depositaram 2 doentes na Urgência Básica de Tomar com quadros muito graves. Num dos casos, uma senhora com suspeita de ter um "edema agudo do pulmão", desrespeitaram expressamente as indicações do CODU que eram de aguardarem até chegar um carro com médico e enfermeiro que a levaria até à Unidade de Cuidaos Coronários.
Já vale tudo? Ou alguém pensa que os Bombeiros se distraíram?
Obviamente algum sapador os induziu em erro.