sábado, 17 de março de 2012

VENCEU O FUTURO -Ainda Bem

Foto O TEMPLÁRIO
Omiti deliberadamente qualquer opinião favorável a um ou outro candidato durante o dia de ontem. Questão de imparcialidade, mas também de aplicação do velho anexim "Em casa amiga e feliz, quando estiverem a escolher não metas o nariz". Terminado o escrutínio laranja com a folgada vitória de João Tenreiro (112 contra 71 votos, num universo máximo possível de 218), há que dar os parabéns ao vencedor e cumprimentar o vencido, procurando situar o ocorrido e perspectivar o futuro.
Parece-me que venceu o futuro; que venceu o bom senso, que vencemos todos nós. Conforme tenho vindo a escrever, a pantanosa situação da autarquia tomarense só ainda sobrevive graças à cumplicidade de gente que se presta a desempenhar o lamentável e intrigante papel de colete salva-vidas. À espera de um impossível milagre?
A equipa de João Tenreiro pode até não resolver nada para já, mas é nela que há futuro. Não só pela idade e pelo estatuto, como pelas ideias e pela maneira de estar e de agir dos seus componentes.
Carlos Carrão foi mais uma vez iludido pelas aparências. Insistindo até à náusea na política da comezaina/tintol/palmadinha nas costas, recusa-se a admitir que é já o passado. Que muitos daqueles que continuam a garantir-lhe apoio e a dar-lhe palmadas nas costas, o que realmente lhe estão a indicar é que querem vê-lo pelas costas quanto antes. O que se compreende sem qualquer esforço. Sem planos, sem dinheiro, sem ideias profícuas, atascado em dívidas, ninguém entende o que levará Carrão a insistir numa continuidade que já ninguém deseja, a não ser ele e os seus pares coletes-salva-vidas.
Relapso, o presidente em substituição do eleito, ainda há pouco respondeu a Luís Ferreira que não só não se demite como se candidatará em 2013. Após esta derrota inapelável, não se percebe como, com quem e para quê. Pois se nem os seus companheiros o querem já... Terminado em drama o tempo das farturas, da ganância e dos alambazados, é chegada a hora dos administradores POLÍTICOS. Que tenham uma ideia fecunda e promissora para Tomar. Que dêem garantias de que uma vez eleitos serão capazes de implementar aquilo que prometeram.
Se estivéssemos noutra cidade de outro país europeu, após este desfecho a relativa maioria apresentaria imediatamente a sua demissão, pedindo ao presidente da AM para providenciar a realização de eleições intercalares só para o executivo. Com estamos em Tomar, cujos habitantes maioritariamente adoram aquele célebre faduncho "Ó tempo volta pra trás", o mais provável é que tenhamos de suportar este clima pantanoso e nauseabundo até ao final do ano que vem. A ser assim, triste sina ò gente pequenina! Não conseguem olhar para a frente pelo menos uma vez? Depois não se queixem!

1 comentário:

Maria disse...

Ganhe quem ganhar, que seja para o bem de Tomar.
Afastada da minha terra, há muitos anos, nas visitas que lhe faço, fico apavorada com o que vejo. O centro histórico, onde vivi, está um caos. Lojas antigas, fechadas, casas a cair. Tomar merecia mais. Os tomarenses mereciam mais.
E volto à minha mania de sempre, que pode chocar alguns. Faz falta o meu capitão Oliveira, que por acaso chegou a general. Nesse tempo, Tomar era um jardim. Ruas limpas, a velha calçada, sem buracos, as casas arranjadas e floridas. Era isso que eu gostava de voltar ainda a ver.
É preciso mais trabalho e menos conversa. De promessas estamos fartos. Que, quem quer que seja, faça alguma coisa. Quem? não sei, não os conheço.
Só quero o melhor para a minha terra.
Maria